Programação
-
Apresentação da disciplina.
Apresentação de atividades e critérios de avaliação.
Atividade para esta aula:
Assistir ao vídeo Tarja Branca: participar do Fórum 1 - Tarja Branca (escolha um aspecto do vídeo e comente)
-
Sequencia de 15 clipes do longa "Tarja Branca" (versão reduzida)
-
Após assistir ao Clipe Saiba (Arnaldo Antunes), escolha uma foto sua quando criança e poste no Fórum 2 - Eu já fui assim!
Participar do Fórum 2 - Eu já fui assim (escolha uma foto sua quando criança e comente o motivo da escolha e memórias que a foto traz sobre o brincar)
Saiba: todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão também
Hitler, Bush e Sadam Hussein
Quem tem grana e quem não tem
Saiba: todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
e também você e eu
Saiba: todo mundo teve medo
Mesmo que seja segredo
Nietzsche e Simone de Beauvoir
Fernandinho Beira-MarSaiba: todo mundo vai morrer
Presidente, general ou rei
Anglo-saxão ou muçulmano
Todo e qualquer ser humano
Saiba: todo mundo teve pai
Quem já foi e quem ainda vai
Lao Tsé Moisés Ramsés Pelé
Ghandi, Mike Tyson, Salomé
Saiba: todo mundo teve mãe
Índios, africanos e alemães
Nero, Che Guevara, Pinochet
e também eu e você-
Clipe oficial da canção de Arnaldo Antunes.
-
Transmissão On line (16h15)
Resgate da história de cada um
Aula expositiva: TO na Infância, ocupações e brincar
-
Vídeo-aula: Avaliação do Comportamento Lúdico Escala Lúdica Pré Escolar de Knox Revisada
-
Atividades da Aula
Vídeo aula e leituras para compreender a análise do brinquedo ( e respectiva brincadeira) de sucata
1- Acessar arquivo em pdf com o roteiro da análise de atividade (brinquedo/brincadeira);
2- Assistir a vídeo aula, navegar pelo site da CIF: https://www.who.int/classifications/icf/en/;
3- Ler AOTA 2014 (a descrição das habilidades de desempenho nos três grandes grupos - motoras, processuais e de interação social);
4. Tomar como base o texto Checklist CIF CJ para entender estruturas e funções do corpo (AOTA 2014 e Cheklist CIF CJ estão na pasta "Leitura Obrigatória).
Em grupos de 4 pessoas: construir um brinquedo de sucata e postar no Fórum "Brinquedo de Sucata" fotos do brinquedo (etapas: material separado, brinquedo pronto) e arquivo com análise do brinquedo de acordo roteiro.
-
Classificações das Brincadeiras
Sensório-motoras; motoras-globais; motoras-finas; viso-motoras; interpretação e faz de conta
(Cantigas de rodas + Parlendas + Trava línguas + Brincadeiras de Rua + Jogos de tabuleiros + jogos eletrônicos + lendas + contos de fadas + caixa de história)Aula expositiva + discussão e tarefas em grupos.
Postar no Fórum 4: Análise da brincadeira (análise da brincadeira escolhida) - em grupos de 4
-
Video aula: brincar de faz de conta/ChiPPA.
-
Apresentação de trabalhos.
Avaliação Final.