Programação
-
Aqui se encontram os arquivos básicos para o início da disciplina.
-
Segue a programação da atividade para aula (remota e assíncrona) do dia 11/04:
a) assistir a audiência pública em relação ao PL 1016/2015 na CAPADR/Congresso com a participação de lideranças da Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia e outras nos links anexos;b) ao final de cada parte da audiência, cada aluno deve produzir um resumo com uma análise crítica sobre cada uma das falas. Busquem registrar as opiniões dos diversos oradores (pró e contra a posição pleiteada pela Zootecnia) a respeito do que foi debatido, gerando uma conclusão pessoal do episódio para validar a atividade e frequência.
Atenção: a atividade é individual e deve ser entregue no e-mail do docente até 17/04. -
Discussão para o entendimento dos eixos formativos do Zootecnista e seus marcos regulatórios. Panorama histórico e atual. Quais os caminhos para estruturar a formação profissional no futuro.
-
Segue a programação de atividades para essa semana de aula:
a) ler o material da aula que trata da Lei 5.550/68 e outras legislações pertinentes, elaborado pela Profa. Célia Carrer (em anexo) e responder as seguintes questões:1. Em sua opinião, quais são os pontos positivos e negativos de nossa Lei 5.550/68?2. Descreva os aspectos mais relevantes das Diretrizes Curriculares do curso de Zootecnia no Brasil.b) para embasamento das respostas recomendo como leitura complementar os links em anexo. -
Segue a programação de nossa aula semanal:a) baseado na análise das Diretrizes Curriculares para o curso de Zootecnia (já discutidas pela Profa. Célia na aula passada), no Projeto Político-Pedagógico do curso e em sua experiência como aluno da FZEA e suas expectativas de atuação no mercado, o que você proporia para a melhoria de sua formação e das próximas gerações de Zootecnistas (novas disciplinas, mudança da abordagem dos professores, novos métodos de ensino, mais ou menos práticas, quais as áreas da construção do saber precisariam de mudanças e de que tipo seriam, críticas construtivas, etc...)?;b) como tarefa para validar a aula de hoje, procure desenvolver um relatório (individual) com as suas sugestões de pontos de melhoria para o curso da FZEA. Para melhor embasamento das respostas às questões acima relacionadas, recomendo, como leitura complementar, o link do PPP em anexo.
-
Nesta aula discutiremos a questão ética na utilização de animais na experimentação científica. Trata-se de uma questão polêmica: até onde deve ir a liberdade do homem para buscar soluções para a sua espécie, sem desrespeitar a ética, a moral e o próprio direito à vida de outros seres que habitam nosso planeta? Quais são os limites? A tarefa estará sendo realizada remotamente, em que cada grupo deve ler, assistir e discutir o material pertinente da aula e o roteiro de discussões para a entrega do relatório.
-
Conceitos e atividades profissionais que são ligadas à gestão de empreendimentos zootécnicos e de responsabilidade dos Zootecnistas.
-
Aqui estão reunidos os seminários apresentados na disciplina como parte da avaliação dos grupos de estudantes, enfocando temas importantes para os Zootecnistas.