Conhecimento

O termo "conhecimento" pode ser compreendido como um conjunto obtido por meio da relação entre a informação e o contexto associado, ou seja, engloba também a percepção do ambiente, do sistema em que foi composta e coletada e como este sistema age, funciona. Consiste na capacidade de interpretação e operação de uma pessoa sobre um conjunto de informações, a qual é criada por meio das relações entre o conjunto de informações com demais conjuntos que lhes são familiares, como impressões, valores e crenças. Essa associação permite aos indivíduos compreender e tirar conclusões sobre a informação que lhes está sendo passada. Ressalta-se que o conhecimento é dinâmico e, ao exercitá-lo, este se consolida e cresce. Assim, quanto maior o volume de conhecimentos, maior será a facilidade para ampliá-lo, crescimento que será dependente da bagagem de informações e conhecimentos já adquiridos. Porém, para isso é preciso comunicar, transmitir este conhecimento, para criar condições para que os receptores o reproduzam e vivenciem [1][2]. Já diziam Davenport e Prusak (1998): "Quando o conhecimento para de evoluir, ele se transforma numa opinião ou num dogma" [3].

Referências:

[1] Dado, Informação e Conhecimento. Disponível em:

<http://www.esedh.pr.gov.br/arquivos/File/dado_info_conhecimento.pdf>. Acesso em 24/03/2019.

[2] ROSINI, A.M.; PALMISANO, A. - Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. Cengage Learning, 1998.

[3] DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. - Conhecimento Empresarial; como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 237p.


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