Fake News

O termo Fake News, “notícia falsa” em tradução para o português, consiste em notícias ou informações falsas divulgada por meios de comunicação (telejornais, revistas, internet, e principalmente, redes sociais) como se fossem informações verídicas, de forma intencional com o objetivo de atender interesses políticos e comerciais de determinados grupos da sociedade [1]. Inúmeras são as formas de Fake News, as quais muitas vezes passam despercebidas por nós.

Embora o termo esteja sendo mais divulgado nos últimos anos, muito por conta da difusão da internet, sua prática é antiga. Tal tipo de notícia é muito utilizada para convencer e persuadir as massas a participar de suas atividades, sejam elas guerras ou campanhas políticas, funcionando como um instrumento utilizado em âmbito público, visando enganar a população para que elas facilitem a conquista de poder [2].

A tecnologia permite que estas notícias sejam compartilhadas e acessadas de maneira muito rápida e de maneira viral. Assim, as redes sociais apresentam-se como uma grande ferramenta para a divulgação de Fake News. A divulgação de Fake News é um problema muito sério, pois pode ser caracterizado como calúnia, difamação e injúria, além de poder ser classificado como crime de racismo, dependendo de seu conteúdo, de acordo com Código Penal [3]. Para combate-las, os usuários das redes sociais precisam pesquisar as origens das informações que recebem, verificar se os sites de onde esta informação foram retirados são confiáveis. Muitas empresas como o Facebook e o Google investem no combate às Fake News, incentivando os seus usuários a denunciar as notícias falsas e instruindo-os sobre como identificá-las [4].

Referências:

[1] Glossário da Oficina de Leitura Crítica de Notícias da BBC News Brasil. Disponível em:

<https://www.bbc.com/portuguese/geral-47700877>. Acesso em 30/03/2019.

[2] ALTARES, G. A longa história das notícias falsas. Disponível em:

<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/08/cultura/1528467298_389944.html>. Acesso em 30/03/2019.

[3] CARDOSO, N. M.C. GOÉS, S. B. - Fake news e como investigar. Ministério Público Federal Câmara Criminal Grupo de Apoio Sobre Criminalidade Cibernética.

[4] Fake news: o que são e como combatê-las. Disponível em:

<https://blog.juriscorrespondente.com.br/2018/10/16/fake-news-o-que-sao-e-como-combate-las/>. Acesso em 30/03/2019.

 




» Glossário da Disciplina