Skip to main content
Side panel
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
English (en)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Search
Close
Search
Toggle search input
Acessar
EDM0402 - Didática (2023)
Home
Courses
2023
FE
EDM
EDM0402-233-2023
Semana 11 - 21/11/2023
SUGESTÃO - Documentário: "A Sociologia é um Esport...
SUGESTÃO - Documentário: "A Sociologia é um Esporte de Combate"
Documentário sobre Pierre Bourdieu.
Click on
SUGESTÃO - Documentário: "A Sociologia é um Esporte de Combate"
to open the resource.
◄ BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA,Maria Alice (orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 71-80.
Jump to...
Jump to...
Avisos
Fórum de dúvidas da disciplina
Cronograma da disciplina - atualizado em 24/10/2023
I. Narrativa sobre si, processos formativos e Didática - atividade individual (40% da média final)
II. A Didática sob o prisma das artes - trabalho em grupo (30% da média final)
III. Práticas e sujeitos inspiradores em educação - realização de 30h de Estágio - trabalho em grupo (30% da média final)
Grupos de Trabalho
Artigo - Deficiência, direitos humanos e justiça (DINIZ; BARBOSA; SANTOS, 2009)
Nota Técnica Nº 04/2014/MEC/SECADI/DPEE
Mais materiais
Modelo do PEI
NÓVOA, António Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019, e84910, p. 1-15.
TARDIF, Maurice & RAYMOND, Danielle Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro/00, p. 209-244.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF, 2013, “Introdução” e “Pedagogia engajada”, p. 9-24 e 25-36.
hooks, bell. Educação democrática. In: CASSIO, Fernando (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 243-254.
hooks, bell. bell hooks speaking about Paulo Freire – the man, his work. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P. (orgs.). Paulo Freire: A critical encounter. London: Routledge, 1993.
MEIRIEU, Philippe Aprender .... sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998, cap. 2 – “O que é aprender?”,
Meirieu - capítulo 3
Meirieu - capítulo 4
Meirieu - capítulo 5
GUIMARÃES, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu – palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, “22. As flores do sonho”, p. 454-466.
ABBONIZIO, Aline Cristina de Oliveira. Educação escolar indígena como inovação educacional: a escola e as aspirações de futuro das comunidades. 2013. 193 f. Tese (Doutorado em Educação)—Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
GHANEM, Elie; SILVA, Fabio de Oliveira Nogueira da; PELLEGRINI, Diana de Paula. Escolha de saberes a ensinar na escola indígena: dois casos guarani em São Paulo. Cad. Pesqui., São Paulo, v.52, e08644, 2022.
VIEIRA, Luana R. Escola indígena diferenciada: a experiência Yanomami no Médio Rio Negro. 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
Filme: Home "Chez Nous"
BOURDIEU, Pierre & SAINT-MARTIN, Monique As categorias do juízo professoral. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 185- 216.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA,Maria Alice (orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 71-80.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 287-339 (Quatro histórias de (re)provação escolar).
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 222-268 (Uma incursão nos bastidores: o mundo da sala de aula) - 1
Páginas que estão faltando: PATTO pág_246-249 (correspondente as páginas 227-228)
CARVALHO, Marília. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira de Educação, Jan-Abr/2005, n. 28, p. 77-96.
PEREIRA, Fábio Hoffmann Ofício do aluno: análise das configurações de alunos sob o olhar de gênero. VIANNA, Claudia & CARVALHO, Marília (org.) Gênero e Educação: 20 anos construindo conhecimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 175-186.
MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.
CARVALHO, Marília Pinto de. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 554-574, 2001.
NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137.
DUBET, François Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, nº 5-6, maio-dez/1997, 222-231.
BOHOSLAVSKY, Rodolfo A psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como agente socializador. PATTO, M. Helena de S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Ed., 1991, p. 320-341.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 287-339 (Quatro histórias de (re)provação escolar). ►