Glossário

Esquemas e Recursos: esquemas são procedimentos generalizáveis aplicados na ação ou reprodução da vida social, ao passo que os recursos são corporificações dos esquemas, ou seja, podemos entender os esquemas dentro da ação humana do "como fazer" e os recursos "o que utilizo para fazer".


Estrutura Social: refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro de um sistema, partindo-se do pressuposto de que os mesmos são unidos por um sistema de relações de obrigação, isto é, por uma série de direitos e deveres, aceitos e praticados entre si. Basicamente, podemos entender estrutura social como o conjunto das relações de ordem que constituem uma sociedade. Já para Sewell (2005), estrutura significa o princípio estável de ordem que é subjacente à multiplicidade de fenômenos sociais.


Evento: Para Sahlins, eventos são transformações da estrutura, ou seja, pontos que causam uma ruptura da primeira seguida de uma transformação. Há uma relação intrínseca entre evento e estrutura, uma vez que os eventos violam a expectativa das estruturas culturais de um dado grupo. Do mesmo modo, a estrutura cultural de uma sociedade é um produto dos eventos através dos quais eles passaram.