Diagrama de temas
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Car@s Alun@s,
Antes de mais nada, sejam tod@s bem-vind@s!
Este curso tem por objetivo apresentar e discutir temas relacionados ao processo histórico relativo à consolidação do pensamento científico, constitutivo da ciência moderna, seus fundamentos ontológicos, epistemológicos e lógicos. Abordaremos, igualmente, como o campo da Saúde Pública incorpora esse modo científico de pensar, e a contribuição das Ciências Formais, Naturais, assim como das Ciências Sociais e Humanas a este campo.
Aqui no moodle vocês encontram o programa da disciplina, os textos referentes a cada aula, bem como as atividades propostas para o semestre. Este ambiente virtual será utilizado como importante apoio pedagógico ao permitir, dentre algumas de suas funcionalidades, a interação entre professores, estagiários e alunos, e o fomento e/ou continuação de debates iniciados em classe.
Esperamos que esta experiência seja proveitosa e participativa a tod@s nós.
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Oi pessoal,
Aqui vai a proposta de trabalho final. Prazo de entrega: 30/11/2022.
Produza um texto no qual você discorra sobre os principais elementos caracterizadores da ciência moderna. Faça uma reflexão sobre a influência deste tipo de racionalidade científica no campo da saúde pública. Por fim, apresente o(s) conceito(s) e respectivo(s) autor(es) que mais chamou/chamaram a sua atenção ou que você considera mais significativo(s) para seu percurso formativo.
O texto deve ser enviado via moodle, em formato word, letra times new roman, tamanho 12, no máximo 5 páginas, com espaço 1,5. Coloque a literatura consultada em sua referência bibliográfica, bem como sites que tenha usado de apoio. Trabalhos com plágio não serão aceitos.
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Parte 1:
Apresentações (alunos, professores, ementa), expectativas com a disciplina;
Avaliação;
Pactuações.
Parte 2: A Ciência Moderna: seus antecedentes (vídeo e texto)
Leitura obrigatória:MARIVALDE, M. F. Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos. Ci. Inf. Brasília. V. 33, n.3, p. 26-34.
Complementar:
ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1981. (cap. 1: O senso comum e a ciência – parte 1)Debate sobre o documentário: Galileu luta pelo céu
Fundadores da CM: pesquisa sobre biografias selecionadas -
Apresentação da pesquisa sobre as biografias selecionadas
Leitura obrigatória:
MARICONDA, P.R. Galileu e a ciência moderna. Cadernos de Ciências Humanas - Especiaria. v. 9, n.16, jul./dez., 2006, p. 267-292
Leitura Complementar:
KOYRÉ, A. Estudos de História do Pensamento Científico. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 1991. (cap. Galileu e a Rev. Científica do século XVII – p. 181-196).
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A Ciência Moderna: sua emergência e seus princípios
Leitura obrigatória
FOUREZ, GA. A construção das Ciências - Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995. (cap. 6: Perspectivas sócio-históricas sobre a ciência moderna – p. 155-177)
Filme para assistir: "O Jogo da Imitação"
https://www.youtube.com/watch?v=hOsme_E8qzc
Texto de Apoio
SANTOS, B.S. Um Discurso Sobre as Ciências. São Paulo: Cortez, 2010. 7 ed.
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4ª Aula - 26/08 - Debate sobre o filme;Popper e Kuhn: falsificacionismo, rupturas epistemológicas e paradigmas científicos
Parte 1: Debate sobre o filme
Parte 2: Popper e Kuhn: falsificacionismo, rupturas epistemológicas e paradigmas científicos
Leitura obrigatória
ALVES, M.A. Reflexões acerca da natureza da ciência..., Kinesis, vol. V, n. 10, dez. 2013, p. 193-211.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: ed. Perspectiva, 1998. (pág.19-42).
Textos de apoio
FOUREZ, GA. A construção das Ciências - Introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo. Editora UNESP, 1995. (cap. 3: O método científico: adoção e rejeição de modelos - p. 63-89).
CHALMERS, AF. O que é ciência afinal? trad. Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993. (cap. 4, 5, 6: O falsificacionismo – p. 64-108).
CHALMERS, AF. O que é ciência afinal? trad. Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993. (cap. 8: Teorias como estruturas: os paradigmas de Kuhn – p.123-150).
OLIVA, A. Kuhn: o normal e o revolucionário na reprodução da racionalidade científica. In: PORTOCARRETO, V. (org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994.
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5ª Aula - 29/08 - A produção social dos conceitos na história e as controvérsias científicas – parte 1
Parte 1: A produção social dos conceitos na história e as controvérsias científicas
Leitura obrigatóriaFLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Fabrefactum, 2010. (Introdução)
Leitura Complementar
LOWY, I. Ludwik Fleck e a presente história das ciências, História, ciências e saúde - Manguinhos, vol 1 (1): 7-18, jul-out, 1994.
LOWY, I. Fleck the Public Health Expert: Medical Facts, Thought Collectives, and the Scientist’s Responsibility. Science, Technology, & Human Values, 2016
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Livro completo
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6ª Aula - 12/09 - A produção social dos conceitos na história e as controvérsias científicas – parte 2
Leitura obrigatória:
LATOUR, B. A esperança de Pandora. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru: EDUSC, 2001. (cap. 5: A Historicidade das coisas: Por onde andavam os micróbios antes de Pasteur? – p. 169-200).
LATOUR, B. Sobre o bom uso das controvérsias. In: ______. Reensamblar lo social: una introducción a la teoria del actor-red. Buenos Aires: Manantial, 2008. (p.39 a 46)
Parte 2: Controvérsias científico-políticas em torno da pandemia COVID-19
Convidado:
Prof. Ivan França Jr. (FSP/USP)
LOWY, I. Ludwik Fleck where are you now that we need you? Covid-19 and the genesis of epidemiological facts. Somatosphere, 2020.Disponível em: http://somatosphere.net/2020/ludwik-fleck-where-are-you-now.html/
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Leitura Obrigatória:
Premebida et al. Estudos sociais em ciência e tecnologia e suas distintas abordagens. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, no 26, jan./abr. 2011, p. 22-42.Leituras Complementares:John Law (TEORIA ATOR-REDE E SEMIÓTICA MATERIAL - capítulo no Dossiê sobre Latour)Stengers, I. A invenção das ciências modernas (cap 1 "As ciências e seus intérpretes")-
Premebida et al. Estudos sociais em ciência e tecnologia e suas distintas abordagens
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John Law (TEORIA ATOR-REDE E SEMIÓTICA MATERIAL - capítulo no Dossiê sobre Latour)
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Stengers, I. A invenção das ciências modernas (cap 1 "As ciências e seus intérpretes")
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Leitura obrigatória
Stengers, I. A proposição cosmopolítica.-
Stengers_a proposição cosmopolítica (https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/145663/139603)
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Prof. Convidado: Pablo Mariconda
Leitura Obrigatória: a definir
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Leitura obrigatória:
MARTIN, E. o óvulo e o esperma: como a ciência construiu um romance baseado em papéis estereotípicos macho - fêmea.
NUCCI, Marina. Crítica feminista à ciência: das “feministas biólogas” ao caso das “neurofeministas”. Revista Estudos Feministas, 26(1): e41089, 2018.
Leitura complementar:
SCHIEBINGER, Londa. O Feminismo Mudou a Ciência?
Are brains male or female?
https://www.youtube.com/watch?v=rYpDU040yzc&t=10sSex/gender. Biology in a social world
DEBATE sobre o filme: "Estrelas Além do Tempo"
https://www.youtube.com/watch?v=_WFkWsDFW70 -
Racionalidade científica e suas interfaces com saberes biomédicos
Textos:
TESSER, C.D. A verdade na biomedicina, reações adversas e efeitos colaterais... Physis, 17(3), 465-484, 2007.
CAMARGO Jr, Kenneth R. A biomedicina. Physis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, 1997, p.45-68.
CAPONI, S. Da herança à localização cerebral: sobre o determinismo biológico de condutas indesejadas, Physis, 17(2), 343-352, 2007.
COELHO, M.T.D.; ALMEIDA FILHO, N. Normal-patológico, saúde-doença; revisitando Canguilhem, Physis, 9(1), 13-36, 1999.
FASSIN, D. Os sentidos da saúde. Antropologia das políticas de vida. (Original: Le sens de la santé. Anthropologie des politiques de la vie. Anthropologie médicale. Ancrages locaux, défis globaux. Québec: Les Presses de l’Université Laval; Paris: Anthropos, 2005, 467 pp. Collection Sociétés, cultures et santé.)