Programação
-
-
Boas vindas a todas e todos!
Espero que tenhamos um semestre com boas aprendizagens e bons relacionamentos.
Nos veremos hoje a noite, de forma presencial, na nossa EACH.
e avisos
Profa. Maria Eliza -
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1HWtT6npqLgtT-QhybqgtOIk-DUZ0jsc57h7DW42xrzA/edit?usp=sharing
Neste link consta a planilhas de Excel com as três turmas da disciplina PET: uma abordagem crítica.
Contam na planilha:- Nome dos estudantes, e-mail e fone;
- Tema do seminário - a ser preenchido pelos componentes de cada grupo;
- Nome do tutor ou tutora;
- Data de apresentação do seminário .
Caso tenha algum tipo de intercorrência, avise ao Julio ou ao Eduardo.
Abraços
Eliza
-
-
-
Apresentação da disciplina
-
➔ O desenvolvimento histórico das ideias científicas próprias da psicologia
BERNARDES, M. E. M. O Método de Investigação na Psicologia Histórico ́ - Cultural e a Pesquisa sobre o Psiquismo Humano. Revista Psicologia Política (Impresso), ́ v. 10, p. 297-313, 2010
-
➔ A apropriação da cultura e o desenvolvimento humano
LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. In: ______.O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo : Centauro,2004. p.277-302
-
➔ Reflexões sobre as desigualdades pessoais e sociais
LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. In: ______.O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo : Centauro,2004. p.277-302
-
O enigma de Kaspar Hauser 1974) Legendado- Filme completo
Clique o link para abrir o recurso.O Enigma de Kaspar Hauser, lançado em 1974, é um filme muito premiado. É um clássico da literatura, trazido às telas pelo diretor alemão Werner Herzog!O filme conta a história dramática de um menino que até os 15 ou 16 anos de idade foi vítima do isolamento social. Ele vivia num cativeiro, numa cela ou masmorra, na zona rural da cidade de Mittelfranken, na Alemanha.Kaspar não tinha contato físico ou verbal com nenhum outro ser humano. Sem acesso ao aprendizado de uma língua, ele também era incapaz de elaborar pensamentos e de interpretar o que acontecia à sua volta.A história conta que, em 26 de maio de 1828, Kaspar foi encontrado no centro da cidade, com uma carta em suas mãos. A mensagem na carta explicava um pouco da sua vida. Entretanto, permanece desconhecido o motivo pelo qual ele havia sido aprisionado quando criança. Como também o porque de ter sido solto quando jovem. Porém, sabemos que ele conseguiu falar e escrever. Também começou a agir de forma social. Tudo isso só foi possível porque ele passou a receber estímulos adequados.Em dezembro de 1833, Kaspar Hauser foi assassinado com uma facada no peito, nos jardins do palácio de Ansbach. Acredita-se que a sua morte foi encomendada por uma universidade, que desejava estudar seu cérebro. Tudo isso para tentar explicar o fenômeno da privação da linguagem. Além disso, desejavam entender sobre a capacidade humana de aprender, quando em convívio social
-
➔ Síntese teórica - avaliação parcial I
O texto deverá ser anexado ao sistema até a data de 17/09
Envio do texto pelo site da disciplina.
-
Responda aos questionamentos e utilize o recurso de citação direta (cópia do texto entre aspas) para justificar seus argumentos.
1. O que é filogênese e ontogêneses? Como ocorre a hominização do cérebro humano?
2. Qual a causa das diferenças individuais de acordo com o autor estudado?
Insira seu texto no sistema até o dia 08/09.
-
-
O seminário é composto por duas etapas:
- Produção de Mídia - supervisão Camila
- Produção do texto escrito - entrega no final do semestre - supervisão Eliza
Independente do tema contemporâneo a ser abordado pelos grupos, as reflexões teóricas e empíricas devem ser fundamentadas nos textos da disciplina e nos dois livros indicados na bibliografia a seguir:
Guy Debord - A Sociedade do Espetáculo: https://drive.google.com/file/d/1sQzMnE8S2mmbvjCDjJaN1JeBLv8z54Tb/view?usp=sharing
(Livro todo, dependendo da necessidade do assunto do seu seminário)
Georges Politzer - Crítica aos fundamentos da Psicologia: https://drive.google.com/file/d/0B8kqmQoDUKgYTzZyWmFjeWU0V1U/view?usp=sharing&resourcekey=0-YzRbrklO8egCxfELwsK5xQ
(Apenas o capítulo de Introdução)
Abraços Eliza e Camila -
TEORIA DAS EMOÇÕES EM VIGOTSKI
-
Recomendo que assistam à conferência.
-
O lugar do social e do cultural na psicologia histórico- cultural
SIRGADO, Angel Pino. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 71, jul. 2000. -
O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana
ROSSLER, João Henrique. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, abr. 2004
-
Educação para a cidadania ou para a liberdade
TONET, I. Educar para a cidadania ou para a liberdade?, Perspectiva, Florianópolis, v.22, n.02, p. 469-484, jul./dez. 2005 -
-
Enviar o texto teórico sobre o tema contemporâneo escolhido pelo grupo por email ao monitor(a) que supervisionou a elaboração do trabalho.