Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Agnaldo Aun

Ronaldo Belizário

Vitor Sabio Schirichian

Turma:

3º ano

Atividade:

1.       O Campo de Imãs

2.       Espectroscópio

Plano de Aula:

Agnaldo Aun

Ronaldo Belizário

Vitor Sabio Schirichian

Semana 19 a 23/08 – Aula 6 – José Liberatti

  1. 1.       O Campo de Imãs

O experimento tem como objetivo apresentar os conceitos básicos sobre campo magnético e, em especial, mostrar as “linhas” de campo magnético. Para tal, será primeiramente apresentado o imã o campo magnético gerado por este, bem como interação deste imã com outros imã e com limalha de ferro (a idéia é mostrar as linhas de campo de imã e correlacionar com o campo magnético da Terra).

Por tratar-se de um experimento para uma feira de ciências, não será feita avaliação neste momento.

Espera-se que os alunos possam fixar a idéia de “linha de campo magnético” a partir da comparação entre a imagem da Terra com o observado na limalha de ferro.

1.1.    Experimento

1.1.1. Material Utilizado

01 Ímã pequeno longo, 02 ímãs médios, 01 folha de papel, Linha, Fita crepe, Limalha de ferro

1.1.2. Montagem

Amarrem o ímã pequeno na ponta de um pedaço da linha de modo que o imã fique suspenso na horizontal. Prendam a linha na beira da mesa, com fita crepe.

1.1.3. Observando e explicando.

Marquem com giz no chão a direção de orientação do ímã. Comparem a direção em que aponta o seu ímã com a direção em que apontam os ímãs dos outros grupos da sala.

Descubram a direção em que o Sol nasce pela manhã para descobrirem o "norte" do seu imã e identifiquem-no com uma fita crepe.

1.1.4. Ímãs e forças

Aproximem os dois imãs médios de diferentes maneiras e descrevam os tipos de força que vocês observam.

1.1.5. As linhas de campo magnético de um imã (ou da Terra?)

Coloque um imã em cima da mesa e coloque quantias pequenas ao redor, tomando o cuidado de não deixar as limalhas serem atraídas pelo imã. Compare com a imagem abaixo. Qual a relação ? É possível observar linhas de campos magnéticos ?

 

 (Imagem da Terra com os pólos magnéticos e a linha de campo)                 


 

  1. 2.       Espectroscópio

O objetivo do espectroscópio é passar aos alunos uma idéia sobre a natureza ondulatória da luz a partir da observação da difração desta em suas várias frequências. Para tal, será utilizado um procedimento muito simples, que é observar os diversos comprimentos de onda da luz a partir da difração de uma fenda.

Por tratar-se de um experimento para uma feira de ciências, não será feita avaliação neste momento.

Espera-se que os alunos possam ter uma introdução à idéia do fato da luz ser composta por várias frequências, dado que o conceito de difração não é visto no Ensino Médio.

 

2.1.    Experimento

2.1.1. Material Utilizado

Caixa de papelão com uma fenda com um vidro

2.1.2. Procedimento e discussão

Utilizem o espectroscópio com a fenda virada para uma lâmpada quaisquer e olhe através da outra extremidade. O que você vê ? Por que isso acontece ? Se utilizássemos o espectroscópio para uma fonte luminosa colorida o resultado seria o mesmo ?

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Aula 6 - José Liberatti - Plano de Aula.docx

Nome:

Denise Minematsu, Guilherme Vazquez, Julia Coles

Turma:

todos os colegiais (para essa atividade especifica, toda a escola poderá ver a atividade)

Atividade:

EStande de Optica na Ferira de Ciencias

Plano de Aula:

Plano de Aula:  Fomos designados pelo professor Vitor a expor uma experiência interessante num evento de “Ciencias” que a escola terá durante a semana de 26/08. Resolvemos que apresentaremos uma série de atividades envolvendo optica. Os alunos percorreram as diversas atividades, inclusive a nossa, e serão avaliados rapidamente por uma atividade de 3 questões. Também terão entregues textos interessantes que tratam de fenômenos opticos e um texto explicativo no assunto de lentes (para auxiliar a resolução das ditas questões).

Procedimento:

O material estará disposto em algumas mesas e todos serão de manuseio dos alunos, mas faremos explicações coletivas com o auxilio dos pôsteres explicativos e de demonstrações.

Estratégia:

Em uma grande mesa disporemos vários materiais que estão relacionados a fenômenos opticos  e dois pôsteres  explicativos. Faremos explicações sobre o uso de geometria devido à linearidade da luz. Usaremos alguns materiais para explicar fenômenos como refração (colocaremos um Becker com água e um lápis ou moeda), teremos  uma câmara escura e uma vela para mostrar a projeção de uma imagem invertida, apresentaremos diferentes espelhos, planos e esféricos para mostrar os diferentes tipos de imagem formados, colocaremos a disposição diferentes  lentes que com o auxilio de lasers mostraremos os raios convergindo e divergindo, apresentaremos um esquema de olho humano para mostrar a formação de imagem invertida devido a lente ocular, trataremos dos defeitos da visão , para mostrar  outras aplicações das lentes colocaremos dois microscópios para manuseio dos alunos.

Avaliação:

O Plano da atividade possui três perguntas, que deverão ser entregues na mesma folha do plano e o professor Vitor nos informou que nos devemos corrigir e entrega-las a ele com notas em intervalos, ele dará a nota final. Quarto turmas especificas (as que tem aula de Fisica com ele de quarta feira, sendo turmas de todos os anos colegiais) serão avaliadas pela atividade, o restante é critério dele, mas todos que passarem na sala devem entregar.

 

 

Segue o roteiro:

 

 

 

 

 

E.E.  PROFESSOR JOSÉ LIBERATTI

Professor: Vitor

Estagiários: Denise, Guilherme, Julia, Marcio e Xavier

 

Nome:                                                                                        nº:        Ano:            .

 

Óptica

 

  1. Assinale as alternativas que se referem à classificação quanto à forma de cada uma das seguintes lentes:

                                               

a. Plano-convexa                             a. Bicôncava                             a. Plano- côncava

b. Bicôncava                                   b. Biconvexa                             b. Convexo-côncava

c. Plano-côncava                             c. Convexo-côncava                 c. Biconvexa

 

  1. Assinale as alternativas que se referem à classificação quanto ao comportamento óptico das lentes nos seguintes casos:

                      

a. Convergente                                                          a. Convergente

b. Divergente                                                             b. Divergente

 

  1. Ligue os conjuntos de aplicações ao tipo de lente correspondente:

 

Máquina fotográfica, projetor de slides, holofote, microscópio, luneta e lupa.

 

Lente divergente

 

 

 

Olho mágico e óculos para miopia.

 

Lente convergente

 

 

Roteiro: Documento Word Plano de aula 6.doc

Nome:
Marcio Koji Umezawa, Rivaldo Xavier Jr.
Turma:
Diversas
Atividade:
Demonstrações sobre óptica geométrica
Plano de Aula:

Nesta visita participaremos de um evento na escola que envolve todas as turmas para uma espécie de "Feira de Ciências".

Procedimento

Ficaremos numa sala onde estarão expostos diversos equipamentos e experimentos sobre óptica que serão demonstrados para as turmas que forem visitar nosso "estande". Algumas das demonstrações envolvem: * Refração no becker com água e lápis ou moeda; * Imagem invertida na câmara escura; * Espelhos planos e esféricos; * Trajetória dos raios luminosos a partir de um feixe de laser em lentes; * Esquema de um olho humano e seus defeitos ópticos; * Microscópios para demonstrações. Teremos ainda pôsteres e textos para complementar o assunto.

Objetivo

Esperamos com essa atividade o interesse dos alunos em fenômenos ópticos e sua associação com fenômenos cotidianos.

Metodologia

Nós estaremos distribuídos ao longo da sala cobrindo as atividades e promovendo explicações relacionadas ao experimento e fenômenos ópticos a pequenos grupos de alunos. Além disso serão distribuídos textos informativos sobre assuntos relacionados a óptica.

Avaliação

Entregaremos uma folha com três questões que deverá ser respondida por todos os alunos e corrigidas com notas em intervalos.

Expectativas

Como se trata de atividades para diversas turmas e séries, não pudemos vincular nosso trabalho ao conteúdo dado pelo professor, com isso nossas atividades terão um caráter mais demonstrativo, mas que faça com que desperte nos alunos o interesse em fenômenos ópticos e relacionar eles a eventos cotidianos.

Página com links para os textos da atividade

Roteiro: Documento Word Atividade.doc

Nome:

FLÁVIO ALBERTO / MARCOS PALLU

Turma:

1°G

Atividade:

MÁQUINAS TÉRMICAS 

Plano de Aula:

 

Atividade: Discutir as diversas Formas de Energia e apresentar o conceito de uma Máquina Térmica

 

Conteúdo: Discutir energia térmica e sua conversão em energia mecânica. 1° Lei da Termodinâmica.

 

Procedimento: Apresentação da teoria  e execução do experimento de máquina de calor. Atividade com os alunos com uma avaliação sobre o tema. Conclusão do experimento e encerramento.   

 

A atividade será apresentada para o público de outras séries do ensino médio numa feira de ciências. Foi solicitado pelo professor que apresentemos um questionário para todos os alunos participarem de uma avaliação.  

 

Roteiro: Documento Word EE JOSÉ LIBERATTI.doc

Nome:

Camila Rufino e Ana Sobral

Turma:

Atvidade para todos os alunos do E.M.

Atividade:

“Como o barquinho se movimenta?”

Plano de Aula:

Plano de Aula:  

A escola realizará um tipo de “feria de ciências” nesta semana (de 26 a 30/08). O professor Vitor solicitou então que levássemos algum tipo de experimento que pudesse ser utilizado para todas as séries do E.M. e que, fosse algo mais visual e manuseado por nós estagiários (não diretamente pelos alunos).

Com a ajuda do Danilo (monitor de práticas) decidimos levar algo bem simples e que pudéssemos mostrar várias vezes conforme a rotatividade de alunos: o experimento do barquinho que se desloca conforme colocamos água dentro dele.

Atividade: “Como o barquinho se movimenta?”.

Contexto e procedimento:

Um corpo sem motor ou alguma outra fonte de propulsão própria, obtém seu movimento de outro que já se movia antes, retirando-lhe parte de seu movimento.

Um sistema de propulsão muito poderoso é o jato, mas seu princípio é bastante simples: expulsar ar, gases ou água a alta velocidade. O barquinho que analisaremos, expulsará água através da força da gravidade, por isso sua velocidade não será muito alta. Para verificarmos isso, utilizaremos os materiais descritos abaixo, observando então, a relação entre o movimento do barquinho e a água despejada em seu interior (transmissão de movimento).

Estratégia:

Demonstrar o experimento e explicar sua montagem.

Material utilizado e montagem (as imagens estão em anexo).

Avaliação:

Após demonstrar o experimento algumas vezes iremos questionar os alunos sobre o porquê o barquinho se comporta da maneira que vemos. Realizaremos algumas perguntas como:

 - A velocidade do barquinho é maior no início ou no fim do trajeto? Por quê?

- Você acha que o formato da vasilha influi no desempenho do barquinho?

- O que você faria para obter uma velocidade maior com esse barquinho?

Roteiro: Documento do Word 2007 Plano de aula.docx

Nome:

Valdir Márcio Sena Vitalino, Flavio  Almeida

Turma:

Segunda Feira / Período Noturno

Atividade:

 Maquina a Vapor

Plano de Aula:

 

 

Para esta aula foi preparado o experimento maquina a vapor para a turma do segundo ano (2º C), mas houve um imprevisto, apresentamos para  turma do terceiro ano ( 3º C),

Roteiro: Documento Word motor a vapor-maquina termica-1-Liberatti.doc