Programação
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Por determinação da Pró-Reitoria de Gradução da USP, as aulas teóricas serão ministradas on-line no segundo semestre de 2020, sendo as aulas práticas suspensas nesse momento. As aulas práticas serão repostas a partir de janeiro 2021, conforme cronograma a ser desenvolvido pelas CoCs e CG-FMRP/USP.
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Capacitar o aluno para avaliação, prescrição e aplicação de recursos terapêuticos e intervenção fisioterapêutica em disfunções dermatológicas, circulatórias, endócrinas e metabólicas. O aluno terá ainda o conhecimento necessário para a execução de diferentes exames como índice tornozelo-braço, estesiometria entre outros, como base para intervenção terapêutica. A disciplina deverá dar subsídios para que o aluno definir e efetuar procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. Para tanto, deverá estabelecer objetivos, eleger e executar condutas para prevenir e/ou tratar disfunções, com os pressupostos de causa-efeito, não deixando de considerar os aspectos éticos.
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
MATRIZ DE COMPETÊNCIAS:
O que será aprendido?
Como será aprendido?
Como será a avaliação?
Objetivos de aprendizagem
Estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na disciplina
Avaliação
- cognitivos
Aulas teóricas e práticas
Avaliação teórica por meio de testes de múltipla escolha
- habilidades
Aulas práticas
Avaliação Prática
- atitudinais
Aulas práticas e estágio de observação
Avaliação Prática, apresentação de seminários e comportamento em observação de atendimentos
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- Bélanger AY. Recursos Fisioterapêuticos: Evidências que fundamentam a prática clínica. Editora Manole, 2ª edição, 2012, 504 p.
- Guirro, RRJ; Guirro, ECO. Fisioterapia Dermato-Funcional - fundamentos, recursos e patologias. SP, Ed. Manole, 3ª edição, 2004, 560 p.
- Kitchen, S., Eletroterapia Prática Baseada em Evidências. SP, Ed. Elsevier, 12ª edição, 2009, 348p.
- O´Sullivan SB, Schmitz TJ. Fisioterapia - Avaliação e Tratamento. 5ª edição. São Paulo: Manole, 2010, 1506p.
- Robertson V, Ward A, Low J, Reed A. Eletroterapia Explicada: Princípios e práticas. Editora Elsevier, 4ª edição, 2009, 501 p.
- Thomaz JB, Belzak CEQ. Tratado de Flebologia e Linfologia. Ed. Rubio, 2006, 910 p.
- Gomes,Dino Roberto, Condutas Atuais em Queimaduras , Ed. Revinter Macieira,Luiz; Queimaduras - Tratamento Clínico e Cirúrgico; Ed. Rubio
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Todas as aulas teóricas serão ministradas na sala virtual - Aulas Teóricas - Sala On-line, disponibilizada no link abaixo:
A presença nas aulas deverá ser registrada pelo próprio estudante - Presença Aula On-line 2020, no link abaixo:
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A aula do dia 31/08 será ministrada no Google Meet, no link disponibilizado abaixo:
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Cada grupo será responsável por uma tema , que deve ser desenvolvido com base em artigos indexados em Bases de Dados.
O seminário deverá ser apresentado em slides, envolvendo os seguintes tópicos:
- Apresentar o problema (Introdução);
- Apresentar o desfecho principal (Objetivo);
- Descrever como foi realizado o estudo (Metodologia);
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva por meio de gráficos e/ou tabelas, destacando os resultados principais;
- Apresentar estudos similares que estão relacionados no artigo e confronta-los (Discussão);
- Apresentar a conclusão do estudo e os comentários do grupo em relação ao artigo.
O seminário deverá ser apresentado no tempo de 20 ±5 minutos.
Os grupos que não estiverem apresentando o seminário deverão fazer pelo menos uma pergunta sobre o tema apresentado.
O material a ser utilizado na apresentação deverá ser encaminhado a todos (alunos e professora) via E-disciplinas com antecedência mínima de 48hs à apresentação.
O arquivo da apresentação deve ser enviado com o mesmo nome do arquivo disponibilizado do artigo.
O aluno do grupo que fará a apresentação, será escolhido mediante sorteio antes da mesma.
Itens de Avaliação do Seminário:
- Qualidade visual dos Slides;
- Número de Slides / tempo de apresentação;
- Capacidade de transmitir as informações do estudo (Didática);
- Formato da apresentação dos slides (Clareza na apresentação das informações);
- Capacidade de apresentar os dados de forma clara;
- Participação de forma homogênea de todos os membros do grupo;
- Domínio sobre o assunto abordado;
- Arguição / resposta as perguntas;
- Complementação das informações do artigo e/ou utilização de outros meios de apresentação/ilustração.
- Apresentar o problema (Introdução);
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