- Este tópico
Sistemas de Informação
- O que é informação? (conceitos de: dado, informação, conhecimento, sabedoria, cultura...)
- O que é Sistema? (conceitos de: sistemas, sistemas abertos, sistemas dinâmicos, sistemas complexos...)
- O que é Sistema de Informação? (conceitos de sistemas de informações empresariais, tipos de sistemas de informação, viabilidade, cultura, custos...)
- Gerenciamento de recursos da informação. (infraestrutura, hardware, software, internet, nuvem...)
- Automação empresarial (servo-mecanismos, autômatos, robótica, inteligência artificial...)
- Qualidade e segurança da informação (conceitos de qualidade da informação, criptografia, esteganografia, VPN...),
- Vantagem competitiva no mundo empresarial (modelo de negócio, informações estratégicas, dinâmica...)
- Questões éticas, privacidade...
Roteiro da aula 18/03:
- Visão geral sobre o módulo
- Planejamento dos trabalhos a serem desenvolvidos
- Divisão dos temas sobre Sistemas de Informação:
- primeiro ciclo (18/03 a 21/04), temas: 1, 2, 3 e 6. Apresentação: 08/04.
- segundo ciclo (22/04 a 19/05), tema: 4 e 7. Apresentação: 13/05.
- Incorporar no projeto temas: 5 e 8.
- Escolha e início do projeto.
- Visão geral sobre o módulo
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CICLO 1
18/03 (Aula) - Início do Ciclo 1: Motivação. Provocações. Desenvolvimento do pensamento crítico. Divisão do tema em subtemas;
18 a 24/03 (Equipe): Todos os membros trabalham no mesmo tema;
- Tema: O que é informação? (conceitos de: dado, informação, conhecimento, sabedoria, cultura...).
- Local: Fórum Sistemas de Informação 1
- Atividades: Pesquisa, aprendizagem individual, texto síntese, debate e avaliações dos posts.
25/03 (Aula): Motivação. Provocações. Desenvolvimento do pensamento crítico. Divisão do tema em subtemas;
25/03 a 06/04 (Equipe): Cada membro se torna especialista no subtema atribuído a ele pelo líder;
- O líder inicia o debate por meio do link "Responder" (no fórum referente ao subtema) declarando o nome do membro responsável pelo subtema e instruções de como deve proceder, se for necessário;
- Caso seja necessário a alocação de um subtema a dois membros (em função do número de membros da equipe), o líder deve dividir o subtema em dois (máximo), utilizando o link "Responder" para cada membro, declarando exatamente como deve ser feito. Por exemplo: O subtema "O que é Sistema?", poderia ser dividido: 1) "O que é Sistema fechado; O que é Sistema aberto; ..." 2) "O que é Sistema Dinâmico; O que são sistemas complexos; ....";
- Pesquisar, estudar (tornar-se especialista) e produzir um texto inicial (250 a 300 palavras), contendo a síntese sobre o que você aprendeu sobre o subtema, com o objetivo de socializar esse aprendizado com os colegas de equipe. Não se esqueçam das citações! (Linkar ou anexar PDF);
- Cada membro é responsável por conduzir o debate sobre o seu tema, garantindo que todos aprenderam...;
- NUNCA, em HIPÓTESE ALGUMA, utilize o "Copiar/Colar". TODAS as palavras devem ser SUA!
31/03 (Equipe): Data limite para cada membro postar o seu texto no fórum e iniciar o debate;
01/04 (Aula): Motivação. Provocações. Desenvolvimento do pensamento crítico.
01/04 a 07/04 (Equipe): Debate sobre cada subtema, comandado pelo membro responsável, que terá o objetivo de ensinar (socializar) o conhecimento adquirido, com a sua equipe.
08/04 (Equipe): Apresentações dos subtemas pelas Equipes;
- Ordem de apresentações: Ordem das apresentações fixada no Moodle;
- Escolha da Equipe: Sorteio no dia da apresentação
- Tempo da apresentação: 15 minutos (10 min apresentação, 05 min perguntas)
- Apresentador: Membro da equipe responsável pelo subtema;
- Responsável pelas respostas às perguntas: Equipe;
- Ausências: Se o sorteado estiver ausente, um membro da equipe deve ser indicado para conduzir a apresentação gravada pelo responsável ausente. Caso isso não ocorra a equipe ficará sem nota.
- Avaliação: Os participantes (presentes e por videoconferência) emitem a sua nota. A nota média obtida será atribuída à equipe;
- Obs: Equipe que fará a apresentação por vídeo deve providenciar todos os testes e trabalhos técnicos para que não exista perda de tempo.
08 a 14/04 (Equipe): Postagem de contribuições, levando em conta as apresentações, no fórum. Criação de um texto didático na Wiki.
14/04: Encerramento do Ciclo 1