Aperçu des sections
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1. Apresentação da Disciplina
2. Apresentação do Filme "A Origem." https://www.youtube.com/watch?v=WDQONRVO32Y
CRONOGRAMA DAS AULASAULA MÊS DIA 1 Agosto 10 Apresentação do Filme "A origem" 2 Agosto 17 Apresentação alunos. Revisão: Indexação e Resumos; SOCI; Representação Descritiva I. Processos de Análise e Sínte. Conceito. Discussão do Filme. Jogos de aprendizagem: Imagem e Ação com o objetivo dde trabalhar com o conceito dos objtetos. 3 Agosto 24 Aula expositiva: O que é conceito. Jogos de aprendizagem: Lego. Objetivo: Criação de objetio com características gerais e específicas. 4 Agosto 31 Aula expositiva. Organização dos Grupos de Seminários. Exercício. Organização dos grupos de seminários e distribuição das temáticas.. Jogos de aprendizagem: Perfil. Objetivo trabalhar as categorias, intensão e Extensão. Escolha dos temas do micro tesauro. 5 Setembro 14 Apresentação de Seminários: Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3, Grupo 4. 6 Setembro 21 Apresentação de Seminários: Grupo 5, Grupo 6, Grupo 7, Grupo 8. 7 Setembro 28 Semana do BCI 8 Outubro 5 Tesauros: Aula Expositiva 9 Outubro 19 Execução exercío tesauro 10 Outubro 26 Execução exercío tesauro 11 Novembro 9 Execução exercío tesauro 12 Novembro 16 Execução exercío tesauro 13 Novembro 23 Execução exercício tesauro 14 Novembro 30 Apresentação 15 Dezembro 7 Apresentação Disciplina: 5962106 - Sistemas de Organização do Conhecimento II
Docente: DEISE SABBAGCréditos aula: 4 – Créditos trabalho: 1 – Tipo: Semestral
Objetivos: Apresentar ao aluno as funções dos tesauros, taxonomias, ontologias e folksonomias na organização e recuperação de informações. Discutir as relações entre linguagens de especialidade e linguagem natural. Capacitar o aluno para a utilização e operação de metodologias de construção e manutenção de linguagens especializadas.
Programa resumido: Os tesauros, taxonomias, ontologias e folksonomias e os processos de organizaçãoo e recuperação da informação.
Programa: Informação, conhecimento e linguagem. As linguagens documentais e o fluxo documental. Linguagens documentais e representação documental: o conceito de representação documental, estruturas e tipologias. Linguagem natural e linguagem de especialidade. Conceito e Termo. Terminologia. Cabeçalhos de assuntos. Tesauros. Ontologias. Taxonomias. Folksonomias. Softwares para a construção e gerenciamento de linguagens alfabéticas.
Método: Aulas expositivas/teóricas; discussões em sala de aula; leitura e elaboração de resenhas; uso de jogos para o desenvolvimento da aprendizagem; uso de vídeos e filmes relacionados aos temas da disciplina. Leituras programadas. Planejamento, execução e avaliação de pesquisa. Excursões programadas pelo departamento. Trabalhos de campo. Trabalhos especiais.
Critério: Resenhas de textos; trabalhos escritos individuais e em grupo;seminários; exercícios; aplicação de provas; construção de produtos; escrita de artigo científico, leituras programas; trabalhos de campo, trabalhos especiais; planejamento, execução e avaliação de pesquisa.
Norma de Recuperação: Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar.
Bibliografia:
AITCHISON, J., GILCHRIST, A. Manual para construção de tesauros. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1979.
ALVARES, L. Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Ed., 2012.
AUSTIN, D.; DALE, P. Diretrizes para o estabelecimento de tesauros monolíngues. Brasília: IBICT, 1993.
BARROS, L. A. Curso básico de terminologia. São Paulo: Edusp, 2004.
BRANDT, M. MEDEIROS, M. Brascher B. Folksonomia: esquema de representação do conhecimento? TransInformação, Campinas, v. 22, n. 2. 2010. Disponível em:< http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/489 >. Acesso em: 06 maio 2016.
CAMPOS, M. L. A. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF, 2001.
CINTRA, A. M. M. et al. Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis/APB, 1994.
CURRÁS, E. Ontologías, taxonomía y tesauros: manual de construcción y uso. 3.ed. atual. ampl. Gijón: Ediciones TREA, 2005.
CURRÁS, E. Ontologias, taxonomia e tesauros: em teoria de sistemas e sistemática. Brasília: Thesaurus, 2010.
DODEBEI, V. L. D. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.
FEITOSA, A. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2006.
FOSKETT, A. C. A abordagem temática da informação. São Paulo: Polígono, 1973.
GOMES, H. E. (Coord.). Manual de elaboração de tesauros monolíngues. Brasília: Programa Nacional de Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior, 1990.
LARA, M. L. G. Representação e linguagens documentárias: bases teórico-metodológicas. 1999. 207 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, 1999.
MARQUES; M. L. Ontologias: da filosofia à representação do conhecimento. Brasília:Thesaurus, 2006.
MOREIRA, W. A construção de informações documentárias: aportes da linguística documentária, da terminologia e das ontologias. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, 2010.
______. Categorias e conceitos: compreensões fundamentais para a organização da informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió-AL. Anais eletrônicos… Maceió, 2011.
______.; LARA, M. L. G. Relações conceituais e categorias filosóficas: aportes das ontologias e da terminologia para a representação do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília-DF. Anais eletrônicos… Brasília: Thesaurus, 2011. p. 485-501
SMIT, J. W. (Coord.). Análise documentária: a análise da síntese. 2.ed. Brasília: IBICT, 1989.
TÁLAMO, M. F. G. M.. Linguagem documentária. São Paulo: Associação Paulista de Bibliotecários, 1997.
UNISIST. Diretrizes para a elaboração e desenvolvimento de thesauri monolíngues destinados à recuperação de informações. Brasília: Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da UnB, 1973.
VAN SLYPE, G. Los lenguajes de indización: concepción, construcción y utilización en los sistemas documentales. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1991.
VITAL, L. P. Taxonomia como ferramenta para a representação do conhecimento em portais corporativos. Recife: UFPE, 2010.
VITAL, L. P; CAFÉ, L. M. A. Ontologias e taxonomias: diferenças. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, v. 2, 2011. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/200 >. Acesso em: 6 maio 2016.
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1 - Revisão: Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação na perspectiva da Organização do Conhecimento.
2 - Jogos de Aprendizagem: Imagem e Ação: objetivo trabalhar com o conceito dos objetos
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1. O que é Conceito - https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/115/115 (link do texto). O texto também está em arquivo anexado.
2. Jogos de Aprendizagem:
3. Resenha do texto "Teoria do Conceito" - entrega até dia 30 ás 23:59.
a) escrever a mão a resenha
b) tirar foto e salvar em pdf
c) postar o arquivo no e-disicplinas
d) entregar a resenha feita a mão original na aula de 31/08/2023.
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Aula expositiva.
Exercício.
Organização dos grupos de seminários e distribuição das temáticas.
Jogos de aprendizagem: Perfil. Objetivo trabalhar as categorias, intensão e Extensão.
Escolha dos temas do micro tesauro.
1 Vocabulário controlado para arquivos: análise de viabilidade e propostas https://brapci.inf.br/index.php/res/v/119170 2 Vocabulário controlado e controle de vocabulário em arquivos https://brapci.inf.br/index.php/res/download/204532 3 Taxonomia e classificação: a categorização como princípio https://brapci.inf.br/index.php/res/v/172684 4 Princípios classificatórios para a construção de taxonomias https://brapci.inf.br/index.php/res/v/70214 5 Indexação híbrida participativa: a representação de fanfictions https://brapci.inf.br/index.php/res/v/192898 \ 6 Modelos híbridos de indexação social https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10675 7 Indicadores bibliométricos no estudo da Ontologia https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/40047 8 Do texto às ontologias: uma perspectiva para a Ciência da Informação https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1318 -
Apresentação de Seminários
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4 -
Apresentação de Seminários
Grupo 5
Grupo 6
Grupo 7
Grupo 8 -
SEMANA DO BCI
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Guia de construção de Tesauros.
EXEMPLOS DE TESAUROS
a) Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira - VEJAM COM ATENÇÃO ESSE EXEMPLO DE TESAURO.
http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/
b) Thesagro do Ministério da Agricultura
http://sistemas.agricultura.gov.br/tematres/vocab/index.php
c) Tesauro UNESP
https://www.biblioteca.unesp.br/tesauro/vocab/index.php
d) Vocabulário Controlado USP
http://vocab.sibi.usp.br/pt-br/index.php
e) Tesauro de Turismo
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/208/187/876-1
f) Tesauro de Turismo Rural
http://143.107.95.102/prof/kasolha/citurdes/dados/TESAURO_2014.pdf
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Aula teórica expositiva
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Aula teórica expositiva
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Aula teórica expositiva
Trabalho dos grupos
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1 - FICHA TERMINOLÓGICA
2 - SLIDES DAS AULAS
3 - MODELO DE TRABALHO ESCRITO
4 - MODELO DE SLIDE DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL -
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APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS