Programação

    • Esse é um espaço aberto (e anônimo, se você preferir) para que suas impressões e sugestões possam auxiliar na melhoria contínua do nosso curso. Por favor, dedique um tempinho para ajudar a coordenação de curso por meio da sua avaliação. 

      Lembrando que ontem tivemos nossa última aula na Disciplina. Bons estudos para as provas finais e boas férias!

      Thais 


      AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018: em uma escala de 0 a 10 (zero extremamente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito), que nota você atribui ao conjunto de disciplinas (conteúdo, docente, métodos de ensino e de avaliação) que você cursou no primeiro semestre? Justifique sua nota.



  • Introdução - aula inaugural

    Parabéns novos alunos! Agora você é um aluno de Ciências dos Alimentos da USP. Nessa aula teremos duas apresentações de convidados: Tatiana Levada (aluna do 5o ano) e Lucas Ribeiro (formado em dez de 2017), além de  uma atividade prática para que vocês conheçam o pessoal do segundo, terceiro, quarto e alguns do quinto ano.


    Aproveitem!

    Ah, já temos uma tarefa (vale nota) para vocês aqui no stoa.

    Thais Vieira

  • AULA 1. Graduação em Ciências dos Alimentos

  • AULA 3. P&D

    Alunos, nessa aula temos a base e orientação para o desenvolvimento do trabalho final da disciplina. Bons estudos!

    Thais

    • Trabalho Final - “Redução de Desperdício”

      Grupos de 5 alunos: 

      Identificar uma oportunidade para desenvolvimento de um novo produto ou melhoria de um produto existente

      Apresentar um “briefing” contendo as seguintes informações:

      •Oportunidade identificada (com justificativa: mercado, tendências e análise de concorrência)
      •Conceito do produto a ser desenvolvido: VALOR, principais características a serem apresentadas (tamanho, formato, embalagem, composição nutricional desejada…); público alvo

      • Trabalho escrito contendo: Resumo (apresentação da ideia); Justificativa (breve introdução e a justificativa para escolha do produto, baseada em mercado, concorrência, tendências)); Conceito do produto (público alvo, formato, embalagem, composição nutricional desejada e o que mais acharem importante!). O trabalho deve ter até 20 páginas, considerando fonte arial 12 (ou similar) em espaçamento simples.

      • Apresentação oral: 10 min, até 5 slides

      • Avaliação: por pares no dia da apresentação oral + nota trabalho escrito


    • Alunos, pode favor, organizem-se para informar a composição do grupo para realização do trabalho final: lembrando que os grupos devem ter de 4 a 5 alunos.

  • AULA 4. Internacionalização

    Seguem links com Instituições francesas parceiras em projeto CAPES BRAFAGRI:

    http://www.oniris-nantes.fr/

    http://www.agrosupdijon.fr/

    http://www.agrocampus-ouest.fr/infoglueDeliverLive/

    http://www.vetagro-sup.fr/

    https://www.agro-bordeaux.fr/

    https://www.montpellier-supagro.fr/

    https://www.fesia.org/

    http://www.agroparistech.fr/




  • Aula 5 - Processamento de Alimentos

    • Arquivo ícone
      exercício Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de Turma 2018101
    • Exercício: Processamento de Alimentos

      1. Realizar visita técnica a um supermercado.

      2. Escolher um produto refrigerado que apresente uma inovação tecnológica relacionada com o processamento

      de alimentos (tipo de processo, ingrediente, embalagem, etc).

      3. Realizar relatório sucinto apresentando fotos do produto (geral, detalhes, embalagem, produto, etc), detalhes

      do supermercado (nome, local, data de visita, disposição na gôndola, etc) e descrevendo, com suas palavras

      e no seu entendimento, quais são tais inovações e o que diferenciam o produto em questão dos demais.

      4. O exercício deve ser feito em duplas, utilizando este template, com no máximo duas páginas. Subir ao sistema

      no formato .pdf (obs: reduzir a resolução das fotos para não carregar o arquivo) até o dia 15/maio.

  • Nutrição e Alimentos

  • Canvas: ajudando a definir seu produto THAIS VIEIRA

    Aula de orientação aos grupos para o trabalho final.

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10