Programação
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Olá alunos,
Encontra-se disponível neste ambiente o cronograma e as normas gerais da disciplina Estágio em Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia.
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Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas.
Para evitar a propagação da COVID-19, siga as instruções:- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
- Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
- Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
- Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.
- Fique em casa se você se sentir indisposto.
- Procure atendimento de saúde se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.
Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. O seu uso deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos. -
Orientações para o retorno do estágio de ortopedia e traumatologia do CER.1 - Respeitar pontualidade do horário agendado dos pacientes;2 - Serão disponibilizados panos para limpeza e álcool 70% nas dependências do ginásio e da sala da terapia da mão; higienizar a maca/ cadeira/ mesa antes e imediatamente após o término do atendimento para segurança do paciente e terapeuta;3- Realizar a higiene com álcool 70% de todos os equipamentos utilizados como anilhas, pesos livres, tornozeleiras, exercitadores de mão, espaldar, therabands, bolas, etc antes e depois do uso. Em relação aos equipamentos de eletroterapia (como Ultrassom, canetas de LASER e TENS) realizar a limpeza da pele do paciente na área a ser aplicada e fazer apenas a remoção do gel no transdutor após sua utilização. No caso do TENS, lavar o eletrodo com água e sabão após o uso.4- Não realizar aglomerações na sala de apoio dos alunos; utilizar a sala apenas para guardar pertences pessoais e evolução nos computadores;5 - Evitar que muitos alunos acompanhem o mesmo atendimento, sugerimos que se for necessário, apenas mais um aluno esteja presente no atendimento do seu colega de estágio; Prezar pelo distanciamento de pelo menos 1,5m quando possível.6- Utilizar obrigatoriamente máscara e jaleco. O uso de máscara é obrigatório dentro das dependências do hospital. Higienizar bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes e depois dos atendimentos. Caso esteja atendendo paciente com ferida operatória (pontos em cicatrização) ou isolamento de contato (esta informação é mostrada no sistema ATHOS) utilizar luvas para atendimento e descartá-las no lixo branco (infectante) após seu uso.7- Acompanhantes não serão permitidos dentro do ginásio, exceto aqueles que sejam extremamente necessários para o atendimento (por ex: crianças pequenas, indivíduos com dificuldade de cognição). Caso seja autorizada a entrada de acompanhante, o mesmo deverá respeitar distanciamento mínimo de 1,5 metro e utilizar máscara.8 - Respeitar o distanciamento entre as macas durante os atendimentos no ginásio e não compartilhar equipamentos de uso comum antes de fazer a higiene correta do mesmo;9 - Evitar utilizar o box da sala de exercícios devido a pouca circulação de ar local;10- O uso de máscaras por parte dos pacientes é obrigatório. Caso o paciente não siga esta recomendação chamar o fisioterapeuta contratado ou docente disponível no momento para conversar com o paciente.11- Caso algum aluno apresente sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, dor no corpo, dor de garganta, etc...) não comparecer ao estágio e avisar o mais rápido possível os colaboradores para adequação da grade dos atendimentos e comunicar o docente para orientação em relação a atestado e faltas.12- Caso algum paciente apresente sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, coriza, dor no corpo, dor de garganta, etc...) suspenda o atendimento e oriente procurar a área amarela do HC (entrada dos ambulatórios 2° andar) ou procurar atendimento no Posto de Saúde mais próximo de sua residência.13- As discussões de caso em grupo serão realizadas em ambiente online conforme orientação dos docentes. Não haverá discussão presencial em grupo no CER devido a orientação da equipe de comissão de controle de infecção devido a pandemia do COVID-19.Utilizar os sanitários de funcionários do CER, que estão localizados no corredor de atendimentos e no ginásio da ortopedia.Os pacientes deverão ser orientados a utilizar os sanitários de pacientes, localizados no corredor. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO o uso dos sanitários de funcionários por parte dos pacientes.Lembrando que a grade dos atendimentos fica fixada no pilar do ginásio. Não se esqueçam de verificá-la mais de uma vez ao dia para identificar inserção de novos pacientes. Evitar retirar a grade do local afixado pois ela é a única referência dos horários de atendimentos agendados.As fichas de avaliação estão disponíveis em pastas no armário do ginásio (próximo do pilar onde está fixada a grade). Há também fichas de avaliação disponíveis no sistema ATHOS. Basta digitar "CER" que aparecerão algumas fichas modelo de avaliação.Horários dos supervisores:Segunda-feira - manhã: Guilherme/ AlineSegunda-feira - tarde: Larissa / Thiago/ Profa. MarisaQuarta-feira - manhã: Profa. MarisaQuinta-feira - manhã: Profa. Débora / Guilherme / AlineQuinta-feira - tarde: Thiago / LarissaPedimos para que sejam responsáveis e discutam o caso com o supervisor caso haja dúvidas em relação ao tipo de cirurgia realizada, liberação de carga ao paciente, protocolos de fisioterapia pós-operatórios e evolução dos casos. Se houver qualquer dúvida em relação a tomada de conduta que possa prejudicar o andamento da recuperação dos pacientes ou possam comprometer o procedimento cirúrgico realizado, sugerimos não tomar decisões sem consultar ou comunicar um dos supervisores ou colaboradores.Caso não haja supervisor ou colaborador no ginásio, ligar nos ramais 2354 (sala de apoio fisioterapia) ou 1809 (ambulatório de fisioterapia) para discussão do caso.Em caso de urgência, mesmo que não haja supervisor direto do estágio no ginásio, comunicar qualquer fisioterapeuta contratado, inclusive de outros setores, para auxílio e prestação de assistência imediata.Os códigos de agendamento que utilizamos na ortopedia são os seguintes:FIC 301 - tratamento membros superioresFIC 302 - tratamento membros inferiores / traumaFIC 303 - tratamento ortopedia geral (disfunções degenerativas, pós-operatório de coluna)FIC 321 - tratamento CCP (cirurgia de cabeça e pescoço)SFIPE - tratamento de fisioterapia dos funcionários do HC (pode ser de qualquer disfunção ortopédica)Sugiro que compareçam com 15 minutos de antecedência para análise de prontuário.Bom retorno e bom estágio!
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Resolvendo os conceitos sobre flexibilidade e mobilidade!
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Orientações para aula
A aula de Fisioterapia Aplicada aos Problemas Ortopédicos do Ombro será desenvolvida com atividades síncronas e assincronas. Você deve reservar um tempo para uma leitura (atividade pré-aula) e para assistir o conteúdo teórico. No dia 9 de outubro ãs 17h haverá uma aula síncrona, para tirar dúvidas. Ao final da aula síncrona, você terá um teste de múltipla escolha para testar seus conhecimentos récem-adquiridos. A seguir você vai encontrar mais detalhes.
Primeira Atividade: Fazer a leitura do texto Oliveira et al. INTRODUÇÃO À SINDROME DO IMPACTO, 2017 disponível no Moodle – 3 páginas, tempo médio de leitura de 10 minutos. O horário reservado para você cumprir essa tarefa dentro do cronograma de aula é dia 07 de outubro das 14:15 ãs 14:25h. Estamos liberando antes para você se organizar melhor.
Segunda Atividade: Assistir aos vídeos do conteúdo teórico. São 8 vídeos com duração média de 16 min. Portanto, serão cerca de 100 min de aula. Assista com um caderno para tomar notas, você vai precisar delas quando for fazer o teste final. Os vídeos estarão disponíveis em links aqui nesse bloco, a partir de terça-feira 06/10. O horário reservado para você cumprir essa tarefa dentro do cronograma de aula é dia 07 de outubro das 14:30 as 17:00 h. Estamos liberando antes para você se organizar melhor e assistir todos, antes da aula síncrona. Aproveire a oportunidade para estar na aula síncrona com suas dúvidas.
Você vai encontrar também, no bloco da aula, dois artigos citados no texto de leitura pré-aula e nas vídeo-aulas, que podem ser consultados como leitura complementar (para acessar os arquivos, clique no título dessa publicação para abrir a pastinha)
GUIA DE CAPSULITE ADESIVA - Kelley MJ, Shaffer M a, Kuhn JE, Michener L a, Seitz AL, Uhl TL, et al. Shoulder pain and mobility deficits: adhesive capsulitis. J Orthop Sports Phys Ther [Internet]. 2013;43(5):A1-31. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23636125
STAR SHOULDER - McClure PW, Michener LA. Staged Approach for Rehabilitation Classification: Shoulder Disorders (STAR-Shoulder). Phys Ther [Internet]. 2014;95(5):791–800. Available from: http://ptjournal.apta.org/content/95/5/791.full
Terceira Atividade: Assistir a aula síncrona para tirar suas dúvidas. A aula acontecerá no dia 9 de outubro das 14:00 as 13:15h, pelo Google Meeting no link https://meet.google.com/ywj-mryv-ggz (é o mesmo link da quarta).
Quarta Atividade: Fazer o quizz com o conteúdo do texto pré aula e das vídeo aulas. O quizz ficará disponível no bloco da disciplina, a partir das 18h no bloco do Moodle correspondente a parte de ombro.
Bom estudo e boa aula
Profa. Dra. Anamaria S Oliveira
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Seleção de vídeos com os principais testes ortopédicos do complexo do ombro.
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ATENÇÃO A ESSA INFORMAÇÃO - Esse vídeo foi colocado em modo privado porque contém dados de pacientes reais do nosso ambulatório e, sabendo que foi atendido por nós, com os dados que temos nos slides, eles poderiam se identificar ou serem identificados. Então, por favor respeitem o sigilo dos dados. O vídeo sempre estará disponível, não há necessidade de salvar em seu computador. Muito obrigada por sua compreensão.
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O seminário deverá envolver um paciente atendido no CSE.
Apresentar a anamnese e a avaliação clínica, bem como os dados quantitativos da avaliação cinético-funcional.
Propor um protocolo de intervenção com ações/metas de curto e médio prazo, que deve envolver medidas promoção/prevenção e reabilitação e indicar o critério de alta.
Buscar na literatura a fundamentação de pelo menos um dos procedimentos que consta no seu protocolo de intervenção.Apresentação de no máximo 20 minutos.