Fazer a leitura do capítulo 4 (Teste Estrutural) do Livro Introdução ao Teste de Software. Atente-se a entender apenas o conteúdo sobre Critérios baseados no fluxo de controle. O livro está disponível na biblioteca do ICMC.
O próximo conteúdo que estudaremos na disciplina será a utilização de ferramentas para aplicar a técnica de teste estrutural e seus respectivos critérios de forma prática.
Bitwise-Algorithm Definition-Use assocIatioN visualizatiOn
O que é?
Baduino é um Plugin do Eclipse para visualização de cobertura de critério de testes baseado em fluxo de dados intraprocedimental, ou seja, exibe as associações definição-uso cobertas em cada método do projeto.
Associaçoes definição-uso (DUA) definem uma relação entre a definição de uma váriavel e o seu subsequente uso.
Por quê?
A análise de cobertura de critérios baseado em fluxo de dados é muito custosa, em parte devido ao alto custo de rastrear as DUAs em tempo de execução. Por isso, dificilmente são usadas na prática.
Para tornar a análise de cobertura de critérios baseado em fluxo de dados escalável para programas reais, a Baduino utiliza a estratégia para cálculo de cobertura de fluxo de dados Bitwise-Algorithm.
Como?
A cobertura é gerada executando os testes com um JUnit Runner. Esse Runner roda os testes com a ferramenta BA-DUA como agente. A Ba-dua (Bitwise Algorithm-powered Definition-Use Association) é a ferramenta que implementa o cálculo de cobertura de DUAs.
O resultado da cobertura obtida é apresentado no Eclipse pela Baduino.
A ferramenta Proteum apóia o teste de mutação para programas C.
A ferramenta
Proteum oferece recursos ao testador para, através da aplicação do critério teste de mutação, avaliar a adequação de, ou gerar um conjunto de casos de teste T para determinado
programa.
O material disponibilizado contém duas demonstrações de utilização da ferramenta no ambiente linux.
Pessoal, uma vez que estamos vendo material sobre teste funcional, vamos fazer uma pratica de laboratório na próxima aula sobre a ferramenta Selenium.
A Selenium é um framework para testar aplicações web e fornece uma ferramenta de reprodução para criar testes funcionais sem a necessidade de aprender uma linguagem de script de teste. Ele também fornece a possibilidade de escrever testes em várias linguagens de programação populares, incluindo C #, Java e Python. Os testes podem ser executados nos navegadores mais modernos (Chrome e Firefox).
Para a condução da pratica em laboratorio, nós convidamos vc's a acompanharem os videos de introdução sobre a utilização da ferramenta: