Programação
-
Programa da disciplina
Professor: Walther Azzolini Junior
Bibliografia
GUERRINI, F.M.; BELHOT, R.V.; AZZOLINI JÚNIOR, W. Planejamento e controle da produção: modelagem e implementação, 2ª edição. Rio de Janeiro, Elsevier, 2019.
Objetivo
Capacitar os alunos para a modelagem dos processos básicos do planejamento e controle da produção, e para o uso dos correspondentes métodos e técnicas de solução.
Programa
Módulo 1 - Fundamentos do PCP- PCP: conceito e evolução: aborda a evolução das técnicas para os sistemas de PCP, o planejamento e controle de produção na perspectiva da modelagem organizacional;
- Sistemas de produção: classificação dos sistemas de produção (MTO, MTS, ATO, ETO), estruturas de operações de Wild (fabricação, transporte e suprimentos).
Módulo 2 - Atividades do PCP
- Previsão da demanda: métodos qualitativos, análise de séries temporais, métodos quantitativos.
- Plano de recursos: políticas da capacidade (acompanhamento da demanda, gestão da demanda e demanda média), modelagem de métodos de previsão da demanda.
- Administração de estoques: técnicas de administração de estoques (reposição de estoque, curva ABC, Lote Econômico de compras), modelagem de estoques (heuristica silver meal).
- Programação de atividades: atividades de programação (carregamento, sequenciamento e programação), tipos de programação, programação orientada a fatores internos e externos.
Módulo 3 - Sistemas de PCP- Sistemas MRP, MRPII e ERP: Planejamento das necessidades de materiais: evolução do MRP ao ERP, dimensionamento de lotes e registro de MRP.
- Produção enxuta: a visão enxuta dos sistemas de pcp, Just in time, melhoria contínua, kanban.
Módulo 4 - Projetos didáticos
- Projeto 1: Atividades do PCP (desenvolver o plano de vendas, plano de produção e programação de atividades a partir de uma modelagem baseada em programação linear).
- Projeto 2: MRP (desenvolver os artefatos de Engenharia de Software de um sistema MRP (documento de requisitos, diagrama de atores, casos de uso e Mockups).
Critérios de avaliação
- Provas: 70%
- Atividades para aprendizado: 10%
- Projetos de aplicação didática: 20%
Políticas e procedimentos
As políticas e procedimentos da disciplina foram estabelecidas com o intuito de sistematizar as principais situações de relacionamento do aluno com a disciplina referentes a sala de aula, situações decorrentes de faltas, leituras, utilização da plataforma moodle, equipes, critério de avaliação, compromisso do professor, o que é esperado do aluno e o papel do aluno PAE na disciplina.
Sala de aula
- Horário: as aulas ocorrem às quartas-feiras,
das 7:20h – 10h00min.
- Aluno atrasado: chegar atrasado em aula causa distração e
interrupção. O aluno que chegar atrasado, sair durante a aula ou sair mais
cedo, ficará sem presença e nota nas atividades do dia.
- Atividades atrasadas: as atividades da disciplina tanto para
casa quanto para a sala de aula são programadas para serem cumpridas em
períodos específicos. Só serão aceitos trabalhos feitos posteriormente aos
períodos programados, nos casos referentes a recuperação de aprendizado e
regime de exercícios domiciliares, conforme disposto no documento “Informação
DIR- no 01/97”.
- Presença: a lista de presença deverá ser assinada a cada aula. O aluno
que não atingir o nível mínimo de presença estará automaticamente reprovado.
Situações decorrentes de faltas
- Recuperação de aprendizado e regime de
exercícios domiciliares: a
recuperação de aprendizado e regime de exercícios domiciliares será concedida a
alunos, conforme disposto no documento “Informação DIR- no 01/97”. O
encaminhamento deve ser feito através do Serviço de Graduação.
- o
Casos excepcionais: os casos não previstos no documento
“Informação DIR- no 01/97” devem ser encaminhados pelo aluno através
do Serviço de Graduação aos colegiados competentes.
- Atividades extracurriculares (entrevistas, equipes de competição,
Siicusp, feiras e exposições): os alunos deverão utilizar o porcentual de
faltas permitido na disciplina.
- Reuniões de atividades extracurriculares: o aluno não será liberado durante o horário da aula para a participação em reuniões de atividades extracurriculares.
- Intercâmbio no exterior: Cada módulo da disciplina possui objetivos instrucionais e de aprendizado atrelados às atividades didáticas. A disciplina contém uma série de atividades didáticas que são desenvolvidas em sala de aula ou em casa e que não são substituíveis. Nesse sentido, a presença não é meramente formal. Há um limite de faltas para o aluno previsto no Júpiter. O aluno deve utilizar o limite de faltas permitidas.
- As faltas que ocorrerem nas aulas de projeto deixarão o aluno sem notas relativas ao projeto.
Moodle
- Função do moodle: servir como plataforma de apoio para o aprendizado, dispondo de conteúdos e tarefas e contabilização de notas. As entregas das atividades deverão ser feitas no moodle. Não serão aceitas entregas por e-mail ou impressas. Para utilização do moodle em sala, instale o aplicativo no celular e tanto quanto o possível, traga o notebook para a aula.
- Modelo de referência: são representados pelas figuras ilustrativas no início de cada tópico. O objetivo é dar uma noção geral do que será abordado naquele tópico.
- Atividades para o aprendizado: tem o objetivo de direcionar a disciplina para a participação ativa do aluno. As classes de atividades são as seguintes:
- Template para a resolução de exercícios em aula: todos os exercícios a serem resolvidos pelo professor em conjunto com os alunos estão formatados em planilha Excel, sem automatizar o processo. O objetivo é que economizemos tempo em aula, sem a necessidade de escrever o exercício na lousa e aproveitar as facilidades do Excel.
- Dúvidas: é um tópico importante para avaliar como o conteúdo e a aplicação podem ser aprimorados. A dúvida será respondida por escrito pelo professor e/ou aluno PAE.
- Exercícios para correção por pares: visam desenvolver os conteúdos, bem como garantir o compromisso do aluno com os objetivos de cada tópico da disciplina.
- Testes de aprendizado: visam verificar se o aluno assimilou os conceitos após o término das atividades propostas.
- O que você aprendeu: verifica se os objetivos de aprendizado foram atingidos.
Equipes
- Cada
equipe conterá de 2 alunos. Elas serão constituídas para o desenvolvimento dos
projetos da disciplina.
Compromisso do professor
- O
professor será cortês, respeitoso, pontual, organizado e preparado para expor o
tema da aula, bem como para as outras atividades a serem desenvolvidas.
- O professor estará apto a responder
questões que surjam durante a aula, bem como indicar leituras complementares
sobre o assunto.
- O
aluno que precisar conversar sobre a disciplina durante a semana será
adequadamente recebido com agendamento prévio de horário por e-mail. Sugere-se
que antecipe o assunto a ser tratado durante o encontro.
- O
professor marcará dois horários para revisão de prova.
- Caso o professor tenha que se ausentar de alguma aula por motivo de força maior, os alunos serão comunicados com antecedência e será providenciado um horário alternativo em concordância com a sala para a reposição da aula, caso não haja quem possa substituí-lo.
O que se espera do aluno
- Pontualidade: respeitar estritamente o horário da
disciplina.
- Assiduidade: estar presente nas aulas. As atividades
programadas para a aula só serão aceitas dentro do período programado para a atividade.
- Estudo em casa: sugere-se que o aluno estude pelo menos 2
a 4 horas por semana em casa, em função das atividades previstas para a aula.
- Compromisso com a disciplina: ser engajado nas atividades propostas e
com membros do sua equipe. A equipe jamais deve apoiar-se somente em um aluno.
A equipe será tão boa quanto o seu pior membro.
- Supere
as suas próprias expectativas:
crie um ambiente virtuoso de aprendizado.
Cronograma da disciplina
Aulas
Datas
Módulo
Capítulos
1-2
17, 20/02
Fundamentos de PCP
1, 2
3-6
19/02; 26, 4 e 11/03
Previsão da demanda
3
7-9
18,25/03
Plano de recursos
4
10
1/04
Prova 1
1-4
11-13
8, 15/04
Administração de estoques
5
14-15
22, 29/04
Programação de atividades
6
16-19
6,13/05, 20/05, 27/05, 06/06
Sistemas de PCP
7 e 8
20
13/06 e 20/06
Prova 2 e Prova Rec
5-8
-
1. PCP: evolução e conceito
Introdução
Objetivo de aprendizado
- Garantir a compreensão dos conceitos básicos que constituirão a
linguagem comum da disciplina: evolução do PCP, o planejamento e controle de
produção na abordagem da modelagem organizacional.
Aulas do módulo
- Aula 1 - PCP: evolução e conceito
-
Linha Montagem
-
Ver Receber uma nota
- Garantir a compreensão dos conceitos básicos que constituirão a
linguagem comum da disciplina: evolução do PCP, o planejamento e controle de
produção na abordagem da modelagem organizacional.
-
Sistemas de produção e estruturas de operações
Introdução
Objetivo de aprendizado
- Garantir a compreensão dos conceitos básicos que constituirão a linguagem comum da disciplina: os sistemas de produção e as estruturas de operações de Ray Wild.
Aulas do módulo
- Aula 2 - Sistemas de produção e estruturas de operações
-
estrutura do produto e roteiro v1
-
Ver Receber uma nota
-
Ver Receber uma nota
-
Previsão de vendas
Introdução
Objetivos de aprendizado
- Saber identificar padrões de comportamento de dados históricos; saber distinguir o que pode ser previsível; o que é quantitativo e o que é qualitativo segundo critérios estabelecidos; identificar a técnica que melhor se adapta ao conjunto de dados, segundo os critérios estabelecidos; saber aplicar as técnicas de previsão e analisar os resultados para comparar e escolher a melhor técnica.
Aulas desse módulo
- Aula 3 - Introdução / Séries não estacionárias - regressão simples
- Aula 4- Séries não estacionárias - fator de sazonalidade
- Aula 5 - Séries estacionárias - média simples, média móvel, média móvel ponderada, média móvel ponderada exponencialmente/ Erro de previsão
- Aula 6 - Estudo de caso: Altavox
-
MP slides 2020 v2
-
Ver Fazer postagens no fórum: 1
-
Ver Receber uma nota
-
Fazer postagens no fórum: 1
-
Plano de recursos
Introdução
Objetivos de aprendizado
- Entender o papel da previsão na elaboração de planos de recursos, ser capaz de agregar de informações para viabilizar o plano de recursos, saber calcular e medir a capacidade de produção, compreender a relevância da capacidade para a execução de um plano de produção e sua ligação com a geração de estoques, saber elaborar um plano de produção (recursos) de forma heurística e otimizante, construir os respectivos modelos e saber como aplicar um plano de produção.
Aulas desse módulo
- Aula 7 - Introdução/ Método dos quadros
- Aula 8 - Método canto noroeste
- Aula 9 - Custos lineares
- Aula 10 - Prova 1
-
Slides Plano Agregado
-
Administração de estoques
Introdução
Objetivos de aprendizado
- Aplicar as diferentes técnicas e modelos matemáticos para administrar estoques, identificar os diversos custos envolvidos na manutenção de estoques, conhecer as políticas de reposição de estoques e sua modelagem, aplicar a classificação ABC em custos de estocagem e outras medidas de desempenho; calcular o Lote Econômico de Compra e entender a sua importância na composição do custo total; reforçar a inter-relação entre a qualidade a previsão de vendas, estoques e custos; representar graficamente e analiticamente o comportamento dos estoques no tempo.
Aulas desse módulo
- Aula 11 - Introdução/ Reposição de estoques /Custos de estoque
- Aula 12 - Heurística Silver Meal
- Aula 13 - Curva ABC
-
ABC_04_03_2020
-
Programação de atividades
Introdução
Objetivos de aprendizado
- Capacitar o aluno a aplicar as técnicas e modelos matemáticos para programar atividades; compreender o significado de critérios de formação de seqüências (ordem de produção); aplicar as métricas para a comparação de resultados nas seqüências de produção de tarefas; compreender como os fatores internos e externos interferem na programação padrão, e como levá-los em consideração no momento da decisão; compreender o papel da programação de atividades na consecução do planejamento de produção; compreender como a programação das atividades pode provocar variações na capacidade de produção; saber construir o diagrama de montagem e analisar os resultados.
Aulas desse módulo
- Aula 14 - Introdução / Carregamento/ Sequenciamento
- Aula 15 - Programação
-
MRP Bicicleta
-
Sistemas MRP, MRPII e ERP
Introdução
Objetivos de aprendizado
- Capacitar o aluno a planejar e controlar a produção utilizando o MRP cientes dos condicionantes que levam a adoção das respectivas soluções. No tocante a Produção Enxuta visa apresentar os conceitos relativos à Produção Enxuta, como filosofia de produção, sistema de planejamento e controle de produção e como sistemas de emissão de ordens.
Aulas desse módulo
- Aula 16 -MRP- MRPII- ERP; Registro do MRP
- Aula 17 - Estudo de caso
-
Produção Enxuta
Introdução
Objetivos de aprendizado
- Capacitar o aluno a planejar e controlar a produção utilizando o MRP cientes dos condicionantes que levam a adoção das respectivas soluções. No tocante a Produção Enxuta visa apresentar os conceitos relativos à Produção Enxuta, como filosofia de produção, sistema de planejamento e controle de produção e como sistemas de emissão de ordens.
Aulas desse módulo
- Aula 18 - Introdução/ Dinâmica dos lotes
- Aula 19 - Kanban: conceito e dimensionamento
- Aula 20 - Prova 2
-
Projetos de aplicação didática
Objetivo de aprendizado
- Garantir que o aluno seja capaz de tomar decisões relativas ao planejamento e controle de produção, correlacionando os conceitos desenvolvidos nos módulos anteriores.