Programação
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Bem-vindo! Meu nome é Sylvia Lia e sou professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Vou conduzir você nesta disciplina, EDM0400 - Educação Especial, Educação de Surdos, Lingua Brasileira de Sinais. Esta disciplina foi idealizada para que tenham contato com conteúdos relacionados à Educação Especial, língua de sinais, educação de surdos e cultura surda.
Aqui vamos compreender fundamentos teóricos do campo da Educação Especial, Educação de Surdos e desenvolver noções básicas de Língua Brasileira de Sinais, que colaborem na formação inicial de professores das diferentes áreas do conhecimento, para atuação nos processos de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Acesso Rápido
→ Introdução aos estudos da Libras e educação de surdos
→ Libras: aspectos históricos, legais e culturais
→ Introdução ao debate sobre as concepções de deficiência numa trajetória histórica
→ Concepções de deficiência e direito à educação nas legislações
→ Educação bilíngue de surdos
→ Prática de Libras: comunicação
→ Glossário de Libras-
Seminario dia 20 setembro Fórum
ATENCAO!!!!
1) Preparar slides e não se esqueçam de colocar seus nomes completos no slide de título.
2) Me enviem antes da aula as apresentações, pois fica mais fácil para abrirmos e apresentarmos. Enviar no e-mail: sylvialia@usp.br
3) Estude muito sobre o assunto. Se você vai falar e ensinar sobre um tema, é importante saber do que está falando. Estou à disposição para qualquer dúvida
4) Usem recursos audiovisuais
5) Tempo máximo de apresentação 10 à 15 minutos.
6) Abordar: O que é? Quais são os sintomas ou como identificar? Terminologia correta, entre outros pontos que julgarem importantes.
7) Organização da aula: 14h00 até 14h30 - preparo dos slides e dos grupos ppt
A partir das 14:30h - apresentação dos grupos.
Aos que se atrasarem, atenção: se chegarem e a porta já estiver fechada, significa que já começamos e você não pode entrar.
Só entre se encontrar a porta aberta. Assim não atrapalhamos as apresentações.
Ao fim de todas as apresentações encerramos a aula.
8) Todas as apresentações serão gravadas, a fim de termos registro para fins de avaliação.
Boa Apresentação!
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CRONOGRAMA Arquivo
CRONOGRAMA de agosto a dezembro 2023. Sujeito a alteração
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Referências:
- NEVES, S. L. G. Mãos ao Ventos Mãos ao vento - Sylvia Lia.pdf
- GESSER, A. Libras? Que Língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo. Parábola Editorial. 2009. Disponível em: Libras que lingua e essa - Audrei Gesser.pdf
- HARRISON, K. M. P. Apresentando a língua de sinais e suas características. Capítulo 2, p. 27-36. In: LACERDA, C.B.F.; SANTOS, L.F (Orgs.) Tenho um Aluno Surdo e Agora? Introdução à Libras e educação de surdos. 1ª ed. Edufscar. São Carlos. 2013. Disponível em: HARRISON-Apresentando a lingua e suas características.pdf
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Slides Arquivo
Slide que foram usada na aula. Libras
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Referências:
- GÓES. A. M.; CAMPOS, M. L. I. L. História da Surdez e da Língua de Sinais (capítulo 4, p.66-71). In: LACERDA, C.B.F.; SANTOS, L.F (Orgs.) Tenho um Aluno Surdo e Agora? Introdução à Libras e educação de surdos. 1ª ed. Edufscar. São Carlos. 2013. Disponível em: GOES; CAMPOS-História da surdez e educação de surdos.pdf
- BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm
- O Congresso de Milão em HQ – Editora Letraria: https://www.letraria.net/wp-content/uploads/2018/09/O-congresso-de-Mil%C3%A3o-HQ-Letraria.pdf
- Programa de educação bilíngue de surdos de São Paulo: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/educacao-especial/programa-de-educacao-bilingue-para-surdos/
- SOARES, M. A. L. O instituto nacional de surdos-mudos (capítulo 2). In: SOARES, M. A. L. A educação do surdo no Brasil. Editora Autores Associados (Editora Autores Associados LTDA), p. 39-68, 2015.https://1drv.ms/b/s!Ankz7CZShZFPhr42-Y49stmyDmUSCg?e=4nswgi
- ROCHA, L. A. C. Educação de Surdos: do Congresso de Milão aos dias atuais. In: AZEVEDO, A.B.; BORREGO, C.L.; VILELA, E.G. (orgs). Coleção Pesquisa Narrativa: Inclusão. Vol. II SBC: UMESP, 2022.https://1drv.ms/b/s!Ankz7CZShZFPhr41gfqXRMlw6grZPQ?e=hZgtNR
Videos:
- Curta “O som do Silêncio”:
- Filme “Sou Surda e não sabia”:
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Texto base: PICOLLO, G. M.; MENDES, E. G. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 459-475, abr.-jun. 2013. Disponível em: www.scielo.br/j/es/a/qGCqpQ4xNn3fkNQ48DZrxZj/?lang=pt
Vídeo: Pessoas com deficiência estão cansadas de ouvir:
Vídeos para debate: Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos:
Textos complementares:
- PICOLLO, G. M.; MENDES, E. G. Sobre formas e conteúdos: a deficiência como produção histórica. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 31, p. 283-315, 2013. Disponível em: https://1drv.ms/b/s!Ankz7CZShZFPhr4sDMVJP432ZJ8fsg?e=w7IYhD
- MAIOR, I.M.M.L. Movimento político das pessoas com deficiência: reflexões sobre a conquista de direitos. Inc.Soc., Brasília, DF, v.10 n.2, p.28-36, jan./jun. 2017. Disponível em: http://revista.ibict.b km r/inclusao/article/view/4029
- Documentário: História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Disponível em:
- Café Filosófico com Isabel Mayor. Disponível em:
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Referências:
- Constituição Federal de 1988; Declaração de Salamanca 1994; LDB 1996. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2008: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm
- BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto 6949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Ler: Preâmbulo, Artigo 1, Artigo 2 e Artigo 24 Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm
- Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado - Resolução de 2009: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf
- BRASIL. Presidência da República. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 7 de julho de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Discussão: O papel dos professores de ensino comum, educação especial, profissionais intérpretes de libras/língua portuguesa, profissionais de apoio, gestores: de quem é a responsabilidade?
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Referências:
- LACERDA, C.B.F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos Surdos. Cad. CEDES vol.19 n.46 Campinas Sept. 1998. Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
- Vídeo da escola Helen Keller:
- BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm
- BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.191-de-3-de-agosto-de-2021-336083749
Referência Complementar: Filme “O país dos surdos”
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Alfabeto, Nome, sinal, cumprimentos
Vamos aprender Libras? - Alfabeto manual [APRENDA #LIBRAS!]
Sobre as línguas de sinais:
Calendário:
Frases calendário:
Verbos:
Lugares:
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(Gentilmente cedido pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa — FFLCH-USP)
Caso não encontre algum sinal em nosso Glossário, você pode utilizar um desses dicionários oficiais da língua, na versão on-line: -
Para repor as aulas do dia 04 e 11 de outubro, deverão ler o livro Mao ao Vento, da autoria Sylvia Lia Grespan Neves
Responder questionário do livro e entrega ate dia 06 dezembro.
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