Disciplina: Comportamento Mecânico dos Materiais

Carga Horária: 50 h

Teórica: 30 h

Prática: 20 h

Duração Total: 08 dias, manhã e tarde

Objetivos:

Fornecer ao aluno conhecimentos teóricos e experimentais do comportamento mecânico dos materiais, com ênfase nas abordagens das metodologias da Mecânica da Fratura e da Vida em Fadiga. Estas serão desenvolvidas do ponto de vista da engenharia mecânica e da resistência dos materiais e a ocorrência da falha será quantificada por propriedades tais como os parâmetros de resistência mecânica (tensão limite de escoamento, tensão de resistência, etc...), da tenacidade à fratura (parâmetros K, J e CTOD) e no caso da vida em fadiga em termos das curvas de tensão-vida (S-N), deformação-vida (ε-N) e da resistência à propagação de trincas (da/dN x ΔK).

 Justificativa:

Este curso tem como característica principal fornecer a oportunidade de verificar, na teoria e na prática, as metodologias e os princípios fundamentais para avaliação, segundo normas técnicas internacionais, do comportamento mecânico dos materiais, tendo em vista as diferentes aplicações em projetos mecânicos e estruturais de engenharia.

 

Conteúdo:

Teoria: Ensaios mecânicos básicos (tração, impacto, flexão e torção). Fratura de corpos trincados. Fadiga dos Materiais: Introdução as metodologias Tensão-Vida, S-N e Deformação – Vida, -N. Efeito de entalhes e amplitudes variáveis. Fadiga dos Materiais: Propagação de trinca por fadiga, da/dN; amplitudes variáveis.

Prática: Práticas laboratoriais sobre ensaios de tração e Impacto Charpy, Tenacidade à fratura (Determinação de KIC e da curva J-R) e Fadiga (obtenção da/dN x ΔK)

Forma de Avaliação:

Média ponderada de duas provas, dos relatórios das práticas, com avaliação individual e coletiva das práticas conduzidas em equipe.

Bibliografia:

[1] Mechanical Behavior of Materials: Engineering Methods for Deformation, Fracture and Fatigue. Norman E. Dowling.

[2] Fracture Mechanics: Fudamentals and Applications. T. L. Anderson

[3] Mechanical Behavior of Engineering Materials . Metals, Ceramics, Polymers and Composites. Joachin Roesler, Harald Harders e Martin Baeker.

[4] Metalurgia Mecânica, George E. Dieter.

[5] Deformation and Fracture Mechanics of Engineering Materials, Richard W. Hertzberg.

[6] Normas Específicas de Ensaios Mecânicos da ASTM (E8M; E647; E1820; E466, etc...)

[7] Fatigue of Materials. S. Suresh


Zuletzt geändert: Freitag, 21. August 2020, 17:34