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Ricardo Gomes Miguel

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Audi e-tron GT

von Ricardo Gomes Miguel - Freitag, 4. August 2023, 12:09
 


figura 1 - Audi e-tron GT


O Audi e-tron GT é um Gran Turismo totalmente elétrico, orientado para o condutor e de alto desempenho. Com seu design expressivo, tem o potencial de se tornar um verdadeiro clássico, casando a condução de desempenho com praticidade do dia a dia. A tração100% elétrica nas quatro rodas, a vetorização de torque e a direção nas quatro rodas proporcionam novos tipos de condução dinâmica e excelente aderência para o melhor manuseio e segurança. O carregamento de alta potência com até 270 kW a 800V permite paradas curtas para carregamento. A gestão térmica inteligente assegura um desempenho de carregamento permanentemente elevado durante todo o processo de carregamento. O Audi e-tron GT possui um centro de gravidade baixo com um aspecto esportivo e apresenta um excelente comportamento dinâmico. A aerodinâmica ativa sofisticada com entradas de ar controláveis na frente não parece apenas eficaz: eles são a base para mais alcance em velocidades mais altas, juntamente com excelente acústica aerodinâmica para uma condução confortável.

Aerodinâmica

O veículo está equipado com características aerodinâmicas, como entradas de ar controláveis, cortinas de ar, rodas aerodinâmicas, acabamento completo na parte inferior da carroceria, fluxo de ar direcionado em torno dos freios e pneus, juntamente com um spoiler traseiro variável para controlar a resistência do ar e downforce na parte traseira de acordo com a situação. Estes ajudam a alcançar um bom coeficiente de arrasto e desempenham um papel importante no fornecimento de bom alcance elétrico e desempenho de condução.

Drive e sistema de alta tensão

Os motores síncronos permanentemente excitados garantem um poderoso acionamento, e o sistema elétrico de 800V permite o carregamento DC com até 270 kW para que o veículo possa ser carregado para um alcance de aproximadamente 100 km em cerca de cinco minutos.

Câmbio e transmissão de potência

Com a suspensão pneumática de três câmaras opcional, a unidade de transmissão traseira de duas velocidades e a vetorização de torque no eixo traseiro, o e-tron GT entrega um excelente balanço entre a condução confortável e esportiva.

Especificações

  • Tipo de aplicação: Veículo multipessoal 
  • Tipo de veículo: Battery Electric Vehicle – BEV
  • Tipo de combustível: Não aplicável 
  • Peso: 2254kg
  • Peso máximo: 2.840kg
  • Ocupantes: 5 pessoas
  • Tipo de tração: 4x4
  • Potência máxima combinada 350kW (475cv)
  • Potência máxima eixo dianteiro: 175kW (238cv)
  • Potência máxima eixo traseiro: 335 kW (455cv)
  • Potência combinada Overboost: 390kW (530cv) 
  • Velocidade máxima à frente: 245km/h
  • Aceleração de 0 a 100km/h: 4,1s

Baterias


figura 2 - Distribuição dos módulos da bateria

  • Tecnologia das baterias: Li-Ion
  • Tensão das baterias: 726V
  • Tipo de arranjo: 33 módulos no arranjo 6s-2p, resultando no arranjo 198s-2p
  • Temperatura mínima: -30°C
  • Temperatura máxima: 50°C
  • Tipo de arrefecimento: O circuito de refrigeração para a bateria de alta tensão fornece refrigeração para a bateria. Os módulos da bateria liberam calor para a carcaça da bateria através de uma camada de graxa térmica. O refrigerante no circuito de refrigeração para a bateria de alta tensão flui através de dissipadores de calor que são ligados à caixa da bateria com adesivo condutor térmico.
  • Energia total armazenada: 93kWh, 83,7kWh (útil)
  • Potência de carga: 22kW em AC e  270kW em DC
  • Tipo de carregador para o pack: Ao carregar com corrente alternada, a tensão de carga do Audi e-tron GT precisa primeiro ser convertida em tensão de corrente contínua (DC). A bateria de alta tensão não pode receber tensão AC. Isso é feito usando o carregador de alta tensão, que tem uma potência nominal de 11 kW (versão padrão). O número refere-se à potência de entrada elétrica do carregador de alta tensão. O carregador de alta tensão também contém o sistema de gerenciamento de carregamento.
  • Tipo de tomada: As tomadas de carregamento para carregar a bateria de alta tensão estão localizadas atrás das tampas da tomada de carregamento. As tomadas de carregamento estão instaladas no painel do paralamas do lado do condutor e do lado do passageiro. Ambas as tomadas de carregamento são instaladas como equipamento padrão. A tomada de carregamento CA está localizada no lado do motorista; a tomada de carregamento CCS ou DC (dependendo da versão do país) está localizada no lado do passageiro.
  • Peso do pacote das baterias: 650kg
  • Tipo de distribuição dos módulos: agrupadas em dois volumes, um no centro do veículo, e outro na parte traseira.




figura 3 - Motores elétricos

Motores elétricos

  • Quantidade de motores: 2 motores
  • Onde estão instalados: motores instalados um em cada eixo
  • Tipo: AC trifásico de 4 pólos
  • Topologia: Motor síncrono com imãs permanentes
  • Velocidade máxima: 16000RPM
  • Torque máximo motor dianteiro: 300Nm
  • Torque máximo motor traseiro: 550Nm
  • Potência máxima motor dianteiro: 175kW (238cv)
  • Potência máxima motor traseiro: 335kW (455cv)
  • Tipo de refrigeração: O líquido refrigerante flui através dos motores de acionamento elétrico nos eixos dianteiro e traseiro. Eles são integrados no circuito de refrigeração para o trem de força elétrico. A eletrônica de potência também está integrada neste circuito de refrigeração. O refrigerante primeiramente é direcionado para a eletrônica de potência para dissipar os altos níveis de calor nos módulos de potência. O líquido refrigerante flui então através do revestimento refrigerando o estator. No eixo traseiro, o refrigerante é adicionalmente encaminhado através da unidade de transmissão de 2 velocidades, antes de sair do motor de acionamento elétrico. No Audi e-tron GT, só deve ser utilizado refrigerante G12evo.



figura 4 - Transmissão de potência

Conversores eletrônicos de potência para tração e acionamento dos motores elétricos

  • Provimento das tensões de sistemas acessórios: conversor para prover, a partir da bateria de aproximadamente 800V para 400V (ar-condicionado), e para 12V (sistemas eletrônicos de baixa tensão)
  • Informações de topologia: A unidade de controle de acionamento elétrico para eixo dianteiro converte a tensão contínua da bateria em tensão alternada trifásica para os motores de acionamento elétrico. A tensão contínua entra na eletrônica de potência através de contatos de plugue. O filtro de compatibilidade eletromagnética garante que nenhuma interferência dos impulsos de comutação possa ser transmitida para o sistema como um todo. Segue-se um grupo de vários capacitores de circuito intermediário que fornecem uma quantidade uniforme de energia para os IGBTs (transistores bipolares de porta isolada). Durante a recuperação, os condensadores também suavizam a tensão usada para carregar a bateria. A tensão convertida entra no motor através dos IGBTs. Os sensores de corrente monitoram a corrente do motor no lado da corrente alternada e corrente contínua.
  • Tipo de semicondutor: IGBTs
  • Tensão de entrada DC: 800V
  • Câmbio: Sistema planetário automático 2 marchas
  • Consumo de eletricidade (ciclo WLTP): 19,6 - 21,6kWh/100 km
  • Autonomia (ciclo WLTP): Em conjunto com o sistema de recuperação, foi determinada uma autonomia de até 501 km.
  • Autonomia (ciclo Inmetro): 308km

Sistemas auxiliares

Direção: assistida elétrica

Frenagem: assistida hidráulica com recuperação.

Ar-condicionado elétrico: 400V, 700RPM a 8500RPM, 3,9kW

Custo: R$699.990,00 / US$106.990,00


 

RW

Ryan Weege Achjian

RW

BYD Dolphin

von Ryan Weege Achjian - Dienstag, 15. August 2023, 17:36
 

O Dolphin é um veículo de motorização completamente elétrica desenvolvido e fabricado pela empresa chinesa Build Your Dreams, ou apenas BYD. A proposta da empresa com este veículo é de apresentar um carro de passeio completamente elétrico e bem equipado a um preço convidativo. O Dolphin utiliza a plataforma e-Platform 3.0 da BYD, que atualmente é a mais recente oferecida pela empresa. Uma curiosidade é que o nome "Dolphin" (Golfinho, em portugês) se dá devido ao fato dos veículos com esta plataforma terem o seu design baseado em criaturas aquáticas. Um outro modelo, cotado pela montadora para o Brasil, com esta mesma plataforma se chama "Seagull".

Primeiramente apresento algumas imagens do veículo:


Imagem 1 - Vista externa dianteira


Visão traseira (China)

Imagem 2 - Vista externa traseira


interior.jpg

Imagem 3 - Interior


A seguir elenco as características pedidas sobre o veículo:

  • Tipo de aplicação: Transporte pessoal
  • Tipo de veículo: BEV (Battery Electric Vehicle)
  • Dimensões: 4.125 x 1.770 x 1.570 mm (Comprimento x Largura x Altura)
  • Distância entre os Eixos: 2.700 mm
  • Bitolas (Dianteira e Traseira): 1.530 mm
  • Tipo de combustível: Apenas energia elétrica
  • Peso Bruto Total: 1.815 Kg
  • Peso em Ordem de Marcha: 1.405 Kg
  •  Ocupantes: 5 pessoas
  • Capacidade máxima de carga: 1310L (345L apenas com o porta-malas) => 375kg
  • Tipo de Tração: FWD (rodas dianteiras)
  • Velocidade Máxima à Frente: 160Km/h
  • Velocidade Máxima à Ré: -
  • Aceleração: 10,9s apara ir de 0Km/h a 100Km/h
  • Potência: 95cv (Acredito ser a potência máxima)
  • Autonomia (padrão do inmentro): 291km
  • Autonomia (outros padrões): 401km (NEDC)
  • Freios: Freio regenerativo nos dois eixos, discos ventilados no eixo dianteiro e disco sólido no eixo traseiro
  • Preço: R$149.800,00

  • Baterias:
As baterias do Dolphin são colocadas em quase toda a extensão inferior do carro entre os seus eixos. As baterias utilizadas são de íon-lítio, mais especificamente lítio ferro fosfato (LiFePO4). O arranjo das baterias se da na forma de uma série de "lâminas" justapostas, onde cada uma das lâminas é uma célula e o conjunto de todas as lâminas (são 104 no total) é um pacote. Cada uma das células tem capacidade para 135Ah e apresenta uma tensão nominal de 3,2V. O pacote como um todo apresenta uma capacidade de 44,9 kWh e tem uma tensão nominal de 332,8V. O peso total do pacote é de 308,9Kg e sua densidade energética é de 145Wh/Kg.
O sistema de resfriamento das baterias permite a sua operação nominal entre -30ºC e 60ºC. Ele oferece quatro opções de clima, da mais fria a mais quente, de operação do sistema de controle termal das baterias (chamado pela BYD de Thermal Management System, uma novidade na plataforma e-platform 3.0). Este sistema tem integrado o sistema de resfriamento e aquecimento das baterias. O seu funcionamento se dá por meio de um material refrigerante líquido e um radiador. Este sistema faz uso também de um compressor. No caso do modo de pré-aquecimento o compressor permite a circulação do material refrigerante em alta temperatura, o que permite o aquecimento das baterias. Esta etapa serve para pré-aquecer rapidamente as baterias assim que o veículo começa a funcionar.
Para a recarga da bateria é possível utilizar carregadores tanto DC quanto AC. No caso de DC o tipo do carregador é CCS 2 com potência de 60kW, o que carrega a bateria de 30% até 80% em aproximadamente 30 minutos. No caso do carregador AC o seu tipo é Tipo 2 com potência de 6,6kW. Além das tomadas a bateria também se carrega nas frenagens do veículo com a utilização de freios regenerativos inteligentes.
A BYD oferece uma garantia de 8 anos nas suas baterias (3 anos a mais do que o veículo em si) sem limite de quilometragem. Como o veículo acabou se ser lançado e ainda não tem nenhuma unidade entregue, não existe estimativa do preço de troca do pacote de baterias. Por fim, a vida útil estimada das baterias é de 5000 ciclos de carga e descarga.

Battery pack of BYD Dolphin
Imagem 4 - Baterias do tipo Blade

BYD Blade battery with thermal management
Imagem 5 - Gráficos de AlcanceXTemperatura e Tempo de CargaXTemperatura de diferentes tipos de baterias

Depth: Study and judge the technical status of BYD e-platform 3.0 integrated thermal management (based on refrigerant) system
Imagem 6 - Sistema de resfriamento das baterias (seta vermelha: compressor; seta azul: conexão do duto de fluídos à bateria; seta preta: valcula de controle de pressão; seta amarela: controle de trocas térmicas do fluído; seta branca: UC de controle térmico; seta verde: bloco do motor). Fluído aquecido -> dutos vermelhos. Fluído frio -> dutos azuis.



  • Motorização:
O BYD Dolphin apresenta apenas um motor que fica ligado ao eixo dianteiros. A plataforma e-Platform 3.0 da BYD permite utilizar um motor do eixo dianteiro, um motor no eixo traseiro ou dois motores, um em cada eixo. Este motor é resfriado pelo mesmo sistema que realiza o resfriamento das baterias. Este motor apresenta um torque máximo de 180Nm e potência de 95cv. A BYD chama o motor do Dolphin de "8 em 1", uma vez que ele reúne 8 componentes em apenas um bloco. São eles: VCU, BMS, MCU, PDU, conversor DC-DC, carregador on-board, motor síncrono de ímã permanente and transmissão. Todo este arranjo oferece uma eficiência de 89% na motorização do Dolphin. Não existem informações disponíevis sobre os componentes internos do bloco do motor da plataforma e-Platform 3.0 nem de como é feita a integração destes componentes. A BYD afirma que é a única do mercado a oferecer este tipo de motorização, assim, é possível que estas informações sejam patenteadas e, portanto, não estejam disponíveis.

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Imagem 7 - Motor "8 em 1"

  • Conversor DC-DC:
Não foi encontrada nenhuma informação sobre os conversores de energia do veículo. Este componente fica dentro do bloco "8 em 1" do motor na plataforma e-Platform 3.0 da BYD.