Programação

    • Aluna PAE : Ester Yukimi Nagata
      Whats: (19)98338-0419
      Email: esteryukimi@usp.br

      Qualquer problema ou dúvida pode me chamar no whats, envio de arquivos somente por e-mail !

      Fiquem atento as datas de entrega dos formulários!!!
      Todas as entregas devem ser feitas pelo Moodle, qualquer dúvida entrar em contato comigo!!
      Data de entrega: 
      Atividade 1 - 12/04
      Atividade 2 - 22/04
      Atividade 3 - 29/04
      Atividade 4 - 06/05
      Atividade 5 - 13/05
      Atividade 6 - 20/05
      Atividade 7 - 27/05
      Atividade 8 - 03/06
      Atividade 9 - 10/06
      Atividade 10 - 17/06
      Atividade 11 - 24/06 (mudança na data de entrega) Nova data: 01/07
      Atividade 12 - 01/07 
  • Material da Disciplina

  • PARTE 1 - Começando a Empreender: os primeiros passos

  • 1º Encontro - Surgindo um Empreendedor

    • Segue em anexo o slide utilizado em sala de aula.

    • Na atividade 1, vocês deverão pensar se será um produto ou um serviço e de que forma o mesmo será inovador para o cliente. Além disso, deve-se pensar qual é a função deste que será oferecido, se é tangível (ex. um alimento funcional) ou intangível (ex. buscador de preços e fornecedores) e também no nome da empresa. Pense em um público alvo para o seu produto ou serviço. Para organização dessas ideias, você deverá realizar um mapa mental abordando os conceitos pensados e decididos a respeito da sua nova empresa e do produto/serviço que irão desenvolver.

    • Neste espaço insira o formulário da atividade 1 preenchido e o mapa mental, os arquivos devem ser inseridos no formato PDF.

      Todos os arquivos devem possuir a identificação do grupo com os nomes dos membros, número USP, curso e período (noturno, diurno)

  • 2º Encontro - Tudo Começa com Um Porquê

  • 3º Encontro - Transforme Sua Ideia Em Realidade

    • Segue em anexo o slide utilizado em sala de aula.

    • Na atividade 3, vocês deverão completar o modelo C adaptado, focado nos aspectos principais dos nossos encontros, da empresa e do produto/serviço do empreendimento que estão desenvolvendo. Deverão discutir em grupo e determinar as características e fluxos para que as ideias se tornem mais concretas.

    • Neste espaço insira o formulário da atividade 3 preenchido, os arquivos devem ser inseridos no formato PDF.

      Todos os arquivos devem possuir a identificação do grupo com os nomes dos membros, número USP, curso e período (noturno, diurno)

  • PARTE 2 - Análise, Identificação e Execução do Projeto

  • 4º Encontro - Viabilização do Conceito

  • 5º Encontro - Vale a Pena Certificar

    • Segue em anexo o slide utilizado em sala de aula.

    • Na atividade 5, vocês deverão determinar pelo menos três certificações obrigatórias que a sua empresa terá, e a importância dessas certificações, baseado na criação do seu produto/serviço, podendo escolher outras não obrigatórias.

    • Neste espaço insira o formulário da atividade 5 preenchido, os arquivos devem ser inseridos no formato PDF.

      Todos os arquivos devem possuir a identificação do grupo com os nomes dos membros, número USP, curso e período (noturno, diurno)

  • 6º Encontro - Encontrando o Seu Caminho

  • 7º Encontro - Exame da Concorrência

  • PARTE 3 - Descrição, Entregas e Premissas do Projeto

  • 8º Encontro - Definindo o Escopo do Produto/Serviço e Embalagem

  • 9º Encontro - Com a Mão na Massa

    • A atividade 9 consiste em realizar a prototipagem do seu produto, tornando realidade o que foi feito no encontro anterior (escopo) por meio de representações no canva, photoshop, powerpoint ou até mesmo a mão, especificando a frente e o verso do mesmo, ou do seu serviço, apresentando um esquema do fluxo das etapas e processos que serão realizados, além de confeccionar o uniforme, o cartão de visita e outros aspectos definidos por vocês, como algum tipo de brinde que os clientes receberão!

  • PARTE 4 - Plano de Marketing, Venda e Fidelização do Projeto

  • 10º Encontro - Decolando para o Sucesso

    • Na atividade 10, vocês deverão confeccionar o post de divulgação para o Instagram e gravar 4 vídeos no formato de Stories (vídeos curtos que duram 24 horas na plataforma) podendo apresentar uma continuidade de tema ou serem individuais, mostrando o potencial do seu produto. Se for um serviço, deverão explicar qual problema ele solucionará e como ocorrerá esse processo para o consumidor.

      Os posts devem ser inseridos no formato PDF e os links do vídeos devem ser compartilhados por aqui, a plataforma não aceita vídeos somente arquivos em PDF. 

      Os vídeos podem ser armazenados no youtube, google drive, desde que esteja habilitado a opção de visualização para as pessoas com o link. 

  • 11º Encontro - Florescendo no Mercado

    • Na atividade 11, vocês farão um roteiro de como será a pré-venda, sendo uma pesquisa de opinião ou até mesmo uma trend nas redes sociais, que pode ser vídeos experimentando o produto ou explicando o serviço, em que o melhor pode ganhar um brinde da sua empresa. A partir do roteiro de pré-venda grave 3 vídeos no aplicativo TikTok para seu público-alvo.

      Para o lançamento, será necessário criar outro roteiro de um evento presencial, sendo fundamental transmitir para o público, qual é o objetivo do seu negócio, como ele funcionará, como entrará na rotina dos consumidores, os benefícios de consumi-lo e mostrar as evidências de sucesso para realmente convencê-los a comprar seu produto ou contratar o seu serviço.

      Os roteiros devem ser inseridos no formato PDF e os links do vídeos devem ser compartilhados por aqui, a plataforma Edisciplinas não aceita vídeos somente arquivos em PDF. 

      Os vídeos podem ser armazenados no youtube, google drive, desde que esteja habilitado a opção de visualização para as pessoas com o link. 


  • 12º Encontro - Linha de Chegada

    • Para nosso último encontro, vocês terão um desafio! Agora que realizamos todas as etapas de criação da sua marca, com um produto ou serviço, vocês deverão criar as redes sociais do produto/serviço como canal de atendimento ao cliente no pós-venda, e alimentar essas plataformas com as mídias desenvolvidas anteriormente.

      No pós-venda muitas empresas realizam algumas atividades com os clientes, principalmente com o objetivo de fidelizar e captar novos consumidores, como: comemoração de datas comemorativas, desenvolvimento de edição especial de produtos/serviços em determinadas datas, programa de fidelização através de cartões de pontos acumulativos, descontos especiais e brindes. Dessa forma desenvolva no mínimo 2 atividades de fidelização ao cliente.

      Compartilhe o link das redes sociais e vídeos aqui na plataforma Edisciplinas.

      Imagens, roteiros, posts devem ser inseridos no formato PDF no Edisciplinas.