Atividade prévia, para a aula do dia 16/agosto/2022:
Pesquisar pela internet e apresentar relatos de casos de aplicação de técnicas, métodos (abordagens) para solucionar problemas.
Preparem para entrega (individual) um documento (word ou power point) que contenha: breve descrição do caso, do problema abordado e dos métodos/técnicas utilizadas.
A entrega deve ser realizada no tópico da aula do dia 02: Entrega 01 - MASP 2023.
Prazo limite: 16/agosto/2022 às 14:00 horas.
Aula 2 (16/agosto) - Discussão sobre problemas e abordagem
Reflitam, discutam em grupo, desenvolvam e apresentem casos em que a abordagem do PDCA, de análise de causas raízes, possa ser usada.
1. Considerem 3 situações: na indústria; no serviço; e no cotidiano de nossas vidas;
2. Para cada uma das situações:
Descreva o problema (o resultado errado, a não conformidade);
Com base na abordagem de análise de causas raízes, façam suposições sobre possíveis (mais prováveis) causas do problema.
Agenda:
14h30min - 15h45min - desenvolvimento e entrega (em ppt ou presentation do google);
15h45min - 16h00 - apresentação por grupos sorteados.
Obs:
1. ainda que haja divisão de tarefas no grupo, discutam em equipe as proposições e detalhamentos da entrega.
2. Pode perguntar ao Chat GPT. Mas, a qualidade das respostas dependem das perguntas feitas! Façam e refaçam as perguntas até chegar em respostas plausíveis!
3. Caso o Chat GPT seja usado, DECLAREM que ele foi usado e para que.
Aula 6 (20/setembro) - Brainstorming, Nominal Group Technique
Atividade Prévia: Pesquisar sobre Brainstorming e Nominal Group Technique (Técnica de Grupo Nominal). Segue abaixo algumas sugestões de vídeo aulas e artigo.
Atividade em sala: Desenvolver em sala de aula, em grupo, um diagrama de relações sobre um problema e suas causas. O problema pode ser o mesmo abordado na aula anterior. Ou outro problema. Exemplos mais gerais:
- crise econômica, política, social brasileira;
- crise migratória no mundo;
- dificuldade de enfrentamento da pandemia pelo poder público;
- baixo índice de desempenho dos alunos do Brasil no Ideb e no PISA;
- queimadas na Amazônia, emergência climática;
- desempenho de uma empresa de serviço. Ex.: Baixo desempenho de entrega de um serviço de delivery;
- desempenho de uma indústria. Ex.: baixa produtividade, alto desperdício;
Obs.: Desenvolver o diagrama usando presentation compartilhado ou o software Miro (https://miro.com/), a "collaborative online whiteboard diagrama" . Identifiquem os participantes da atividade, bem como o grupo ao qual fazem parte.
Atividade principal: desenvolver em sala de aula, em grupo, uma Matriz de Priorização.
1. Atividade preparatória: definir o tema para o qual a matriz será desenvolvida. A priorização pode ser focada em:
Problemas em um determinado contexto. Nesse caso, a priorização será sobre qual problema deve ser solucionado primeiro, com base, por exemplo, no diagrama de causa-e-efeito desenvolvido na aula passada;
Ações para solucionar um determinado problema. Nesse caso, a priorização será sobre qual ação deve ser implementada primeiro, com base, por exemplo, em possíveis ações vislumbradas no diagrama de causa-e-efeito desenvolvido na aula passada;
Escolha de alternativas, em qualquer situação. Nesse caso, a priorização será sobre qual alternativa melhor atende às expectativas. Exemplo: escolha de um produto/serviço a ser adquirido.
2. Atividade em sala:
Definir sobre o que será feita uma matriz de priorização;
Definir os critérios de priorização e seus respectivos pesos;
Definir escala de pontuação das alternativas nos diferentes critérios;
Avaliar o que está sendo priorizado com base em cada critério (Obs: a avaliação deve decorrer de discussão e consenso ou votação);
Com base na pontuação geral, identificar a ordenação de prioridade resultante.
Atividade em sala: Discutir e apresentar um gerenciamento pelas diretrizes para o seguinte caso:
Imagine que você tem uma loja de ____________________ e, no pós-pandemia, o comércio de loja, presencial, caiu muito. Para recuperar vendas e faturamento, sua estratégia é atender o mercado de compras on-line via Market place, como Magalu, Mercado Livre, Amazon, Americanas e outros.
Além de gerenciar o portfólio de produtos, estoques e compras, é preciso gerenciar a logística de entrega, além de suporte em informática, infraestrutura de comunicação e capacitar pessoas nesse novo modelo de negócio.
A meta é aumentar o faturamento da loja em 30% em 12 meses, com uma margem antes dos impostos de 15%.
Seguindo a abordagem do gerenciamento pelas diretrizes, planeje diretrizes (metas e ações) para as diferentes áreas/atividades do negócio de forma que a empresa consiga competir nesse novo modelo de negócio (vendas on line).
Trabalhar nos grupos previamente definidos para a aula 11 (Grupos aula 11);
Detalhar as diretrizes (metas e ações) definidas para cada área considerada (compras, logística interna e de entrega, gestão de TI, gestão de pessoas etc);
Usem o diagrama em árvore para ilustrar o desdobramento de diretrizes;
Montar uma apresentação com os detalhes discutidos pelo grupo.
Construir a Casa da Qualidade do
QFD para identificação de requisitos de produto (ou serviço) prioritários e
planejamento de características de projeto prioritárias para o atendimento dos
requisitos.
Passos:
1. Descrição
do produto ou serviço e publico alvo;
2. Levantamento
e priorização de requisitos
3. Extração
das características da qualidade
4. Relacionamento
entre requisitos e características
Atividade prévia para a próxima aula (dia 22/11) - Preparação de seminários:
Os grupos devem preparar uma apresentação (duração máxima: 15 min) sobre partes do artigo para leitura (Building a learning organization), conforme segue:
Grupo 1 - Introdução (p. 2) e o tópico "Meaning, management and measurement";
Grupo 2 - Tópico "What is a learning organization?";
Grupo 3 - Tópico "Building Blocks" até (inclusive) "1. Systematic problem solving";
Grupo 4 - "2. Experimetation";
Grupo 5 - "3. Learning from past experience";
Grupo 6 - "4. Learning from others";
Grupo 7 - "5. Transfering knowledge";
Grupo 8 - "Measuring learning" e "First steps"
Entrega do arquivo com a apresentação: até as 14h do dia 22/11.