Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Página:  1  2  3  (Próximo)
  Todos

1

10 conceitos




C

Computação em nuvem

Termo mais conhecido como “Cloud Computin”. Método de gerenciamento de informações via internet que maneira que tarefas diversas sejam feitas com economia de recursos e com capacidade de armazenamento de arquivos pesados.  Este método minimiza a necessidade de instalação de softwares em diversos equipamentos. Permite redução de custo de infraestrutura, apresenta grande flexibilidade de recursos computacionais, facilidade de acesso, maior agilidade de atualizações de tarefas. Centraliza serviços de suporte, manutenção, melhora backups, permite compartilhamentos de dados, mobilidade. [1][2][3]

[1] Computação na Nuvem: Guia completo. Disponível em: <https://blog.diferencialti.com.br/computacao-na-nuvem/>. Acesso em 28/04/2019

[2] SOUSA, F.R.C.; MOREIRA, L.O.; MACHADO, J.C. Computação em Nuvem: Comceitos, tecnologias, aplicações e desafios. Universidade Federal do Ceará (UFC)

[3] ANTONIO, A.M.; Benefícios e limitações da Cloud Computing. Disponível em: <https://www.pmgacademy.com/pt/blog/artigos/beneficios-cloud-computing> Acesso em 28/04/2019



Computação em nuvens

Segundo Taurion, o termo “Computação em Nuvem” começou a ser aplicado em 2006, em uma palestra realizada por Eric Schmidt, da Google, abrangendo como sua empresa gerenciava seus data centers. Atualmente, a computação em nuvem pode ser considerada como o cerne de um movimento de profundas transformações do mundo da tecnologia [1].

O conceito de Computação em Nuvens surgiu como um novo paradigma no que diz a respeito da implantação de aplicações no qual os recursos computacionais, mais precisamente, de Tecnologia de Informação (TI) são virtualizados, isto é, são fornecidos como um serviço disponibilizado por meio de uma conexão de rede, via softwares, hardwares, infraestruturas e plataformas. A “nuvem” não compreende um lugar, mas sim um método de gerenciamento de recursos de TI que substitui máquinas locais e data centers particulares por uma infraestrutura virtual. Assim, possibilita-se que os usuários tenham acesso a recursos virtuais de computação, rede e armazenamento disponibilizados online por um provedor remoto. Tais recursos possuem a vantagem de serem disponibilizados de maneira instantânea, característica particularmente útil para companhias que precisam dimensionar sua estrutura para responder às flutuações na demanda [2].

Referências:

[1] MORESI, C.R.P. - Intercloud: A Nuvem das Nuvens. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2011.

[2] RUSCHEL, H.; ZANOTTO, M.S.; MOTA, W.C. - Computação em Nuvem. Artigo de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.




Conhecimento

O termo "conhecimento" pode ser compreendido como um conjunto obtido por meio da relação entre a informação e o contexto associado, ou seja, engloba também a percepção do ambiente, do sistema em que foi composta e coletada e como este sistema age, funciona. Consiste na capacidade de interpretação e operação de uma pessoa sobre um conjunto de informações, a qual é criada por meio das relações entre o conjunto de informações com demais conjuntos que lhes são familiares, como impressões, valores e crenças. Essa associação permite aos indivíduos compreender e tirar conclusões sobre a informação que lhes está sendo passada. Ressalta-se que o conhecimento é dinâmico e, ao exercitá-lo, este se consolida e cresce. Assim, quanto maior o volume de conhecimentos, maior será a facilidade para ampliá-lo, crescimento que será dependente da bagagem de informações e conhecimentos já adquiridos. Porém, para isso é preciso comunicar, transmitir este conhecimento, para criar condições para que os receptores o reproduzam e vivenciem [1][2]. Já diziam Davenport e Prusak (1998): "Quando o conhecimento para de evoluir, ele se transforma numa opinião ou num dogma" [3].

Referências:

[1] Dado, Informação e Conhecimento. Disponível em:

<http://www.esedh.pr.gov.br/arquivos/File/dado_info_conhecimento.pdf>. Acesso em 24/03/2019.

[2] ROSINI, A.M.; PALMISANO, A. - Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. Cengage Learning, 1998.

[3] DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. - Conhecimento Empresarial; como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237p.



Criptografia

O método mais conhecido e aplicado para o ocultamento de informação é a criptografia, a qual pode ser classificada em simétrica e assimétrica. A criptografia simétrica não consegue combinar uma chave secreta entre dois usuários da internet. A criptografia assimétrica utiliza uma chave pública e uma privada, de maneira que a pública pode ser acessada livremente e a privada é de posse do emissor. O ocultamento de informação com criptografia utiliza algoritmos, sendo o mais utilizado o RSA. O problema apresentado por ele é seu desempenho lento quando comparado com a simétrica. Aplicativos como o Messenger e o WhatsApp utilizam a criptografia assimétrica de ponta-a-ponta para ocultar informações, de forma com que cada pessoa possua uma chave criptográfica própria de maneira que nem o próprio aplicativo tem capacidade de acessar o que está sendo dito e escrito entre os usuários [1].

Referência:

[1] GARRETT, F. O que é criptografia? Disponível em:

 <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/06/o-que-e-criptografia.html>. Acesso em 30/03/2019.




Cultura

Comumente, o termo cultura é caracterizado como "mentalidade", "espírito", "tradição" ou "ideologia". No entanto, segundo pensadores iluministas, cultura é definida como a soma de saberes acumulados, e transmitidos pela humanidade, sendo considerada como uma totalidade daquilo que o homem adquire através de canais de conhecimento e instrução intelectual. A cultura é um tema interdisciplinar, sendo estudada em áreas como sociologia, antropologia, história, comunicação, administração, economia, entre outros, sendo que cada uma dessas áreas o conceito de cultura é trabalhada de modos diferentes [1].

Referências

[1] CANEDO, D. "Cultura é o quê?". Reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. V ENECULT, Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, 2009. 


D

Dados

O termo “dado” pode ser definido como um “elemento que representa eventos ocorridos na empresa ou circunstâncias físicas, antes que tenham sido organizados ou arranjados de maneira que as pessoas possam entender e usar”. Neste contexto, um dado é qualquer registro ou indício relacionável a alguma entidade ou evento, que não é necessariamente resultado de uma intenção de registrar algo, e que não precisa ser um registro ou indício físico. É muito comum os dados serem representados nas organizações na forma de tabelas e planilhas, porém somente com elas não é possível estabelecer um significado, ou pelo menos não há como assegurar sua validade [1][2].

Referências:

[1] Dado, Informação e Conhecimento. Disponível em:

<http://www.esedh.pr.gov.br/arquivos/File/dado_info_conhecimento.pdf>. Acesso em 24/03/2019.

[2] ROSINI, A.M.; PALMISANO, A. - Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. Cengage Learning, 1998.



E

Esteganografia

Esteganografia é um recurso que pode ocultar informações criptografadas ou não. Este recurso é muito utilizado para movimentações ilegais na internet, como forma sigilosa de troca de mensagens em redes terroristas, sequestros, chantagens, dentre outros [1]. No entanto, com foco na utilização benéfica da esteganografia como ocultamento de informação, movimentações financeiras via internet usam este método para dar suporte na garantia de confidencialidade de informações. Outro ramo em que a esteganografia é utilizada é no caso de votações online, que exige uma segurança muito forte para garantir sua veracidade [2]. A esteganografia também está envolvida na identificação de arquivos de usuários com impressão digital e na utilização de marca d’água em arquivos para identificar o autor do mesmo [3].

Referências:

[1] Cheddad, A.; Condell, J.; Curran, K.; Mc Kevitt, P. - “Digital image steganography: Survey and analysis of current methods”, in Signal Processing, vol. 90, no. 3, pp. 727-752, March 2010.

[2] Rocha, A. R.; Costa, H. A. X.; Chaves, L. M. - "Camaleão: um Software para Segurança Digital Utilizando Esteganografia", Monografia, Departamento de Ciência da Computação, Univesidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais, 2003.

[3] Carvalho, E. Fonseca, G. Sathler, R. Esteganografia. UFRJ - Centro de Tecnologia -COPPE-GTA  Prof. D.Sc. Otto Duarte. Redes de Computadores I - 2015.1



F

Fake News

O termo Fake News, “notícia falsa” em tradução para o português, consiste em notícias ou informações falsas divulgada por meios de comunicação (telejornais, revistas, internet, e principalmente, redes sociais) como se fossem informações verídicas, de forma intencional com o objetivo de atender interesses políticos e comerciais de determinados grupos da sociedade [1]. Inúmeras são as formas de Fake News, as quais muitas vezes passam despercebidas por nós.

Embora o termo esteja sendo mais divulgado nos últimos anos, muito por conta da difusão da internet, sua prática é antiga. Tal tipo de notícia é muito utilizada para convencer e persuadir as massas a participar de suas atividades, sejam elas guerras ou campanhas políticas, funcionando como um instrumento utilizado em âmbito público, visando enganar a população para que elas facilitem a conquista de poder [2].

A tecnologia permite que estas notícias sejam compartilhadas e acessadas de maneira muito rápida e de maneira viral. Assim, as redes sociais apresentam-se como uma grande ferramenta para a divulgação de Fake News. A divulgação de Fake News é um problema muito sério, pois pode ser caracterizado como calúnia, difamação e injúria, além de poder ser classificado como crime de racismo, dependendo de seu conteúdo, de acordo com Código Penal [3]. Para combate-las, os usuários das redes sociais precisam pesquisar as origens das informações que recebem, verificar se os sites de onde esta informação foram retirados são confiáveis. Muitas empresas como o Facebook e o Google investem no combate às Fake News, incentivando os seus usuários a denunciar as notícias falsas e instruindo-os sobre como identificá-las [4].

Referências:

[1] Glossário da Oficina de Leitura Crítica de Notícias da BBC News Brasil. Disponível em:

<https://www.bbc.com/portuguese/geral-47700877>. Acesso em 30/03/2019.

[2] ALTARES, G. A longa história das notícias falsas. Disponível em:

<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/08/cultura/1528467298_389944.html>. Acesso em 30/03/2019.

[3] CARDOSO, N. M.C. GOÉS, S. B. - Fake news e como investigar. Ministério Público Federal Câmara Criminal Grupo de Apoio Sobre Criminalidade Cibernética.

[4] Fake news: o que são e como combatê-las. Disponível em:

<https://blog.juriscorrespondente.com.br/2018/10/16/fake-news-o-que-sao-e-como-combate-las/>. Acesso em 30/03/2019.

 





G

Gerenciamento do conhecimento

O gerenciamento do conhecimento pode ser definido como o conjunto de tecnologias e processos que permitem a criação, transferência e aplicação de conhecimentos. A gestão de dados e informações estão relacionados ao gerenciamento do conhecimento, sendo de grande importância para seu bom funcionamento. Alguns dos objetivos da implementação de um sistema de gerenciamento do conhecimento dentro de uma organização, por exemplo, consistem na melhoria de desempenho através de processos de organização mais eficientes, uso e compartilhamento de forma mais eficaz, controle e acessibilidade ao uso de informações, entre outros. Existem diversas formas de realizar o gerenciamento do conhecimento como desenvolver a acessibilidade a informações, mapeamento dos conhecimentos e informações de uma organização, apoio a geração de novos conhecimentos e utilização de dados e informações de forma eficiente. Quando aplicado de forma correta, o gerenciamento do conhecimento pode proporcionar a vantagem competitiva em relação as demais organizações, melhoria de processos internos, tomadas de decisões mais eficazes e redução nos custo de processo. Em contrapartida, a implementação do gerenciamento do conhecimento enfrenta alguns obstáculos, como a cultura conservadora de determinadas empresas, e o gerenciamento falho [1 - 4].

Referências

[1] CARVALHO, M. G. M. Gestão do conhecimento. Especialização (Pedagogia Empresarial), Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2006.

[2] BARBOSA, R. R. Gestão da Informação e do Conhecimento: Origens, Polêmicas e Perspectiva. Lnf.Lnf., Londrina, v.13, n.esp., p.1-25, 2008.

[3] Gestão do Conhecimento: Conceito e Objetivo. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/03/gestao-do-conhecimento-nas-organizacoes.html>. Acessado em 16 de jun de 2019.

[4] Ferramentas para gestão do conhecimento. Disponível em: <https://www.siteware.com.br/comunicacao/ferramentas-gestao-do-conhecimento/>. Acessado em 16 de jun de 2019.






Página:  1  2  3  (Próximo)
  Todos