Material para ler antes da aula teórica de OMBRO Ortopedia
Orientações para aula
A aula de Fisioterapia Aplicada aos Problemas Ortopédicos do Ombro será desenvolvida com atividades síncronas e assincronas. Você deve reservar um tempo para uma leitura (atividade pré-aula) e para assistir o conteúdo teórico. No dia 9 de outubro ãs 17h haverá uma aula síncrona, para tirar dúvidas. Ao final da aula síncrona, você terá um teste de múltipla escolha para testar seus conhecimentos récem-adquiridos. A seguir você vai encontrar mais detalhes.
Primeira Atividade:
Fazer a leitura do texto Oliveira et al. INTRODUÇÃO À SINDROME DO IMPACTO, 2017
disponível no Moodle – 3 páginas, tempo médio de leitura de 10 minutos. O horário reservado para você cumprir essa tarefa dentro do cronograma de aula é dia 07 de outubro das 14:15 ãs 14:25h. Estamos liberando antes para você se organizar melhor.
Segunda Atividade: Assistir aos vídeos do conteúdo teórico. São 8 vídeos com duração média de 16 min. Portanto, serão cerca de 100 min de aula. Assista com um caderno para tomar notas, você vai precisar delas quando for fazer o teste final. Os vídeos estarão disponíveis em links aqui nesse bloco, a partir de terça-feira 06/10. O horário reservado para você cumprir essa tarefa dentro do cronograma de aula é dia 07 de outubro das 14:30 as 17:00 h. Estamos liberando antes para você se organizar melhor e assistir todos, antes da aula síncrona. Aproveire a oportunidade para estar na aula síncrona com suas dúvidas.
Você vai encontrar também, no bloco da aula, dois artigos citados no texto de leitura pré-aula e nas vídeo-aulas, que podem ser consultados como leitura complementar (para acessar os arquivos, clique no título dessa publicação para abrir a pastinha)
GUIA DE CAPSULITE ADESIVA - Kelley MJ, Shaffer M a, Kuhn JE, Michener L a, Seitz AL, Uhl TL, et al. Shoulder pain and mobility deficits: adhesive capsulitis. J Orthop Sports Phys Ther [Internet]. 2013;43(5):A1-31. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23636125
STAR SHOULDER - McClure PW, Michener LA. Staged Approach for Rehabilitation Classification: Shoulder Disorders (STAR-Shoulder). Phys Ther [Internet]. 2014;95(5):791–800. Available from: http://ptjournal.apta.org/content/95/5/791.full
Terceira Atividade: Assistir a aula síncrona para tirar suas dúvidas. A aula acontecerá no dia 9 de outubro das 14:00 as 13:15h, pelo Google Meeting no link https://meet.google.com/ywj-mryv-ggz (é o mesmo link da quarta).
Quarta Atividade: Fazer o quizz com o conteúdo do texto pré aula e das vídeo aulas. O quizz ficará disponível no bloco da disciplina, a partir das 18h no bloco do Moodle correspondente a parte de ombro.
Bom estudo e boa aula
Profa. Dra. Anamaria S Oliveira