Group 2.4

Andrey Cortez Rufino nºUSP 11819487

Ciro Falsarella n° USP 11795593

Daniel Martins Arrais nºUSP 11819445

Fabrício Sampaio nºUSP 12547423

Gustavo Hitomi da Silva n° USP 11801202

Mateus de Souza Santos nº USP 11366913

Victor Lucas de Almeida Fernandes nº USP 12675399


Q1 - Tecnologia 1: TCP

  1. TCP na camada de transporte tem a função de fornecer a integridade dos dados na comunicação de pacotes. Já na camada de aplicação, a tecnologia é reciclada para o transporte os dados em alguns protocolos, como o HTTP. Nessa camada, o TCP é usado como uma operação monolítica.

  2. O TCP é um modelo que possui um controle de transmissão já consolidado, que hoje é usado por padrão. Isso se dá por conta de sua comunicação estável e sem problema de tráfego, portanto, segura e rápida


Q2 - Tecnologia 2: DNS

  1. DNS é a tecnologia que permite a associação de um nome para os endereços. A tecnologia mapeia um endereço IP para um domínio, permitindo o acesso a páginas web com endereços de fácil acesso.
  2. Além disso, a tecnologia DNS é usada em diversas aplicações, como endereçamento de e-mails. Além dele, é usado também o SSH, que facilita a utilização web com endereços mais faceis de serem traduzidos para o ip desejado.


Para as duas tecnologias:

  1. Não, pensando em tudo que pesquisamos, não existe vantagem em criar outro protocolo. As tecnologias atuais são extremamente eficientes e usadas mundialmente, para substituir elas, teríamos de alterar diversos sistemas em escala mundial, algo completamente inviável.


Browser Wars

  1. Assim como o vídeo, nós acreditamos que existiu uma guerra dos browsers e concordamos com a apresentação dela no vídeo. Ela se deu com o vislumbre das empresas de que a internet possui extremo potencial comercial. Porém a Microsoft tentou conseguir mais usuários de maneira desonesta "obrigando" os usuários a usarem o seu browser com a sua pré-instalação nos desktops Windows.
  2. Com o surgimento do Explorer, o navegador atingiu a marca de 80% do market share. Desrespeitando os padrões e gerando diversos problemas de compatibilidade, o sistema forçou que as empresas desenvolvessem sistemas que só poderiam ser executados em sua plataforma, criando uma hegemonia de mercado e afundando o anterior Netscape.
  3. Como já possuía a maior parte dos PCs, a microsoft usou de seu extenso público consumidor para difundir seu browser, usando seu monopólio em um setor para coordenar e criar outro monopólio, uma prática ilegal. Outro fato ocorrido foi que a Microsoft foi processada por conta da sua monopolização, perdendo o caso e tendo que retirar a pré instalação do seu browser (internet explorer) dos desktops Windows que sendo a Netscape, quem processou, era um caso de monopólio iliegal.