Programação

  • Programa da disciplina

    SEP0326 - Planejamento e controle da produção II


    Professores: Kleber Francisco Espôsto
    Aluno PAE: sem aluno PAE nesse semestre

    Proposta da disciplina
    Apresentar os conceitos e técnicas de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PCP) baseados na Produção Enxuta. A disciplina será desenvolvida utilizando-se leituras, vídeos, desenvolvimento de trabalhos, testes e avaliações durante as aulas e questões para discussão.

    Critérios de avaliação

     - Cenário 1 - COM empresa parceira para desenvolvimento de um projeto prático

    • Avaliações e testes durante as aulas: 50%
    • Atividades para aprendizado: 25%
    • Projeto com a empresa parceira: 25%

     - Cenário 2 - SEM empresa parceira para desenvolvimento de um projeto

    • Avaliações e testes durante as aulas: 65%
    • Atividades para aprendizado: 35%

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o estudante que não obtiver nota mínima de 5,0 (cinco, zero) nas avaliações e testes durante as aulas não recebe as demais parcelas da composição da média final. Neste caso, sua média final será composta apenas pela parcela referente à porcentagem da nota obtida pelas avaliações e testes durante a aula.


    Políticas e procedimentos

    As políticas e procedimentos da disciplina foram estabelecidas com o intuito de sistematizar as principais situações de relacionamento do aluno com a disciplina referentes a sala de aula, situações decorrentes de faltas, leituras, utilização da plataforma e-Disciplinas, equipes, critério de avaliação, compromisso do professor, o que é esperado do aluno.


     Horário das aulas 
    • segunda-feira, das 10h10min às 11h50minh
    • quinta-feira, das 8h10min às 9h50min

    Bibliografia essencial
    • ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar. São Paulo: Lean Institute Brasil, 1999.
    • WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROOS, D. A Máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
    • WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A Mentalidade enxuta nas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
    • ROTHER, M.; HARRIS, R. Criando fluxo contínuo. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2002.

    e-Disciplinas

    • Sua função na disciplina é servir como plataforma de apoio para o aprendizado, dispondo de conteúdos e tarefas e contabilização de notas. As entregas das atividades deverão ser feitas na plataforma. Não serão aceitas entregas por e-mail ou impressas.

    Compromisso do professor
    • O professor será cortês, respeitoso, pontual e preparado para expor o tema da aula, bem como para as outras atividades a serem desenvolvidas;
    • O professor estará apto a responder questões que surjam durante a aula, ou indicar possibilidades de obtenção de maiores esclarecimentos e leituras complementares sobre o assunto;
    • O aluno que precisar conversar sobre a disciplina durante a semana será adequadamente recebido com agendamento prévio de horário por e-mail. Sugere-se que antecipe o assunto a ser tratado durante o encontro;
    • Caso o professor tenha que se ausentar de alguma aula por motivo de força maior, os alunos serão comunicados com antecedência e será providenciado um horário alternativo em concordância com a sala para a reposição da aula, caso não haja quem possa substituí-lo.
     
    O que se espera do aluno
    • Pontualidade: respeitar o horário da disciplina.
    • Assiduidade: estar presente nas aulas. As atividades programadas para a aula só serão aceitas dentro do  período programado para a atividade. Exceções deverão ser tratadas o mais próximo do acontecimento em conversa reservada com o professor.
    • Compromisso com a disciplina: ser engajado nas atividades propostas.
    • Supere as suas próprias expectativas: crie um ambiente virtuoso de aprendizado.


    Cronograma

    O Cronograma das aulas com as devidas atividades preparatórias (que devem ser realizadas antes da aula) estarão disponibilizadas em um arquivo Excel que pode ser consultado em breve.


  • Módulo 1: Introdução ao Pensamento Enxuto

  • Módulo 2: Introdução às Ferramentas Lean

  • Módulo 3: Mapeamento do Fluxo de Valor

  • Módulo 4: Elaboração do Mapa de Valor Futuro

  • Módulo 5: Fluxo Contínuo e Layout Lean

  • Módulo 6: Balanceamento e Padronização de Atividades

  • Módulo 7: Kanban e Sistemas Híbridos de PCP

  • Módulo 8: Lean Office

  • Módulo 9: Método A3

  • Questões semanais