Programação
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- Leitura obrigatória:
AZANHA, José Mário Pires. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisa. In: Educação: temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p.67-78.
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/52136/56181
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Encontros 3 e 4 - Formação, projetos e práticas pedagógicas: a gestão em diferentes instituições escolares a partir da linguagem cinematográfica
- Documentário: Pro dia Nascer Feliz (2007).
- Leitura obrigatória:
AZANHA, José Mário Pires. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisa. In: Educação: temas polêmicos. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p.67-78. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/52136/56181 -
Encontro 5 - Saberes docentes, a profissionalização do ofício de ensinar e as possibilidades de práticas pedagógicas
Relato:
- Para gestores(as) ou que já atuaram na gestão: Minhas marcas e inspirações na atuação como gestor(a)
- Para quem ainda não atua/atuou: Gestores(as) marcantes em minha vida escolar de estudante e/ou profissional
Leitura obrigatória:
TARDIF, M. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n 209 o 73, Dezembro/00. disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf
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Escola de Aplicação da FEUSP
Leitura obrigatória:
BORTOLACI, Natalia; BELINTANE, Claudemir. Alfabetização no ensino fundamental: novas bases curriculares. 2015. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29042016-114039/
Ler em especial da página 95 até página 148
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- Organização dos saberes e práticas na escola: o livro didático
Prof. Dr. Edilson ChavesLeitura para a aula*:GARCIA, Tânia Maria Figueiredo Braga; CHAVES, Edilson Aparecido Chaves; GARCIA, Carla Hamel. Jovens do ensino médio e tecnologias: uma experiência de produção colaborativa de materiais didáticos digitais. In: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, V. 16, n. 2, 2017. P. 111-125. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/3082*Obs.: Não é preciso fazer as anotações de leitura desse artigo para o Padlet. -
Leituras obrigatórias:
LAWN, Martin. Os professores e a fabricação de identidades. In: NÓVOA, A., SCHRIEWER, J. (orgs.). A difusão mundial da escola. Portugal: Educa e Autores, 2000, p. 69-84. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/255620502_Os_Professores_e_a_Fabricacao_de_Identidades
HUBERMAN, Michael. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 31-61. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4955745/mod_resource/content/1/Huberman-m-o-ciclo-de-vida-profissional-.pdf
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Escola de Aplicação da FEUSP
Prof. Samuel Feitosa Vanique
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Ensinar e Aprender na Universidade
Por que a literatura pode ser uma via privilegiada para o ensino na formação de professores?
Profa. Dra. Denice CataniEntre sebentas e livros didáticos: uma reflexão sobre leituras e relações com o saber na universidade
Profa. Dra. Vivian Batista da SilvaCoordenação: Profa. Dra. Vivian Batista da Silva e Profa. Dra. Ana Laura Godinho Lima
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Leitura obrigatória:
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/sele%C3%A7%C3%A3o_2020.1/hooks_-_Ensinando_a_transgredir.pdf
Ler, especialmente, da página 9 à página 36
Leitura complementar:
Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UNESCO: 2022. Acesso em: https://www.catedraunescoeja.com.br/documento/2979be2c32420de99db6ecd1191cde6f941037.pdf
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- Orientações para a escrita de projetos
Leitura obrigatória:
GALLEGO, R. de C., SILVA, V. B. da. O Projeto Pedagógico e a autonomia da escola. material do Curso REDEFOR de Gestão da Escola para Diretores. disponível em: http://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoDiretores/GEDPedg_2011_2012/GED_ProjPed _v2.pdf
- Retomada do documentário Pro dia nascer feliz: quais as novas análises proporcionadas pelas discussões levantadas durante a disciplina? Escolha e discussão de um “caso” do documentário pelas equipes -
Finalização dos projetos e retirada de dúvidas com a professora/monitor.
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Entrega da reflexão final e do trabalho sobre projetos inspiradores - e-disciplinas