Programação
-
-
Chamo a atenção para as páginas faltantes.
-
Chamo a atenção para as páginas faltantes.
-
Chamo a atenção para as páginas faltantes.
-
Chamo a atenção para as páginas faltantes.
-
Chamo a atenção para as páginas faltantes.
-
Chamo a atenção para as páginas faltantes.
-
SEP0326 - Planejamento e controle da produção II
Professores: Kleber Francisco EspôstoAluno PAE: sem aluno PAE nesse semestreProposta da disciplina
Apresentar os conceitos e técnicas de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PCP) baseados na Produção Enxuta. A disciplina será desenvolvida utilizando-se leituras, vídeos, desenvolvimento de trabalhos, testes e avaliações durante as aulas e questões para discussão.Critérios de avaliação
- Cenário 1 - COM empresa parceira para desenvolvimento de um projeto prático
- Avaliações e testes durante as aulas: 50%
- Atividades para aprendizado: 25%
- Projeto com a empresa parceira: 25%
- Cenário 2 - SEM empresa parceira para desenvolvimento de um projeto
- Avaliações e testes durante as aulas: 65%
- Atividades para aprendizado: 35%
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o estudante que não obtiver nota mínima de 5,0 (cinco, zero) nas avaliações e testes durante as aulas não recebe as demais parcelas da composição da média final. Neste caso, sua média final será composta apenas pela parcela referente à porcentagem da nota obtida pelas avaliações e testes durante a aula.
Políticas e procedimentos
As políticas e procedimentos da disciplina foram estabelecidas com o intuito de sistematizar as principais situações de relacionamento do aluno com a disciplina referentes a sala de aula, situações decorrentes de faltas, leituras, utilização da plataforma e-Disciplinas, equipes, critério de avaliação, compromisso do professor, o que é esperado do aluno.
Horário das aulas
- segunda-feira, das 10h10min às 11h50minh
- quinta-feira, das 8h10min às 9h50min
Bibliografia essencial- ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar. São Paulo: Lean
Institute Brasil, 1999.
- WOMACK, J. P.; JONES, D. T.; ROOS, D. A Máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
- WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A Mentalidade enxuta nas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
- ROTHER, M.; HARRIS, R. Criando fluxo contínuo. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2002.
e-Disciplinas
- Sua função na disciplina é servir como plataforma de apoio para o aprendizado, dispondo de conteúdos e tarefas e contabilização de notas. As entregas das atividades deverão ser feitas na plataforma. Não serão aceitas entregas por e-mail ou impressas.
Compromisso do professor
- O
professor será cortês, respeitoso, pontual e preparado para
expor o tema da aula, bem como para as outras atividades a serem
desenvolvidas;
- O professor estará apto a responder questões
que surjam durante a aula, ou indicar possibilidades de obtenção de maiores esclarecimentos e leituras complementares
sobre o assunto;
- O aluno que precisar conversar sobre a
disciplina durante a semana será adequadamente recebido com agendamento
prévio de horário por e-mail. Sugere-se que antecipe o assunto a ser
tratado durante o encontro;
- Caso o professor tenha que se ausentar de alguma aula por motivo de força maior, os alunos serão comunicados com antecedência e será providenciado um horário alternativo em concordância com a sala para a reposição da aula, caso não haja quem possa substituí-lo.
O que se espera do aluno
- Pontualidade: respeitar o horário da disciplina.
- Assiduidade:
estar presente nas aulas. As atividades programadas para a aula só
serão aceitas dentro do período programado para a atividade. Exceções deverão ser tratadas o mais próximo do acontecimento em conversa reservada com o professor.
- Compromisso com a disciplina: ser engajado nas atividades propostas.
- Supere as suas próprias expectativas: crie um ambiente virtuoso de aprendizado.
Cronograma
O Cronograma das aulas com as devidas atividades preparatórias (que devem ser realizadas antes da aula) estarão disponibilizadas em um arquivo Excel que pode ser consultado em breve.
-
-
-
-
-
-