Agenda do Curso
-
Modelagem matemática e física dos principais componentes e sistemas de um autoveículo rodoviário.
Estudo do desempenho na tração e na frangem. Simulação em computador
Atividades a serem desenvolvidas
-
Uma visão geral do que será visto no curso será dada. Alguns itens serão definidos de comum acordo com os alunos.
-
O posicionamento do centro de gravidade do veículo é importante para posterior estudo do seu desempenho na tração e na frenagem com precisão.
-
09/09 - - Pneus: tração, frenagem e curva. Ângulos pneus x pavimento. Pneus na simulação - SALA DE AULA
O material básico sobre pneus está na apostila sobre Frenagem.
Aula muito importante. Não é possível se estudar o desempenho na tração e na frenagem sem conhecer a dinâmica e forças produzidas pelos pneus em contato com o pavimento
-
Força de resistência ao rolamento dos pneus.
Força de resistência do ar.
Inércia dos componentes da transmissão.
Eficiência da transmissão
-
Motor mapeado.
Embreagem.
Caixa de mudança de marchas.
Diferencial.
Eficiência da transmissão.
Força de tração líquida nas rodas.
-
aula tração
-
-
Forças de frenagem
-
frenagem
-
-
FRENAGEM
-
FRENAGEM 2
-
-
-
MATLAB URL
-
-
Aprendendo a usar o MatLab Simulink.
Modelagem de um veículo 4 x 2 na tração e na frenagem.
-
BASE DE DADOS SIMULADOR BASICO Arquivo
-
SIMULINK BASICO SLX Arquivo
-
SIMULINK BASICO mdl Arquivo
-
-
Continuando a modelar o veículo 4 x 2 no Simulink
-
-
O professor auxiliará o aluno na simulação do veículo que ele escolheu. O relatório de desempenho na tração e frenagem pode ser realizado também na sala de aula
-
Segurança na frenagem
Eficiência
Normas técnicas
-
FRENAGEM Arquivo
FRENAGEM_MATERIAL_ALUNOS
-
-
Frenagem com foco na segurança
-
DATA FINAL PARA ENTREGA RELATÓRIO
-
-