Programação
-
-
Estão abertos os espaços para a entrega dos trabalhos.Recomendações: Apenas um integrante de cada grupo deverá enviar o portifólio.
Quanto ao trabalho final, é recomendado que o arquivo seja salvo com o nome completo de cada um.
A entrega do trabalho final e do portifólio deverá ser feita até o dia 13/12/2023.
-
Novo cronograma
-
Recomendações dadas pelas professoras e estudantes ao longo das aulas, inspiradas pelo diálogo da turma e pelos temas abordados.
Lista aula a aula:
https://docs.google.com/document/d/1_jL-eOevstDgt4bJDrNprYDnSYn3mcA2DjS6wT16fzs/edit
Drive com os arquivos:
https://drive.google.com/drive/folders/1vUGutCHhRKRXSYX_Zepd-hXk13GvapVr?usp=sharing -
Assistir documentário "Ser e ter", de Nicolas Philibert (2002).
-
Apresentação do programa, das professores e discussão sobre o documentário "Ser e ter".
-
O que ensinar na escola? Relações entre conhecimento, seleção cultural e o papel da escola
Responsável: Adriana Bauer
Leitura básicaSANTOS, Lucíola. A construção do currículo: seleção do conhecimento escolar. In: BRASIL (MEC). Salto para o futuro. Abril, 2009, p. 10-14Leitura complementar:YOUNG, Michel. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/ cadernos/article/view/238 -
Uma discussão sobre aprendizagem: concepções e práticas
MEIRIEU, Philippe Aprender .... sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998, cap. 2 – “O que é aprender?”, p. 47-75.
Responsável: Paula Vicentini
Bibliografia a ser disponilizada em breve.
-
-
Interfaces Educação Especial e Didática: abordagens universalistas de educação
Responsável: Profa. Ana Paula Zerbatto
Leitura obrigatória: "Diretrizes para o desenho universal para a aprendizagem (DUA)", de Eladio Sebastián-Heredero.
https://www.scielo.br/j/rbee/
a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/? format=pdf&lang=pt -
Seminário Internacional Desafios e Reinvenções da Escola Pública
Mesa 6: Sofrimento psíquico e educação
-
-
O cotidiano escolar e a relação pedagógica
NOBLIT, G. W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137.
Leitura complementar: SIROTA, Régine. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. (Introdução: p. 7- 15).
Responsável: Patrícia Amparo
-
As relações com o saber
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber nos meios populares: uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto: CHE/Livpsic, 2009.
(Ler o trecho: Sébastien: eu não presto atenção porque já percebi. Yoan:eu não presto atenção porque não percebo).
Responsável: Patrícia Amparo
-
As dimensões do tempo da vida escolar
MUKASONGA, Scholastique. Nossa Senhora do Nilo. São Paulo: Editoria Nós, 2017. (Capítulos A volta às aulas e Os trabalhos e os dias)
Responsável: Patrícia Amparo
-
-
Docência, trajetórias de vida e relações de poder
hooks, bell Ensinando a transgredir – Educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF, 2017, “Introdução” e “Pedagogia engajada”, p. 9-24 e 25-50.
Responsável: Paula Vicentini
-
A avaliação e os condicionantes socioculturais no ensino
BOURDIEU, Pierre & Saint-Martin, Monique As categorias do juízo professoral. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 185-216.
Responsável: Paula Vicentini
-
Fechamento do curso e postagem das avaliações
Responsáveis: Paula e Patrícia