Gerenciamento do conhecimento

O gerenciamento do conhecimento pode ser definido como o conjunto de tecnologias e processos que permitem a criação, transferência e aplicação de conhecimentos. A gestão de dados e informações estão relacionados ao gerenciamento do conhecimento, sendo de grande importância para seu bom funcionamento. Alguns dos objetivos da implementação de um sistema de gerenciamento do conhecimento dentro de uma organização, por exemplo, consistem na melhoria de desempenho através de processos de organização mais eficientes, uso e compartilhamento de forma mais eficaz, controle e acessibilidade ao uso de informações, entre outros. Existem diversas formas de realizar o gerenciamento do conhecimento como desenvolver a acessibilidade a informações, mapeamento dos conhecimentos e informações de uma organização, apoio a geração de novos conhecimentos e utilização de dados e informações de forma eficiente. Quando aplicado de forma correta, o gerenciamento do conhecimento pode proporcionar a vantagem competitiva em relação as demais organizações, melhoria de processos internos, tomadas de decisões mais eficazes e redução nos custo de processo. Em contrapartida, a implementação do gerenciamento do conhecimento enfrenta alguns obstáculos, como a cultura conservadora de determinadas empresas, e o gerenciamento falho [1 - 4].

Referências

[1] CARVALHO, M. G. M. Gestão do conhecimento. Especialização (Pedagogia Empresarial), Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2006.

[2] BARBOSA, R. R. Gestão da Informação e do Conhecimento: Origens, Polêmicas e Perspectiva. Lnf.Lnf., Londrina, v.13, n.esp., p.1-25, 2008.

[3] Gestão do Conhecimento: Conceito e Objetivo. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/03/gestao-do-conhecimento-nas-organizacoes.html>. Acessado em 16 de jun de 2019.

[4] Ferramentas para gestão do conhecimento. Disponível em: <https://www.siteware.com.br/comunicacao/ferramentas-gestao-do-conhecimento/>. Acessado em 16 de jun de 2019.




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