Group 2.3

Nomes:

Arthur Vergaças Daher Martins - 12542672

Breno Lívio Silva de Almeida - 10276675

Felipi Yuri Santos - 11917292

Maria Júlia Soares De Grandi - 12542501

Rebeca Vieira Carvalho - 12543530

Susy da Costa Dutra - 12694007

Théo da Mota dos Santos - 10691331

Thierry de Souza Araújo - 12681094

Yuri Fernandes Pereira - 13730127

Vinicius Carneiro Macedo - 11915752


Coordenador: Arthur Vergaças Daher Martins

Editor: Breno Lívio Silva de Almeida


  1. On the internet, nothing new is created if it can be reused from existing technologies. To prove this sentence, find 2 technologies from the WWW that reused technologies from pre-existing standards. For each:

    1. What and how was it reused?

O protocolo HTTP foi construído a partir do protocolo TCP/IP, enquanto que a linguagem HTML (HiperText Markup Language) foi criada a partir do sistema SGML (Standard Generalised Markup Language).

O fato de o TCP já ser um protocolo confiável de transferência de dados na época fez com que Tim Berners-Lee optasse por construir o HTTP a partir do TCP. Enquanto o TCP opera na 4ª camada do modelo OSI (Camada de Transporte), o HTTP opera na 7ª camada (Camada de Aplicação). Antes que o cliente possa fazer uma requisição ao servidor, eles devem primeiramente estabelecer uma conexão TCP. Portanto, o protocolo HTTP depende do TCP para operar corretamente, já que qualquer arquivo, imagem e página web irá passar por ele.

Já o SGML é um sistema que permite a criação de linguagens de marcação de texto. Sendo assim, o HTML foi criado a partir dessa tecnologia. 


  1. What were the advantages of reusing older technologies? 

O reuso de tecnologias antigas é desenvolver algo que já está consolidado e adaptado, além de ser mais fácil do que pensar algo do zero novamente. Esse processo também é mais econômico financeiramente.

A compatibilidade também é outro fator notável. Dessa forma, ao se reutilizar dessas tecnologias, é possível que mais sistemas possam propriamente se adaptar à criação de tecnologias que se reutilizem de outras.

  1. In your opinion, could they have used something different? Yes or No. Justify your answer.

No caso do SGML acreditamos que não haviam outras tecnologias capazes de construir um sistema portátil e que já fosse tão bem difundido como o SGML, logo utilizá-lo como base seria a melhor opção.

Já para o TCP/IP havia uma alternativa, o UDP, que possui algumas vantagens em relação ao TCP sendo a principal delas a velocidade, mas isso se dá por conta do UDP não possuir verificação de erros, assim sempre que um pacote de dados é enviado ao destinatário o remetente não sabe se os dados chegaram lá da forma como era esperado. Além disso, o  TCP possui controle de fluxo para não sobrecarregar o destinatário e o UDP não. Portanto, mesmo que fosse mais rápido que o TCP o UDP não possuía a segurança necessária para garantir uma boa comunicação entre os pontos.



  1. Browser Wars. Companies fought wars to control the WWW technologies. 

    1. Do you agree with the narrative for the browser wars presented in the video?

Sim, concordamos que a guerra dos navegadores ocorreu entre Microsoft e Netscape durante os anos 90 com o intuito de dominar o mercado de navegadores web.

  1. Why? 

Em meados da década de 90 o Netscape contava com uma fatia com mais de 90% dos usuários da Internet, enquanto a Microsoft tinha o Windows como Sistema Operacional dominante no mercado. Assim a Microsoft lançou o Internet Explorer como navegador nativo do Windows e visava a monopolização do uso do Browser. Além disso, para manter a hegemonia, a empresa não seguia os padrões da época para desenvolvimento Web, o que forçava os desenvolvedores a escolher para qual navegador sua aplicação deveria ser voltada (Explorer ou os demais). Dessa forma, o Netscape sofria prejuízos com as decisões da Microsoft, pois a maioria dos desenvolvedores priorizavam a produção de conteúdo para o IE, uma vez que o Windows era o Sistema Operacional mais popular. 

  1. Point out and explain 2 facts or situations that support your point of view (discuss them separately).

A Microsoft foi acusada de prática de venda casada do Windows com o Internet Explorer. O juiz Thomas Penfield Jackson deu o veredito de que a empresa praticava monopólio nos EUA e usava seu poder para conquistar companhias menores e retirar competidores da indústria. 

https://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u9108.shtml

https://www1.folha.uol.com.br/fol/inter/ult03042000256.htm

A Microsoft também desenvolveu plugins (como o ActiveX e o VBScript) que não funcionavam corretamente nos navegadores, exceto o IE. Dessa forma, os desenvolvedores que gostariam de utilizar essas ferramentas eram forçados a desenvolver para o navegador da Microsoft.

https://www.azion.com/pt-br/blog/a-historia-do-javascript/

8Tf17mF6auV7m0f65axuKQ6DGZSWEM8wnZFieb3wOw65DLSonAmiMiIREWmk49r0FuD4tQ-sZzw-zGzKhrx2ALGeG_Yrb5b13TIty-RLtuxFQ35BoAVBSLzSzJruz3pUYO6EZycKYCT9TgRIEsRcekc