Diagrama de temas

  • Material de apoio inicial

  • A importância da gestão e do empreendedorismo na formação de ensino superior

    Nesta seção, busca-se justificar o porquê do aprendizado em gestão e empreendedorismo na formação do futuro Zootecnista. A ideia é trabalhar uma ampliação de repertório para que o profissional não fique dependente apenas de uma visão tecnicista (que sem dúvida é importante), mas também entenda que as tomadas de decisão, em uma empresa ou projeto, devem atentar sobretudo para questões que levam em conta a viabilidade e a racionalidade do ponto de vista financeira/econômica. Revisa-se aqui e pratica-se o efeito da Lei Econômica Geral dos Rendimentos Decrescentes.

  • Teoria Geral da Administração (TGA)

    ATIVIDADE 1 (em grupo):
    a) assistir às três aulas sobre TGA da Profa. Valesca Reichelt, conforme links anexados;
    b) ao final das três aulas, cada equipe deve produzir um resumo com uma análise crítica sobre cada uma das abordagens ou escolas da administração estudadas (Científica, Clássica, Relações Humanas e Burocracia). Busquem registrar as opiniões do grupo a respeito do que foi debatido (atividade que deve ser enviada ao meu e-mail até data a ser combinada) para validar a atividade e frequência.

    ATIVIDADE 2 (individual):
    a) em relação à leitura dos capítulos 1 e 2 do livro base (O segredo de Luiza), respondam (individualmente) e encaminhem as seguintes respostas (atividade que deve ser enviada ao meu e-mail até data a ser combinada) para validar a atividade e frequência.
    b) Questões:
    1. O que nos ensina o conto da "falácia da ratoeira"?
    2. Quais são os sete segredos do sucesso?
    3. Descreva o perfil do empreendedor de sucesso?
    4. Comente: "só necessito do conhecimento de empreendedorismo se for abrir uma empresa".
    5. Descreva uma experiência pessoal ou que você teve contato em seu círculo de amizades que se assemelhe à trajetória da Luiza. 

  • Noções de Contabilidade

    ATIVIDADE 1:

    Busca-se aqui entender o raciocínio, conceitos, terminologia e principais ferramentas e índices que visam dotar o estudante de uma visão prática para a interpretação de resultados financeiros e econômicos de uma empresa. 

    ATIVIDADE 2 (individual):
    a) em relação à leitura dos capítulos 3 e 4 do livro base (O segredo de Luiza), respondam (individualmente) e encaminhem as seguintes respostas (atividade que deve ser enviada ao meu e-mail até data a ser combinada) para validar a atividade e frequência.
    b) Questões:
    1. Disserte sobre a situação das micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil.
    2. O que podemos esperar sobre empreender e o futuro desempenho das MPEs durante a pandemia do Covid-19?  
    3. Descreva as principais etapas de um plano de negócios. Responda sobre a importância dessa técnica na implantação de um projeto de empresa.
    4. Comente: "desenvolvimento social é diferente de crescimento econômico".
    5. Em uma situação de grave crise como a que estamos, em sua opinião, quais seriam as providências de um governo para que a economia e as pessoas não viessem a sofrer demais? 


  • Início da Simulação Empresarial

    Olá pessoal! Vamos as instruções de hoje:

    a) Bem, vamos iniciar a rodada 2 do Jogo de Empresas! Para tanto encaminho a planilha de Fluxo de Caixa atualizada, o jornal da rodada 2, com as informações estratégicas para vocês lerem, analisarem e para ajudar no preenchimento da folha de decisões (disponíveis no Grupo de WhatsApp). Peço que ao enviar a folha de decisões, pelo membro presidente (ou responsável), indiquem na mensagem e principalmente no arquivo a ser enviado da folha de decisões, o número do grupo e a turma (ZOO) de cada um;

    b) Recomendo que façam meetings virtuais dentro de cada grupo para discutir as estratégias e todas as decisões que precisam tomar para a entrega da folha de decisões. Por conta de nossa situação de aulas remotas, vocês terão mais tempo para estudar o manual do jogo (já enviado) e amadurecer as decisões em grupo. Consultem sempre as regras do Manual e das dicas rápidas (já distribuídas);

    c) Atenção em relação a tentativa de projetar o fluxo de caixa para ajuste das políticas de preços a serem praticadas por região. Cuidado em buscar o equilíbrio entre o cálculo de insumos a comprar (chega na próxima rodada), quantidade de máquinas (expressada pelo valor do ativo imobilizado no relatório do balanço patrimonial) e funcionários disponíveis e ou a contratar. Investimentos em máquinas só chegam na próxima rodada mas a contratação de pessoal pode contar já na rodada atual;

    d) É fundamental socializar os relatórios já distribuídos na rodada 1 para a busca de informações para auxiliar nas decisões da rodada atual (2a. rodada);

    e) Aguardo o envio da folha de decisões preenchida por todas as equipes, até data combinada. Após isso, vou rodar os resultados para divulgar a vocês na aula seguinte;

    Bons estudos!


  • Visão estratégica de negócios

  • Gestão de Pessoas - atividade para 18/05

  • Rodada 4 da Simulação Empresarial - Jogo de Empresas

    Segue o material necessário para a consecução da Rodada 4 do Jogo de Empresas. Entrega da folha de decisões até data a ser combinada diretamente no e-mail do docente. Bom trabalho a todos!

  • Rodada 5 da Simulação Empresarial - Jogo de Empresas

    Nesta rodada temos uma situação de imprevisibilidade no tocante a uma possível greve no porto que pode trazer grande diferença no comportamento dos preços dos insumos. ATENÇÃO: A equipe que quiser pagar pela informação e, consequentemente estruturar sua estratégia de forma mais previsível, deve enviar e-mail ao docente antes da entrega da folha de decisões.

  • Rodada 6 da Simulação Empresarial - Jogo de Empresas e Assembleia Geral

    A seção reuniu a documentação necessária para as decisões das empresas na Rodada 6 e o roteiro para a elaboração da Assembleia Geral. Uma vez terminado o jogo, cada equipe deve produzir um relatório explicando seus resultados. 

  • Dinâmica de empreendedorismo "O Céu de Outubro"

    Filme de Joe Johnston (1999) utilizado na disciplina como dinâmica de formação empreendedora. Em 1957, na cidade de Coalwood, oeste de Virgínia/EUA, ninguém escapava de trabalhar nas minas de carvão. Mas quando vê o satélite Sputnik ser lançado, em plena "corrida pela conquista do espaço" entre as duas grandes potências da época, o estudante Homer Hickam Jr (Jake Gyllenhaal) decide escapar das minas e atingir as estrelas. Com a ajuda de sua professora (Laura Dern) e três amigos, Homer pretende construir seu próprio foguete. Apesar da desaprovação de seu pai (Chris Cooper), de uma educação limitada e uma série de controvérsias, Homer transforma seu sonho em realidade, nesta história de esperança, determinação e triunfo (Título Original - October Sky).

  • Dinâmica de Empreendedorismo "O Menestrel"

    Interpretação sob a ótica do empreendedorismo, do texto de William Shakespeare, no formato de uma performance teatral realizada por Moacir Reis.

  • Relatório de Avaliações - ZEB0551

    Aqui ficarão registradas as notas das avaliações da disciplina até o dia da revisão.