Programação

    • Formulário para autoavaliação e avaliação do curso.

      ATENÇÃO: sem o preenchimento, sua nota não será lançada.

    • Espaço para que coloquem seus registros pessoais da aula em campo realizada no Vale do Anhangabaú em 26/09. COMO FAZER?

      1) Separe APENAS uma foto, de preferência feita por você durante os trajetos percorridos no Vale e arredores. 

      2) Faça um texto pessoal e analítico a partir da foto escolhida, levando em consideração os variados aspectos discutidos na aula em campo bem como na sala de aula.

      3) FECHE um pdf e anexe AQUI!

    • Aula em Campo 1: Teatro Municipal, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Vale do Anhangabaú; Largo de São Bento; Viaduto Santa Efigênia.

      QUEM FOI: fazer a tarefa anteriormente explicada e anexar no lugar específico.

      QUEM NÃO FOI: anexar aqui seu relatório de reposição. COMPROVE que realizou o percurso! Descreva suas observações e coloque fotos suas. ENTREGAR EM PDF.

      Data máxima: 22/12

    • Aula em Campo 2: Mulheres do GAU; CREN; Sítio Mirim, Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo.

      QUEM FOI: nada a entregar, mas se quiser, pode: texto a partir de UMA foto pessoal selecionada.

      QUEM NÃO FOI: fazer as visitas possíveis (se as instituições estiverem abertas) e o trajeto (possível, sem desculpas) e realizar um relatório descritivo de observação com fotos. 

      Entrega: data final, 22/12. EM PDF. 

    • Aula em Campo 3: SESC Consolação, Minhocão por cima até a Praça Marechal Deodoro. Descer na Praça Marechal Deodoro (observação ATENTA). Por baixo do Minhocão até Largo de Santa Cecília; Largo do Arouche.

      QUEM FOI: nada a entregar, mas se quiser, pode: texto a partir de UMA foto pessoal selecionada.

      QUEM NÃO FOI: fazer o percurso e descrever a partir de suas próprias observações. Colocar fotos. COMPROVE sua participação!

      Data máxima: 22/12 (EM PDF).

    • Aula em CAMPO 4:

      Parque Augusta, observação e conversa com gestor e conselheiro do Parque sobre os movimentos sociais que lutaram pela implantação do parque. Visitação, na sequência, da Ocupação 9 de Julho, com visita monitorada para entender a amplitude do MSTC - Movimento Sem Teto do Centro. 

      QUEM FOI: nada a entregar, mas se quiser, pode: texto a partir de UMA foto pessoal selecionada.

      QUEM NÃO FOI: Sugere-se realizar a visita ao parque num domingo apenas de observação e sem contato com o gestor e conselho do parque. Na sequência, sugere-se que participe do almoço servido na Ocupação, que fica bem próxima. Realizar relatório descritivo com fotos.

      Entrega: data máxima, 22/12 - EM PDF

    • Espaço para entrega de Trabalho Final, em vídeo, que deverá ser apresentado na mesma data, 19/12. Se o vídeo for pesado, deixe o link de acesso.

      Orientações para o Trabalho Final: 

      O Trabalho Final é simples e tem duas opções:

      a) deve ser um texto individual, a partir de suas experiências subjetivas e/ou familiares com o Lazer e/ou Turismo e que tiveram influência na sua formação pessoal e identitária. Trata-se de um texto dissertativo problematizando a própria experiência à luz das leituras e discussões realizadas durante o curso e deve ter de DUAS a TRÊS páginas, com componentes descritivos e analíticos.

      b) um vídeo documentário de até CINCO MINUTOS que enfoque e problematize uma questão social ligada ao lazer e turismo, com algum recorte que trate de gênero, etarismo, territorialidades, raça/etnia, classes sociais ou outros. Essa atividade será em DUPLAS ou TRIOS.

      DATA DE ENTREGA: 19/12

      Abraços



    • Espaço para ENTREGA do trabalho final em TEXTO, individual - EM PDF

      Orientações para o Trabalho Final: 

      O Trabalho Final é simples e tem duas opções:

      a) deve ser um texto individual, a partir de suas experiências subjetivas e/ou familiares com o Lazer e/ou Turismo e que tiveram influência na sua formação pessoal e identitária. Trata-se de um texto dissertativo problematizando a própria experiência à luz das leituras e discussões realizadas durante o curso e deve ter de DUAS a TRÊS páginas, com componentes descritivos e analíticos. EM PDF.

      b) um vídeo documentário de até CINCO MINUTOS que enfoque e problematize uma questão social ligada ao lazer e turismo, com algum recorte que trate de gênero, etarismo, territorialidades, raça/etnia, classes sociais ou outros. Essa atividade será em DUPLAS ou TRIOS.

      DATA DE ENTREGA: 19/12

      Abraços



  • Aula 1 - 08/08 - Apresentação

    Olá pessoal:

    LEIAM e acompanhem cada aula, pois esse conteúdo foi importado do curso quando era apenas virtual. DESTA VEZ, combinaremos estratégias virtuais, presenciais e aulas em campo.

    Hoje teremos encontro em sala para apresentação do PROGRAMA DE ENSINO. Vocês terão ao longo do semestre uma série de atividades propostas. POR FAVOR, sejam disciplinades e REALIZEM as tarefas pois elas nos dão elementos para as aulas presenciais - que não são "palestras"... e sim encontros de discussão, normalmente.

    Aqui está o Programa da Disciplina, que segue com os ajustes feitos no ano passado. Faremos praticamente o mesmo Programa de Ensino.  Peço que leiam o programa com calma e atenção. O cronograma está em elaboração pois dependo de algumas confirmações de datas.

    Nesta primeira atividade de hoje, gostaria de convidar vocês a entrarem no "mundo da sociologia" por meio de duas "sugestões de atividades" e uma "tarefa". 

    Sugestões de atividades:

    1) Tente encontrar na internet o filme "Roger e Eu", do cineasta documentarista estadunidense Michael Moore. Assistam até a próxima semana. Comentaremos na aula presencial. Leiam algo sobre o documentarista também, por favor.

    Documentário: Roger e eu (Michael Moore) – EUA, 1989 – 1h31min.

    Se encontrarem um bom "link", compartilhem aqui e em outras plataformas com os colegas.  Aqueles que são ativos no facebook, podem procurar o grupo Sociologia do Lazer e do Turismo - EACH USP, onde vocês inclusive terão acesso a materiais compartilhados com a pós-graduação. Mas eu mesmo tenho usado cada vez menos esse recurso.

    2) Já ouviram falar de Asterix? Já leram alguma de suas histórias em quadrinhos? Pois bem, sugiro que leiam um número de Asterix chamada "Obelix e Cia" (Goscinny e Uderzo, 1984). Busquem informação também sobre os autores. Há um PDF circulando com essa publicação.

    Tarefa:

    Avaliação diagnóstica: será redigida na sala de aula. 

    a) Interesse na disciplina:

    b) Experiência como "estudante de sociologia" (ensino médio ou outras):

    c) Problemas ou questões sociais pessoalmente mobilizadoras: o que te move, socialmente? O que te incomoda, socialmente? O que te agrada, socialmente?

    d) Se fosse escrever ou fazer um documentário sobre alguma questão social que envolvesse LAZER e TURISMO, o que você pessoalmente produziria?

    e) De que forma você analisa o momento pelo qual o país está passando, especialmente a Cidade de São Paulo? 

                                                               * * * * * * * *

    Além disso, durante o curso, temos algumas atividades paralelas muito interessantes que irei divulgar aqui. Por exemplo: 

    1) ESSA SEMANA temos a SEMANA do Patrimônio em SP: acessem as redes sociais do DPH - Departamento de Patrimônio Histórico.

    https://www.instagram.com/p/CvsT3kWOmgW/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

    Essa atividade é parte da JORNADA DO PATRIMÔNIO 2023. São várias atividades pela cidade. ACOMPANHEM!  -  Vejam a programação completa:

    https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico/jornada  

    2) Nas próximas semanas, início deste evento que é muito importante para esta disciplina. Olhem a programação. Inscrevam-se e participem:

    QUARTO Seminário - Perspectivas Críticas sobre o Trabalho no Turismo:  31/08 a 03/09

    https://www.labormovens.com


    Abraços e BOM SEMESTRE para nós!






    • A disciplina discutirá a emergência histórica da Sociologia como ciência e apontará, numa visão introdutória, os conceitos sociológicos fundamentais e as principais teorias sociológicas clássicas. O trabalho, os processos de industrialização e urbanização e a emergência da Sociologia do Lazer e da Sociologia do Turismo serão também discutidos, bem como os resultados das análises sociológicas contemporâneas sobre esses fenômenos, levando em consideração seus aspectos metodológicos e a importância da pesquisa de campo em sociologia.


  • Aula 2 - 15/08 - Emergência da Sociologia como ciência.

    Olá pessoal:

    Entrarei EM SALA  com vocês as 14h e as 19h para conversar um pouco sobre o filme "Roger e eu" e sobre o quadrinho "Obelix e cia". 

    Para a aula da semana que vem, vocês devem se organizar para também VER UM FILME e LER UM TEXTO.

    a) Filme: DAENS - Um grito de justiça (É um longa metragem baseado em história real). Vocês devem encontrar cópia legendada no youtube). 

    LINK pra o FILME: https://vimeo.com/412496549

    b) Capítulo de livro: LEMOS FILHO, Arnaldo. "As ciências sociais e o processo histórico". In: MARCELLINO, N. Introdução às Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 2000. 

    Abraços, 

    Reinaldo

    A atividade desta semana, sobre "Roger e eu" e "Obelix e cia", pode ser registrada respondendo ao seguinte formulário: 

    https://forms.gle/8QE2sBnrtGLnuj3e7

    Não deixem de fazer isso até dia 29/08, mas os formulários permanecerão abertos. Fazem mais sentido quando preenchidos próximos da data de discussão.


    ATENÇÃO: AULA EM CAMPO dia 26/08 - SÁBADO




    LEVEM um pequeno caderno de campo para anotações e use o celular para fotos. Depois explicarei como farão o registro desta atividade.

    Abraços!



  • Aula 3 - 22/08 - Sociologia: origem

    Olá pessoal:

    ATENÇÃO: A AULA DA TARDE começará as 16h15. POR FAVOR, divulguem entre os colegas!

    Horários de encontro presencial hoje: 16h15 tarde e 19h noite. 

    Pauta: a) organização da aula em campo e atividades para quem não puder comparecer. b) discussão sobre o filme Daens; c) discussão sobre o texto "as ciências sociais e o processo histórico". 

    ATENÇÃO: SE NÃO TIVEREM TEMPO DE VER O FILME PARA A AULA, AO MENOS LEIAM O TEXTO QUE É CURTO E HÁ TEMPO PARA ISSO!!

    Vou tentar esclarecer as atividades até o momento. Temos até agora, depois da entrega da avaliação diagnóstica (quem não a fez, faça!. À mão mesmo!), duas outras "atividades".

    ATIVIDADES:

    a) Filme "Roger e Eu" e leitura de "Obelix e Companhia".

    b) Filme "DAENS" e leitura de "As ciências sociais e o processo histórico".

    Estratégia de registro:

    b) Responder ao "formulário" específico da atividade

    Formulário 2: filme Daens e texto "as ciências sociais e o processo histórico": 

    https://forms.gle/7GTNaHtu5Gx6LqeP8


    Não deixem para depois e USEM o tempo da própria DISCIPLINA para isso!! 

                                                                                    ******

    OUTROS AVISOS!

    AULA EM CAMPO 1: 26/08

    Nossa primeira aula em CAMPO começa pelo CENTRO da cidade: nos encontraremos as 10h na ESCADARIA do TEATRO MUNICIPAL. Ali, faremos um primeira conversa sobre os espaços de LAZER daquela territorialidade. NA sequência, faremos uma caminhada pelo Viaduto do Chá até a Praça do Patriarca, passando em frente do Prédio da Prefeitura. Ali em frente faremos uma outra conversa rápida sobre aquele edifício, mas especialmente sobre a Praça. E de lá, descemos para o Vale do Anhangabaú.

    Na descida para o Vale, vocês poderão usar diversos trajetos, em grupos não menores do que SEIS estudantes! Nos encontraremos na PISTA DE SKATE, em 40 minutos, por volta das 12h. Ali faremos mais uma conversa, com base na LEITURA obrigatória para essa aula (aqui em anexo). As 13h, subimos em direção ao Largo de São Bento e Viaduto Santa Efigênia, onde encerramos nossa aula, por volta das 14h. Ali, vocês estarão na Estação São Bento do Metrô. 

    Aqueles que quiserem aproveitar o restante do sábado por ali, recomendamos:

    1) SESC da Rua 24 de Maio, quase ao lado do Teatro Municipal (ver programação).

    2) CCBB - Centro Cultural do Banco do Brasil, na R. Álvares Penteado, próximo dali.

    3) Visita aos Jardins suspensos do Prédio da Prefeitura - RECOMENDO! 

    ORIENTAÇÕES GERAIS PARA VISITAÇÃO 

    Dias e horários: 

    • Terça-feira a sexta-feira: 14h30 e 16h30. 
    • Sábados: 16h30
    • Domingos: 10h30 e 16h30

    - A visitação tem duração prevista de uma hora.

     - Não há agendamento antecipado.

    - Chegar com no mínimo 01 hora de antecedência, à recepção do edifício e no máximo 15 minutos antes da visita.

    - Ponto de encontro: recepção do Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura – Viaduto do Chá, n°15.

    - Para cada visita há um limite de 10 vagas por horário.

    - Para a realização da visita é necessária a apresentação de um documento original e oficial com foto, inclusive para crianças (para crianças até 5 anos incompletos também é aceita certidão de nascimento).

    MUITA ATENÇÃO aos deslocamentos nesse pedaço da cidade e o façam sempre em grupos! 

                                                                                         ****

    Dia 05/09, não teremos aulas! Dia 12, encerramos esse primeiro módulo do curso!

    DIA 19/07 ESPERO QUE TODOS PARTICIPEM DA SEMANA DE LZT!

    Atividades para a próxima aula (dia 29).

    Iremos falar um pouco da sociologia "clássica" e seus fundamentos, por meio de Marx, Weber e Durkheim. Portanto, sugiro a leitura:

    - Capítulo I do livro "Sociologia clássica" de Carlos Eduardo Sell (2002), editado pela Editora UNIVALI. Este capítulo tem 28 páginas e é bem didático! Caso tenham dificuldade em achar, me procurem.

    - Filme "O jovem Marx", de 2017. "Aos 26 anos, Karl Marx embarca para o exílio junto com sua esposa, Jenny. Na Paris de 1844, ele conhece Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. Engels oferece ao jovem Marx a peça que faltava para completar a sua nova visão de mundo. Entre a censura e a repressão, os tumultos e as repressões políticas, eles lideram o movimento operário em meio a era moderna".

    Fica mais uma vez estipulada a mesma estratégia: preencham o formulário correspondente: https://forms.gle/3PQLfVdSB9ez9eTA6

    Nessa semana de recesso não deixem de assistir ao filme indicado e ler o texto: Filme "Jovem Marx" e capítulo UM do livro "sociologia clássica", indicado acima!


    Abraços,

    Reinaldo

  • Aula 4 - 29/08 - Sociologia Clássica

    Olá pessoal:

    NOSSO ENCONTRO DE HOJE será as 16h15 e 19h.

    Faremos a discussão de nossa AULA EM CAMPO - Anhangabaú (realizada em 26/08).

    Faremos o encerramento desse módulo já no próximo encontro, dia 12/09, já que dia 05/09 é Semana da Pátria e não temos aulas regulares.

    Na semana de 19/07 teremos a JORNADA DE LZT!!

    ESPERO QUE TODOS PARTICIPEM! Lembrem-se que a JORNADA tem sido um evento muito bem organizado por vocês, estudantes! VALORIZEM o trabalho dos colegas de vocês e participem!

    Para a próxima semana, vocês tem atividade já programada, que podem verificar abaixo. O formulário para respostas a esta atividade  de HOJE está aqui:

    https://forms.gle/SkMSwBRcDAYfTnQw8

    Filme jovem Marx e capítulo UM do livro de Sociologia Clássica.

    COMPLEMENTAR:

    Quem puder, leia que vale a pena: "Verdades e Mitos sobre o filme"

    https://blogdaboitempo.com.br/2018/01/18/verdades-e-mitos-sobre-o-filme-o-jovem-karl-marx-de-raoul-peck/


    ABRAÇOS e boas atividades!


                                                                              ****

    No início do módulo de LAZER, vocês deverão já fazer essa leitura indicada e assistir a este documentário. LEMBREMOS que é a semana de LAZER E TURISMO (19/07) e espero que vocês participem ATIVAMENTE (Sim, VOU CONTAR a presença!). Essa discussão possivelmente ficará para dia 26/09, mas já vão adiantando e tomem notas para a discussão!

    a) Entraremos na discussão específica sobre "Sociologia do Lazer": para isso a LEITURA OBRIGATÓRIA será o ARTIGO do Prof. Luiz Octávio: "O LEGADO DE JOFFRE DUMAZEDIER: REFLEXÕES EM MEMÓRIA DO CENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO.

    https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/519/352

    b) Além disso, sugiro que assistam a documentário recém editado pelo SESC: "Ócio, lazer e tempo livre" (50min).

    https://sesctv.org.br/programas-e-series/documentarios/?mediaId=1dd88d71d70d907794b6d7e45cdae2b1



  • Aula 5 - 12/09 - Sociologia como ciência e os clássicos.

    Olá pessoal:

    Nosso encontro de hoje ocorrerá as 16h15 e as 19h.

    Próxima semana: Semana de LZT.

    Nessa reunião faremos apenas o fechamento do módulo de "sociologia clássica", por meio de uma aula um pouco mais expositiva. Um bom texto OBRIGATÓRIO para vocês entenderem como a "Sociologia" chega ao Brasil:  CANDIDO, A. A Sociologia no Brasil. In: Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 18, n. 1. Iremos falar dele. Está em anexo AQUI abaixo.

    Para a próxima aula (dia 26/09) entraremos nas especificidades da SOCIOLOGIA DO LAZER, conforme já indicado nas aulas anteriores. LEIAM o texto do Prof. Luiz Octávio (sobre Dumazedier) e também assistam ao documentário produzido pelo SESC. Essa discussão ficará para dia 26, já que na próxima semana, dia 19, teremos a Semana de LZT (SIM, vou contar a sua presença!).

    Para a aula de início de OUTUBRO, dia 3/10:

    Leitura obrigatória: CARDOSO, Ana Claudia Moreira. Direito e dever à desconexão: disputas pelos tempos de trabalho e não trabalho. Rev. UFMG, Belo Horizonte, v. 23, n. 1 e 2, p. 62-85, jan./dez. 2016.

    Sugestão de filme: Michael Moore - Capitalism: a love story 

    Para essa aula de início de outubro, vocês devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/ZWug3obeANcPiRU7A

    Lembro que ainda estou recebendo as atividades anteriores nos formulários respectivos!

    Abraços!!


                                                  ******

    ATENÇÃO: você devem ter percebido que deixo qui alguns textos sobre a relação entre ARQUEOLOGIA x TURISMO pois iremos visitar o Sítio Mirim, aqui ao lado, na fronteira entre Ermelino e São Miguel Paulista. ISSO SERÁ no DIA 07/10.

    ATENÇÃO: a atividade em campo programada para dia 30/09 teve que ser alterada para dia 07/10 e os detalhes serão informados em sala de aula.

    DETALHES da AULA em CAMP0 - dia 07/10
    Início: 10h da manhã, no Mulheres do GAU - Grupo de Agroecologia Urbana (R. Papiro-do-Egito, 100b - Vila Jacui, São Paulo - SP, 08071-050). FAVOR fazer as contribuições conforme informado pois haverá um café da manhã COLETIVO. Depósito de 20 reais em repacheco@usp.br (PIX). Ou contribuir com algo não industrializado: bolo e pão caseiro, frutas, etc.
    Acesso: da Estação CPTM Comendador Ermelino, são cerca de 20 minutos de caminhada até lá, passando pela passagem de nível (por baixo) dos trilhos da CPTM, ao final da Rua Urutu, ao lado das ruínas do Sítio Mirim.
    11h - Conversa sobre o CREN Padre Ticão - Centro de Referência em Educação Nutricional
    12h - Visita às ruínas do Sítio Mirim
    13h - Visita à Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo
    - 20 minutos a pé:
    Av. Paranaguá, 1633 - Jardim Belem, São Paulo - SP, 03809-170
    Encerramos por volta das 14h.




  • Aula 6 - 19/09 - SEMANA de LZT

    Olá pessoal:

    SEMANA DE LZT - Participem das atividades!

    Em sala, próxima aula:

    Discutiremos duas coisas: o artigo do Prof. Luiz Octávio sobre "Legado do Dumazedier" e também o documentário "Ócio, Lazer e Tempo Livre".

    Esses links estão na aula anterior também!

    Agora teremos algumas semanas dedicadas integralmente à Sociologia do Lazer! Assistam ao documentário e leiam o texto do Prof. Luiz Octávio!


                                                                          *****

    Olha, no próximo encontro faremos um balanço do que fizemos até aqui para que ninguém se perca no "caminho". Falarei sobre isso.

    Esta semana pedi também que circulasse entre vocês um pdf sobre "Sociologia para não sociólogos" que achei bastante didático.

    No início de outubro faremos a discussão sobre o filme "Capitalism, a love history", do Michael Moore, bem como do artigo de minha colega Ana Claudia Cardoso, sobre o "direito e dever à desconexão". 

    Para finalizar esta atividade, deixei um formulário a ser preenchido. Portanto, se não fizeram a atividade, façam-na, não apenas como obrigação de entrega mas como oportunidade de aprendizado do que ficou para trás.

    Formulário: https://forms.gle/ZWug3obeANcPiRU7A


  • GREVE 26/09 - Sociologia do Lazer

    Olá pessoal:

    NOSSA AULA está suspensa até nova deliberação do coletivo de estudantes e docentes. Por enquanto a deliberação, em ASSEMBLEIA DOCENTE setorial da EACH, aberta e democrática, foi pela PARALISAÇÃO das atividades até sexta-feira, em APOIO ao movimento estudantil por auxílios e contratação docente.

    PORTANTO, aproveitem a paralisação para participar das atividades do movimento estudantil e colocar suas leituras e tarefas da disciplina em dia!

    TÃO LOGO retomemos as atividades, faremos a discussão do artigo do Prof. Luiz Octávio e do documentário do SESC, "Ócio, Lazer e Tempo Livre". Para essa atividade não será preciso o registro em formulário específico.

    TEREMOS aula em CAMPO, DIA 07/10. Informações foram passadas em sala dia 12, mas é só rolar a tela para trás e encontrarão!


    Formulário para a atividade de leitura: "Direito e dever à desconexão" e filme: "Capitalism": https://forms.gle/4kPyvHPTrK6QPPWN9 




    Boa semana!! Abraços!!

  • Reposição da GREVE: SOCIOLOGIA do lazer: abordagens diversas - Aula 1

    Olá pessoal:

    DETALHES da AULA em CAMP0 - dia 07/10
    Início: 10h da manhã, no Mulheres do GAU - Grupo de Agroecologia Urbana (R. Papiro-do-Egito, 100b - Vila Jacui, São Paulo - SP, 08071-050). FAVOR fazer as contribuições conforme informado pois haverá um café da manhã COLETIVO. Depósito de 20 reais em repacheco@usp.br (PIX). Ou contribuir com algo não industrializado: bolo e pão caseiro, frutas, etc.
    Acesso: da Estação CPTM Comendador Ermelino, são cerca de 20 minutos de caminhada até lá, passando pela passagem de nível (por baixo) dos trilhos da CPTM, ao final da Rua Urutu, ao lado das ruínas do Sítio Mirim.
    11h - Conversa sobre o CREN Padre Ticão - Centro de Referência em Educação Nutricional
    12h - Visita às ruínas do Sítio Mirim
    13h - Visita à Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo 
    - 20 minutos a pé:

    Av. Paranaguá, 1633 - Jardim Belem, São Paulo - SP, 03809-170
    Encerramos por volta das 14h.

                                                                      *******

    Com relação a programação de vídeos, sugiro que acessem o canal http://portacurtas.org.br/

    Escolham algum bom CURTA de sua preferência, as temáticas são variadas. Curta, assista, anote suas impressões. Perguntarei sobre isso nos próximos encontros. 

    Abraços!

    Reinaldo Pacheco


  • GREVE Reposição: Sociologia do Lazer - Aula 2 e 3

    Olá pessoal:

    Nessa aula concentramos as discussões de 4 capítulos do livro "Lazer e as Ciências Sociais".

    Na próxima aula, faremos a discussão de mais quatro capítulos. Farei uma aula expositiva de encerramento do módulo. 

    DETALHES DA AULA EM CAMPO - dia 25/11 - SÁBADO

    Encontro as 10h30 da manhã nas arquibancadas do Parque Augusta. Lá faremos uma conversa com o gestor do Parque, com alguns conselheiros do Parque e também vocês poderão fazer um trabalho de observação dos espaços do parque e seus usos durante a manhã de sábado.

    Na sequência, vocês terão cerca de uma hora de intervalo para que possam se alimentar e se deslocar até a OCUPAÇÃO 9 DE JULHO - R. Álvaro de Carvalho, 427 - Bela Vista. São Paulo - SP, 01050-070. Fica a cerca de 500 metros do Parque. Nossa visita se inicia lá pontualmente às 13h, término previsto para as 14h.

    Aguardo vocês!







    PARA A AULA de início do módulo Turismo:

    Ao iniciar o módulo de TURISMO, teremos um breve discussão sobre a "sociologia do turismo" proposta por Krippendorf. Gostaria que lessem o seguinte: "Impressões de Jost Krippendorf sobre Balneário Camboriú", um artigo publicado na Revista Visão e Ação em 1999/2000. Não será difícil de encontrar. É um artigo muito simples e de leitura rápida. Sugiro que leiam ainda a seguinte resenha sobre o livro escrita por Henrique Catai para a Revista Turismo em Análise em 2001. Este link talvez ajude:

    file:///Users/administrador/Downloads/63534-Texto%20do%20artigo-83255-1-10-20131016.pdf

    E do próprio AUTOR lessem:

    KRIPPENDORF, J. A Maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição (capítulo 2). Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2000, p.35-10.

    Abraços!!


    Reinaldo Pacheco





  • Reposição GREVE: Sociologia do Lazer - aula 4 e 5

    Olá pessoal:

    CONFORME havia já agendado, PRETENDO MANTER a aula em.campo deste sábado, dia 21/10, pois evolve um agendamento com a.equipe.do SESC Consolação feito há mais de dois meses.

    Sendo assim, AGUARDO vocês, às 10h do sábado na frente do SESC Consolação. Depois da visita a este equipamento, andaremos por.cima e por baixo do Minhocão, passando pela Praça Marechal Deodoro, Largo de Santa Cecília, Largo do Arouche, com término na Praça da República, por volta das 14h. 

    **** 

    E para encerrar esse módulo, sugiro a leitura do Artigo do Prof. Luiz Octávio, sobre "políticas de lazer" e dêem uma olhada também no livro sobre "Lazer Comunitário". Ambos estão em arquivo pdf na aula anterior!


    Para as aulas iniciais de Sociologia do Turismo:

    Ao iniciar o módulo de TURISMO, teremos um breve discussão sobre a "sociologia do turismo" proposta por Krippendorf. Leituras indicadas:

    a) "Impressões de Jost Krippendorf sobre Balneário Camboriú", um artigo publicado na Revista Visão e Ação em 1999/2000. 

    b) Resenha sobre o livro escrita por Henrique Catai para a Revista Turismo em Análise em 2001. Este link talvez ajude:

    file:///Users/administrador/Downloads/63534-Texto%20do%20artigo-83255-1-10-20131016.pdf

    c) E do próprio AUTOR lessem:

    KRIPPENDORF, J. A Maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição (capítulo 2). Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2000, p.35-103.

    Discutirei com vocês sobre o livro na íntegra.

    FILMOGRAFIA:

    Continuem a acessar os documentários. Olhem o site do SESC e do Festival Tudo é verdade: deixo aqui indicados os documentários "Cidade Fantasma", "Dois tempos" e "Futebol". 

    Dentro do tema SOCIOLOGIA do TURISMO sugiro que assistam BACURAU! (Se é que maioria de vocês ainda não assistiu).

    Vale a pena assistir o trabalho feito pelas estudantes da pós em Turismo, Lúcia Silveira, Luciana Borges e Maria Stella Crotti, sobre KRIPPENDORF e URRY, que também discutiremos:

    https://www.facebook.com/ppgturusp/videos/3540614802667540

    Abraços e boa semana!

    Reinaldo Pacheco




  • Reposição da GREVE - Sociologia do TURISMO aulas 1 e 2

    Indico que assistam a aula gravada, sobre o texto do Erik Cohen! E COLOQUEM SUAS LEITURAS EM DIA! Link para este vídeo está aí abaixo. Discutirei o texto com vocês. Essas indicações já foram feitas na aula anterior!

    Espero que consigam ler o que foi indicado do KRIPPENDORF! Procuramos entender os "primeiros passos" da Sociologia do Turismo. Para isso, ASSISTAM a fala expositiva que gravei, baseando-me no artigo de Erik COHEN (em anexo, abaixo). Esse TEXTO ficará para vocês como leitura complementar.

    COHEN E. The Sociology of Tourism: Approaches, Issues and Findings. Annals Revue of Sociology. Vol. 10, 1984, p. 373-392.

    SOCLZT 03/11/2020 Cohen


    Iremos trabalhar com as ideias de John Urry, em "O olhar do Turista". Por favor, quem tiver acesso ao livro, procure já adiantar a leitura. Indicarei aqui os trechos mais importantes para a discussão.

    URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo, SESC/Studio Nobel, 1996. LER CAPÍTULO 1: página 15 a 32!! 

    Gostaria também que lessem o seguinte artigo (em anexo) - OBRIGATÓRIO!!

    MELO, Erik Silva Omena de. Aprofundando o olhar do turista: considerações acerca de suas determinantes sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 3, n. 2, p. 71-94, ago 2009.

    Outras sugestões audiovisuais:

    a) https://sesc.digital/conteudo/cinema-e-video/54303/25-festival-internacional-de-documentarios-e-tudo-verdade

    Essa primeira indicação já foi comentada aqui e este espaço do Festival "É tudo Verdade" em parceira com o SESC apresenta um excelente material.

    b) Profa. Rose Satiko, querida colega do Departamento de Antropologia, indica também: https://br.in-edit.tv/ 

    Muitos trabalhos de extrema qualidade. Confiram.

    Boa semana!

    Reinaldo Pacheco








  • GREVE Reposição - Sociologia do Turismo - Aulas 3 e 4

    Olá pessoal:

    2) Introdução à Sociologia do Turismo, com a análise da obra do KRIPPENDORF, "Sociologia do Turismo".

    Para tanto, as ÚNICAS leituras obrigatórias para essa aula são:

    NA AULA de 8/11:

    Ao iniciar o módulo de TURISMO, teremos um breve discussão sobre a "sociologia do turismo" proposta por Krippendorf. Leituras indicadas:

    a) "Impressões de Jost Krippendorf sobre Balneário Camboriú", um artigo publicado na Revista Visão e Ação em 1999/2000. 

    b) Resenha sobre o livro escrita por Henrique Catai para a Revista Turismo em Análise em 2001. Este link talvez ajude:

    file:///Users/administrador/Downloads/63534-Texto%20do%20artigo-83255-1-10-20131016.pdf

    c) E do próprio AUTOR lessem:

    KRIPPENDORF, J. A Maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição (capítulo 2). Sociologia do Turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2000, p.35-103.

    Discutirei com vocês sobre o livro na íntegra.

    FILMOGRAFIA:

    Continuem a acessar os documentários. Olhem o site do SESC e do Festival Tudo é verdade: deixo aqui indicados os documentários "Cidade Fantasma", "Dois tempos" e "Futebol". 

    Dentro do tema SOCIOLOGIA do TURISMO sugiro que assistam BACURAU! (Se é que maioria de vocês ainda não assistiu).

    Vale a pena assistir o trabalho feito pelas estudantes da pós em Turismo, Lúcia Silveira, Luciana Borges e Maria Stella Crotti, sobre KRIPPENDORF e URRY, que também discutiremos:

    https://www.facebook.com/ppgturusp/videos/3540614802667540


                                                                        ********

    Orientações para o Trabalho Final: 

    O Trabalho Final é simples e tem duas opções:

    a) deve ser um texto individual, a partir de suas experiências subjetivas e/ou familiares com o Lazer e/ou Turismo e que tiveram influência na sua formação pessoal e identitária. Trata-se de um texto dissertativo problematizando a própria experiência à luz das leituras e discussões realizadas durante o curso e deve ter de DUAS a TRÊS páginas, com componentes descritivos e analíticos.

    b) um vídeo documentário de até CINCO MINUTOS que enfoque e problematize uma questão social ligada ao lazer e turismo, com algum recorte que trate de gênero, etarismo, territorialidades, raça/etnia, classes sociais ou outros. Essa atividade será em DUPLAS ou TRIOS.

    DATA DE ENTREGA: 13/12

    Abraços

                                                                      ************


  • GREVE Reposição - COHEN - Sociologia do Turismo - Aula 5

    Olá pessoal:

    Neste encontro, pediria que lessem os textos indicados (COHEN, 1984 e 1988). 

    Em tempo: coloco aqui o formulário referente a atividade de encerramento deste módulo, qual seja, a pesquisa de ARTIGO sobre TURISMO em revistas nacionais. 

    https://forms.gle/Mc35KsHouoishNVJ7

    Abraços!!


    Reinaldo Pacheco

  • 14/11 - RETOMADA DAS AULAS - ATENÇÃO

    Olá pessoal:

    Nos vemos hoje as 14h e as 19h. 

    ATENÇÃO: em sala de aula eu DETALHAREI toda a reposição do período de greve.

    Esse documento de detalhamento das reposição pode ser acessado aqui também, em PDF.

    SÍNTESE:

    Ficaram faltando praticamente todas as aulas do Módulo de Sociologia do Lazer e de Sociologia do Turismo. Havíamos terminado bem o módulo de Sociologia Geral.

    ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATÉ O MOMENTO:

    08/08 - Apresentação do curso e Avaliação Diagnóstica (Entrega)

    15/08 - Filme: Roger e Eu e HQ Obelix e Cia (Entrega de formulário)

    22/08 - Filme: DAENS / Texto: As ciências sociais e o processo histórico (Entrega de formulário)

    26/08 - AULA EM CAMPO 1 - Tetro Municipal, Viaduto do Chá, Praça do Patriarca, Vale do Anhangabaú, Largo de São Bento, Viaduto Santa Efigênia. Quem não foi: fazer relatório de reposição. Quem foi: registro pessoal - UMA foto e pequeno texto.

    29/08 - Filme: Jovem Marx e CAP 1 do livro Sociologia Clássica (Entrega formulário)

    12/09 - Discussão Capítulo 1 - Encerramento de Sociologia Clássica

    19/09 - SEMANA LZT

    26/09; 03/10; 10/10; 17/10; 24/10; 31/10; 07/11 - GREVE

    07/10 - AULA EM CAMPO 2: Mulheres do GAU; CREN; Sítio Mirim, Ocupa Ermelino. Quem não foi: relatório de reposição. Quem foi: nada a entregar, mas se quiser, pode: texto pessoal a partir de UMA foto selecionada.

    21/10 - AULA EM CAMPO 3: SESC Consolação; Minhocão por cima e por baixo; Praça Marechal Deodoro; Largo de Santa Cecília; Largo do Arouche. Quem não foi: relatório de reposição. Quem foi: nada a entregar, mas se quiser, pode: texto pessoal a partir de UMA foto selecionada.

    RETOMADA:

    SOCIOLOGIA DO LAZER 

    14/11 - aulas 6 e 7 - Texto do Prof. Luiz Octávio (Legado de Dumazedier) e Vídeo do SESC: Ócio, Lazer e Tempo Livre. Vídeo Reinaldo Pacheco: lazeres insurgentes (SESC Ipiranga). Segunda parte: Michael Moore (Capitalism, a love history) e discussão sobre o texto de Ana Cláudia Cardoso - direito e dever à desconexão.

    21/11 - Livro: LAZER e Ciências Sociais - 5 capítulos + aula expositiva

    28/11 - Livro: LAZER e Ciências Sociais - 4 capítulos + aula expositiva (encerramento)

    Complementar: Políticas de lazer (artigo) + Lazer Comunitário

    SOCIOLOGIA DO TURISMO

    5/12 - Krippendorf (CAP 2) + Resenha + Artigo 

    12/12 - Eric COHEN (artigo e Aula Expositiva) + URRY (p.15/32 e Aula Expositiva) + Artigo MELO

    19/12 - Turismo x BRASIL: movimento TBC, minorias, povos originários, outros turismo(s): solidário, responsável, social, sustentável, comunitário, etc.  DEcolonizar o Turismo?  Encerramento do curso.

    AULA EM CAMPO 4 - 25/11 - Parque Augusta e Ocupação 9 de Julho

    AULA EM CAMPO 5 - 16/12 - Local a definir 

    TRABALHO FINAL: entrega no dia 19/12. Pode ser individual (texto) ou em duplas/trios (vídeo). Orientações nas postagens acima.

                   ****

    ATENÇÃO: essas orientações eram para o fluxo normal, sem a greve! Portanto, sigam as orientação do Documento de Retomada das Aulas - Reposição! Você o encontrará aqui, em PDF.

                 *****

    Para quem não puder comparecer nessa aula de Sociologia do Turismo,  depois assista a  aula gravada.

    AULA GRAVADA (Link de acesso no início do curso).

    Nessa aula discuto o "Olhar do Turista", obra de John Urry. No entanto, obviamente, outras referências serão usadas para nossa análise. 

    De "O olhar do Turista" faça uma leitura mais detalhada sobre o capítulo UM, além da apresentação e do prefácio do livro. Mas, como sempre, sugiro que assim que possam leiam o livro na íntegra. Além disso, sugiro que leiam os outros materiais aqui em anexo sobre o autor e a obra:

    1) Biografia resumida do autor:

    https://es.wikipedia.org/wiki/John_Urry

    2) Resenha do livro "What is the Future", último livro publicado pelo autor em 2016.


                                                                       ********



  • 19/12 - Final do Curso - Apresentação de trabalhos finais.

    Olá pessoal:

    No próximo encontro, dia 19/12, faremos as entregas dos TRABALHOS FINAIS.

                                                                           ******

    Para discutir as relações entre URBANISMO, LAZER E TURISMO, convido vocês a assistirem TAMBÉM o seguinte debate, realizado no ano passado, cujo link para o youtube segue abaixo: "Experiências ibero-americanas em políticas públicas de urbanismo e lazer". Este encontro foi conduzido pela colega da UERJ, Profa. Dra. Marcela Padilha e contará com a participação de pesquisadoras e pesquisadores do campo da Geografia, Urbanismo e Lazer.

    Para acessar este painel, entre no link:

    https://www.youtube.com/watch?v=zcUsATvtbtM

    O evento foi promovido pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC). Vejam a programação completa, que foi excelente!!

    Abraços


    Reinaldo Pacheco




                                                                            *********


    Deixo aqui as orientações para nosso encontro de fechamento da disciplina, dia 19/12, que será apenas para entrega de trabalhos.

    OS TRABALHOS EM VÏDEO deverão ser apresentados e os TRABALHOS ESCRITOS deverão ser entregues de forma IMPRESSA. Além disso, ambos os formatos deverão ser postados aqui.

    Deixo aqui orientações sobre a auto-avaliação e avaliação do curso (que será feira em formulário) e também sobre o trabalho final, que será postado aqui.  

    AUTO AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DO CURSO:

    Na parte inicial do curso, onde estão listadas as tarefas, você irá encontrar o LINK para realização dessa atividade, sem a qual sua NOTA não será lançada.


                                                                  **********

    Orientações para o Trabalho Final: 

    O Trabalho Final é simples e tem duas opções:

    a) deve ser um texto individual, a partir de suas experiências subjetivas e/ou familiares com o Lazer e/ou Turismo e que tiveram influência na sua formação pessoal e identitária. Trata-se de um texto dissertativo problematizando a própria experiência à luz das leituras e discussões realizadas durante o curso e deve ter de DUAS a TRÊS páginas, com componentes descritivos e analíticos.

    b) um vídeo documentário de até CINCO MINUTOS que enfoque e problematize uma questão social ligada ao lazer e turismo, com algum recorte que trate de gênero, etarismo, territorialidades, raça/etnia, classes sociais ou outros. Essa atividade será em DUPLAS ou TRIOS.

    DATA DE ENTREGA: 19/12

    Abraços


  • Aula 16: TRABALHOS FINAIS - entrega e discussão

    Olá PESSOAL:

    A entrega dos trabalhos finais será hoje, dia 19/12.

    Além disso, iremos conversar rapidamente sobre a última aula em campo, do dia 16/12.

    ATENÇÃO!

    Somente DEPOIS da aula de hoje vocês deverão preencher o formulário de AUTO AVALIAÇÃO. Sem ele, sua nota NÃO SERÁ lançada no Júpiter!

    FORMULÁRIO estará no campo inicial do curso, basta rolar a tela para cima!

    Abraços e boas férias para nós pois é nosso DIREITO!

    Reinaldo Pacheco