Matemática Aplicada e Estatística
Ajuda com Pesquisar cursos
Introduzir os conceitos e métodos relacionados ao estudo de processos dinâmicos em redes complexas, tais como propagação de epidemias e sincronização de osciladores acoplados. Modelar diversos sistemas por redes, tais como redes de transmissão de energia elétrica, malhas rodoviárias, redes sociais, a Internet, a World Wide Web e cadeias alimentares. Apresentar as pesquisas recentes e os desafios atuais.
Introduzir os conceitos básicos da teoria das redes complexas com a apresentação das ferramentas fundamentais para a representação, modelagem e caracterização e classificação de redes complexas. Os conceitos serão aplicados na análise da Internet, da World Wide Web, da linguagem, da sociedade, de cadeias alimentares, das interações celulares e de malhas rodoviárias.
Estudo de métodos multivariados de análise de dados. Análise de variância multivariada. Regressão linear multivariada. Análise de componentes principais. Análise fatorial. Análise de correlação canônica. Análise de correspondência.
Ensinamento de idéias básicas da Estatística, seus alcances e limitações. Estabelecer uma linguagem comum entre o Engenheiro e o Estatístico. Exemplificar através das técnicas mais comuns de Estatística.
Contribuir, através do desenvolvimento de projetos industriais, à formação do aluno de pósgraduação nas seguintes habilidades: comunicação profissional, análise crítica, resolução de problemas, capacidade de trabalho em grupo, negociação, gestão do tempo, gestão de conflitos, responsabilidade profissional, cortesia profissional, ética de trabalho, adaptabilidade, interdisciplinaridade, liderança. Entendendo “industrial” num sentido amplo, o objetivo dessa disciplina é colocar ao aluno em contato com problemas, pessoas, metodologias e linguagens típicas da aplicação da sua área de formação no meio sócio-produtivo, de maneira orientada e supervisada visando o máximo aproveitamento da experiência de aprendizagem.
Introduzir o aluno no universo da computação científica, ressaltando o uso do computador na resolução de problemas em engenharia e física. Apresentar métodos numéricos básicos e desenvolver algoritmos para a sua programação em pseudo-código e em uma linguagem moderna, desenvolvendo interatividade, loopings e outros recursos. Estudar os principais métodos numéricos sua implementação computacional, suas propriedades e capacidades na resolução de problemas da área de interesse do curso. Utilização de implementações desses métodos disponíveis no mercado.
Fornecer ao aluno conceitos básicos sobre epidemiologia clínica e bioestatística.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP