Programação
-
Antes de mais nada, sejam tod@s bem-vind@s!
Este curso tem por objetivo apresentar o uso da abordagem qualitativa na investigação em alimentação e nutrição, explorando as principais técnicas de produção de dados neste campo. Abordaremos também alguns referenciais teóricos das ciências sociais e suas contribuições para os estudos em nutrição.
Aqui no moodle vocês encontram o programa da disciplina, os textos referentes a cada aula, bem como as atividades propostas para o semestre. Este ambiente virtual será utilizado como importante apoio pedagógico ao permitir, dentre algumas de suas funcionalidades, a interação entre professores, estagiários e alunos, e o fomento e/ou continuação de debates iniciados em classe.
Esperamos que esta experiência seja proveitosa e participativa a tod@s nós!
Cristiane S. Cabral
Profa. Responsável pela turma do Noturno
-
Aula - HCV0133 - Abordagem Qualitativa para Investigação em Nutrição (2022) - MATUTINO
Sexta-feira, 13, 20 e 27 de maio · 8:00am até 12:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/fpr-idhi-mgv
-
Ementa completa do curso
-
ENCONTRO 1 (18/03): Abertura do curso. Potencialidades da abordagem sociocultural da alimentação e da saúde.
Parte 1: apresentação do curso; apresentação d@s professores e discentes. Pactuações. Divisão da turma em GTs.
Parte 2: Discussão sobre as potencialidades da abordagem sociocultural da alimentação e da saúde.
Leituras sugeridas:
LIMA, Flávia; FLEISCHER, Soraya. Dilemas alimentares: a complexa ciência de cuidar de crianças com a Síndrome Congênita do Vírus Zika. Disponível em: https://microhistorias.wixsite.com/microhistorias/single-post/2020/02/25/Dilemas-alimentares-a-complexa-ci%C3%AAncia-de-cuidar-de-crian%C3%A7as-com-a-S%C3%ADndrome-Cong%C3%AAnita-do-V%C3%ADrus-Zika. Publicado em: 25.02.2020.
Leitura Complementar:
BUELLER, Christian. Entrevista com Jean Segata: "A epidemia é muito maior do que a doença, que o número de casos". Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/blogs/diálogos/jean-segata-a-epidemia-é-muito-maior-o-que-a-doença-que-o-número-de-casos-1.403181. Publicado em 04/03/2020.
SEGATA, J. Covid-19: escalas da pandemia e escalas da antropologia. Anpocs - Boletim n. 02. Disponível em: https://www.facebook.com/275956492525731/posts/2902317643222923/?app=fbl
FREITAS, Maria C.S. et al. “Uma leitura humanista da nutrição”. In: Freitas, M. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: Edufba, 2008, p. 207-21
CRUZ, Samyra Rodrigues. Uma análise sobre o cenário da fome no Brasil em tempos de pandemia do COVID-19. Pensata: Dossiê Gêneo, decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Vol. 9, n. 2, 2020. -
Leitura obrigatória:
ALONSO, A. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. In: Abdal, Alexandre et al. (org.). Métodos de pesquisa em ciências sociais. Bloco qualitativo. São Paulo: CEBRAP/SESC, 2016. (pág. 8 - 23)
Martins, H.H.T.S. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf
Texto para o exercício – seminário parcial: (GT1)
KNAUTH, D.R.; LEAL, A.F. A expansão das ciências sociais na saúde coletiva: usos e abusos da pesquisa qualitativa, Interface, v. 18, n. 50, p. 457-467, 2014.
Leituras complementares:
GOMES, M.H.A.; SILVEIRA, C. Sobre o uso de métodos qualitativos em Saúde Coletiva, ou a falta que faz uma teoria. Rev. Saúde Pública, v. 46, n. 1, p. 160-165, 2012.
SANTOS, Tania S. dos. “Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social”. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 21, jan./jun. 2009, p. 120-156.
-
ENCONTRO 3 - (01/04) – “A comida é boa para pensar”: interfaces entre ciências sociais e nutrição (Prof. Diego)
Leitura obrigatória:
POULAIN, Jean-Pierre; PROENCA, Rossana Pacheco da Costa. O espaço social alimentar: um instrumento para o estudo dos modelos alimentares. Rev. Nutr., Campinas, v. 16, n. 3, p. 245-256, Sept. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732003000300002&lng=en&nrm=iso
Leituras complementares:
FONSECA, Alexandre B. et. al. “Modernidade alimentar e consumo de alimentos: contribuições sócio-antropológicas para a pesquisa em nutrição”. Ciência & Saúde Coletiva, 16(9), 2011, p. 3853-3862.
MINTZ, Sidney W. Comida e antropologia: uma breve revisão, Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 16, n. 47, out. 2001, p. 31-41,
NASCIMENTO, Angelina Nascimento. “Considerações preliminares”. Comida: prazeres, gozos e transgressões. Salvador: Edufba, 2008, p. 29-39.
BRAGA, Vivian. “Cultura alimentar: contribuições da antropologia da alimentação”. Saúde em Revista, 6(13), 2004, p. 37-44 .
-
Leitura obrigatória:
VICTORA, Ceres G.; KNAUTH, Daniela R.; HASSEN, Maria N.A. “A construção do objeto de pesquisa”. In: _______. Pesquisa qualitativa em saúde. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000, p. 45-52.
Texto para o exercício – seminário parcial: (GT2)
GOLDENBERG, Mirian. “Faça a pergunta certa”; “Formulando o problema de pesquisa”; “Construindo o projeto de pesquisa” e “Os passos da pesquisa”. In: _______. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1998, p. 68-80.
-
Vídeo e debate: Cláudia Fonseca
Leitura obrigatória: a definir
Parte 2 - Oficina – tema e problema de pesquisa; primeiros delineamentos do exercício final de pesquisa (definição do tema; objeto; técnica a ser adotada)
Leituras complementares:
SCHUCH, P.; VICTORA, C. (2015). Pesquisas envolvendo seres humanos: reflexões a partir da antropologia social. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 25 [ 3 ]: 779-796, 2015.
GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência & Saúde Coletiva, 21(8):2619-2629, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v21n8/1413-8123-csc-21-08-2619.pdf
MINAYO, M.C.S.; GUERRIERO, I.C.Z. Reflexividade como ethos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, 19(4):1103-1112, 2014.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf
-
Leitura obrigatória:
CARDOSO de OLIVEIRA, R. O trabalho do antropólogo – olhar, ouvir e escrever, Revista de Antropologia, vol. 39, n. 1, 1996. pp. 13-37.
MINNAERT, Ana C.S. Teles. “A feira livre sob um olhar etnográfico”. In: Freitas, M. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: Edufba, 2008, p.129-147.
Texto para o exercício – seminário parcial: (GT3)
BRANDÃO, E.R.; CASTRO, P.S. Desafios da atenção à anorexia nervosa na adolescência: etnografia em serviço público de saúde no Rio de Janeiro, Brasil. Ciênc. saúde coletiva, vol.23, no.9, set. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018239.11222018
Leituras complementares:
LEITE, M. "Consumo alimentar" (Cap. 4). In: Transformação e Persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/q/pdf/leite-9788575412930.pdf
-
Leitura obrigatória:
LIMA, Marcia. “O uso da entrevista na pesquisa empírica”. Métodos de pesquisa em ciências sociais: bloco qualitativo. São Paulo: Sesc São Paulo/Cebrap, 2016, p. 24-41.
Texto para o exercício – seminário parcial: (GT4; GT5)
CORRÊA, N.A.; SILVA, H.P. Da Amazônia ao guia: os dilemas entre a alimentação quilombola e as recomendações do guia alimentar para a população brasileira. Saúde e Sociedade, vol.30 no.1 São Paulo 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-12902021190276
GASPAR, M.C.M.P.; VERTHEIN, U. Entre a “saúde” e a “tradição”: as representações sociais da dieta mediterrânea. Physis, vol.29, no.2, 2019. Epub 16-Sep-2019. Disponível em : https://doi.org/10.1590/s0103-73312019290217
Leituras complementares:
FERREIRA, Vitor. Artes e manhas da entrevista compreensiva. Saúde e Sociedade, v. 23, nº 3, 2014, p. 979-992.
OLIVEIRA, Jenifer et. al. “Percepção dos obesos sobre o discurso do nutricionista: estudo de caso”. In: Freitas, M. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: Edufba, 2008, p.175-189.
-
Leitura obrigatória:
TRAD, Leny B. “Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde”. PHYSIS – Revista de Saúde Coletiva, vol.19, n.3, 2009. p. 777-796.
Texto para o exercício – seminário parcial: (GT6; GT7)
FERREIRA, Vanessa Alves; MAGALHAES, Rosana. Práticas alimentares de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família na perspectiva da promoção da saúde. Saude soc. [online]. 2017, vol.26, n.4, pp.987-998. ISSN 1984-0470. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-12902017170302
PEDROSO, Cassiane G.T.; SAOUSA, Anete. A.; SALLES, Raquel K. Cuidado nutricional hospitalar: percepção de nutricionistas para atendimento humanizado. Ciência & Saúde Coletiva, 16 (Supl. 1):1155-1162, 2011.
Leituras complementares:
ALMEIDA, R. Roteiro para emprego de grupos focais. In: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais Bloco Qualitativo. Cebrap/Sesc. p. 42-59.
SOUZA, Sinara et. al. “A representação do consumo de bebidas alcoólicas para adolescentes atendidos em uma Unidade de Saúde da Família”. Ciência & Saúde Coletiva. 15 (3), 2010, p. 733-741.
-
Leitura obrigatória
Deslandes, Suely; Coutinho, Tiago. Pesquisa social em ambientes digitais em tempos de COVID-19: notas teórico-metodológicas. Cad. Saúde Pública, 2020; 36(11):e00223120.
Texto para o exercício – seminário parcial: (GT8; GT9)
SACRAMENTO, IGOR et al. As transformações da expertise sobre saúde na cultura contemporânea: Uma análise do instagram da Bela Gil. LOGOS 51, VOL 26, N 01, 2019.
PASSOS, J.A.; VASCONCELLOS-SILVA, P.RP; SANTOS, L.A.S. Ciclos de atenção a dietas da moda e tendências de busca na internet pelo Google trends. Ciênc. saúde coletiva vol.25 no.7 Rio de Janeiro jul. 2020 Epub 08-Jul-2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020257.23892018
-
Leitura obrigatória
SÁ-SILVA, J. et al. “Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas”. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I - Número I - Julho de 2009, p. 1-15.
Texto para o exercício – seminário parcial: (GT10)
SANTOS, L.A.S.; OLIVEIRA, M.S.S. Guias alimentares para a população brasileira: uma análise a partir das dimensões culturais e sociais da alimentação. Ciênc. Saúde coletiva, vol.25, no.7, jul. 2020. Epub 08-Jul-2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020257.22322018
CANESQUI, Ana. M. e Garcia, Rosa W.D. “Ciências sociais e humanas nos cursos de nutrição”. In: ____________. Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. p. 255-274.
Leituras complementares:
ELIAS, Nobert. “Do comportamento à mesa”. O processo civilizador. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1994. p. 95-134.
VASCONCELOS, Francisco et. al. “Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio”. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, n.3, jul.-set. 2015, p.723-741.
-
Apresentação dos exercícios de pesquisa – simulação SIICUSP: 15 min para cada grupo.