O objetivo da aula, por meio do Problema 1, é desafiar os alunos a refletirem, discutirem e construírem conhecimento sobre:
1- a definição de administração (o que é administração?);
2- o trabalho do administrador (o que faz o administrador?).
O que se ensina sobre administração foi pensado na fase do sistema de produção em massa. Nesta fase a organização social que fundamentava as relações nas empresas, de forma geral, era a organização burocrática. Nesta forma de organizar, as relações entre as pessoas são impessoais, há um grande formalismo e obediência às normas, os administradores são profissionais (e não pessoas de confiança do chefe).
Para que o conceito de administração seja compreendido, deve-se pensar que a organização burocrática é o contexto do exercício administrativo. A ação do administrador é uma ação dentro da organização burocrática. Ainda que na realidade, mesmo em uma empresa fordista de produção, algumas vezes preferencias pessoais, tradição etc aconteçam (a realidade é assim, complexa), no entanto, a teorização é uma abstração da realidade, uma tentativa de criar uma caracterização daquele fenômeno.
Última atualização: quarta-feira, 19 fev. 2020, 00:05