Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Priscila e Patricia

Escola:

E.E. Andronico de Mello

Turma:

noturno

Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro: Documento PDF plano de aula 3.pdf

Nome:

Vera C. B. de Oliveira

Escola:

E. E. ANDRONICO DE MELLO

Turma:

1a. série do Ensino Médio

Atividade:

3o. Experimento: Aceleração na Subida

Plano de Aula:

Objetivo Específico: Conceituar e aplicar o conceito de aceleração. Calcular a velocidade média

e avaliar os dados do grupo e de outros grupos.

Pré-requisitos: Reconhecer o conceito de Velocidade Média.Construir gráficos v x t  e  a x t.

Conteúdo: Velocidade, Velocidade Média e Aceleração.

Procedimento: O professor deverá seguir o roteiro e interagir com os alunos, guiando em

seus experimentos. Incentivar os grupos a colocar na lousa os dados obtidos para a análise de

toda a turma.

Avaliação: A análise crítica da coleta de dados do grupo e da sala. Construção dos gráficos.

Conceito de aceleração a partir do concveito de variação de velocidade numa certa variação do tempo.

 

Roteiro: Documento Word Exp_3_Aceleração na Subida.doc

Nome:

Daniel Rutkowski Soler

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Melo

Turma:

PRÁTICAS: DIURNO

ANDRONICO: 3ºE

Atividade:

Montando Circuitos Elétricos em Paralelo e Mistos

Plano de Aula:

Objetivos:

Esta aula tem, como principal objetivo, o de que os alunos manipulem circuitos elétricos em paralelo e em pararelo e em série (misto) e que, por meio disso, constatem a existência de determinadas propriedades específicas desses tipos de circuitos elétricos.

 

Pré-requisitos:

- Leitura do roteiro do experimento, entregue logo no início da feitura do experimento;
- Disposição para o trabalho coletivo, uma vez que o material do experimento deverá ser manipulado simultaneamente por mais de um aluno;
- Noções básicas sobre corrente elétrica e sobre funcionamento de uma pilha;
- Habilidade manual para se fazer desenhos simples de esquemas de um circuito elétrico.
- Noções sobre as propriedades básicas de circuitos em série, desenvolvidas no experimento anterior.

 

Dinâmica da Aula:

1) Apresentação da atividade: informar rapidamente aos alunos sobre a natureza do experimento e seus objetivos, explicando que os alunos deverão se separar em grupos, ler um roteiro de um experimento e segui-lo, realizando passo a passo as orientações do roteiro e respondendo as questões propostas.

2) Organização dos alunos: condução dos alunos até o laboratório de ciências. Separaçãos dos alunos em 6 grupos, já que dispomos de 6 kits do experimento. Fornecimento de um roteiro do experimento por grupo.

3) Comanda (enunciado) da atividade: reafirmação de reforço sobre a natureza do experimento e de seus objetivos, bem como leitura coletiva do início do roteiro do experimento, para que alunos se atentem para a existência de cada mateiral pertencente ao kit, e para que, eventualmente, sejam levantadas dúvidas iniciais dos alunos.

4) Possíveis dificuldades: mal funcionamento do equipamento, e não acendimento das lâmpadas, devido a mal contatos, baixa carga das pilhas ou mesmo queima das lâmpadas. Dificuldades de manuseio dos materiais por parte dos alunos, não montando o circuito corretamente, de maneira a que ele se feche devidamente e as lâmpadas se acendam.

5) Respostas esperadas: espera-se que os alunos comparem, de forma escrita e qualitativa, as diferentes características dos circuitos elétricos montados (intensidade de brilho das lâmpadas, intensidade de corrente elétrica em cada lâmpada, intensidade da voltagem entre os terminais de cada lâmpada, e dependência da passagem de corrente por cada elemento do circuito para que ele se mantenha fechado).

6) Fechamento e síntese: ao final do experimento, coletivamente os alunos deverão informar o que observaram (quais as diferenças de intensidade de brilho, de corrente e de voltagem em cada lâmpada, e sobre a dependência entre as correntes que passam por cada lâmpada). além de responderem a todas as questões do Roteiro, particularmente aquelas finais, da parte Síntese, em que os principais conceitos que precisariam ser aprendidos durante o experimento são retomados, na forma de enunciados que devem ser completados com palavras-chave.

7) Avaliação: as próprias respostas às questões colocadas no roteiro do experimento serão utilizadas como meio de avaliação da compreensão dos alunos a respeito dos fenômenos envolvidos.

Roteiro: Documento Word 3_montando_um_circuito_eletrico_PARALELO e MISTO_DANIEL_final.doc

Nome:

Alberto e Lucas

Escola:

E.E. Andronico de Mello

Turma:

1° C e D

Atividade:

Aceleração na descida

Plano de Aula:

Plano de aula 3 – Aceleração na descida

 

Material utilizado

 

• Cronômetro

• Canetinha

• 1 Bola de gude

• Calhas de 2 metros

• Papel sulfite

• Trena

 

Objetivo

 

Introduzir na prática o conceito de aceleração através da gravidade por uma experiência simples que aproxima o conteúdo proposto com a realidade cotidiana dos alunos.

 

Contexto

 

A aceleração é um conceito muito mal explicado pelo senso comum, e na maioria das vezes é confundido com velocidade. Esse experimento permite ilustrar as diferenças entre velocidade e sua variação, ou seja, a aceleração.

 

O plano inclinado por outro lado composto com a gravidade podem auxiliar na compreensão de forças (peso) e sua relação com quão rápido um objeto pode acelerar e consequentemente aumentar sua velocidade. Estes dois elementos são largamente utilizados nos problemas teóricos de leis de Newton e certamente irão apoiar os estudantes na compreensão prática do fenômeno.

 

Conceitos fundamentais

 

Conhecimento dos conceitos de aceleração, gravidade e movimento em plano inclinado.

 

Desenrolar da aula

 

Introdução do assunto - explicar como a aceleração (no caso provocada pela gravidade) é fundamental para o cotidiano, através do experimento. (5 minutos)

Apresentação do experimento – Ler, junto à sala, o roteiro e explicar as características da experiência. (8 minutos)

Divisão da turma – a sala será dividida em 6 grupos.

Experimento prático (7 minutos)

Discussão dos resultados conjuntamente – será aberta a oportunidade para todos externarem suas opiniões e discutirem as mesmas. (10 minutos)

Avaliação – Resposta de problemas do roteiro (10 minutos)

 

Circunstâncias esperadas

 

Espera-se pouco ou nenhum conhecimento prévio, a aula em si tem caratér introdutório, e ao decorrer da experiência assume um papel bem aprofundado no fixamento dos conceitos relevantes propostos. O intuito do experimento é aproximar uma idéia simples, a aceleração, do aluno de modo que, ele tenha totais condições de apontar tais elementos vistos em aula na sua vida prática, para isso esperamos que eles consigam notar as diferenças de velocidade em cada trecho no plano e associar essa variação a aceleração que a gravidade proporciona a todos os corpos.

Roteiro: Documento Word Roteiro 3.doc

Nome:

Guilherme e Luis

Escola:

E.E. Prof. Andronico de Mello

Turma:

1º N e 1º O

Atividade:

Energia na Descida

Plano de Aula:

Objetivo

Esta aula vai continuar o trabalho realizado na aula experimental anterior, e tem como objetivo trabalhar os mesmo conceitos tambem (energia cinética, potencial e trabalho).

Dinâmica de aula

Apresentação de atividade: distribuição e leitura do roteiro. Como os alunos já tiveram contato com o assunto, não esperamos dificuldades com a atividade.

Organização dos alunos: devido ao número de bancadas, serão 5 grupos, o que dá uma média de 5 a 6 alunos por grupo.

Respostas esperadas: por ser uma continuação, revendo parte dos conceitos, os alunos deverão apresentar facilidade na maior parte do experimento. A última parte, que aborda assunto novo, poderá causar mais questionamentos e dificuldades. Por tambem envolver contas, será a parte mais difícil da aula.

Avaliação: é feita através da análise das respostas dadas pelos alunos aos questionamentos presentes no roteiro.

Roteiro: Documento Word Energia na Descida.doc

Nome:

Ione Messias

Escola:

EE Prof. Andronico de Mello 

Turma:

3º Ano - Ensino Médio

Atividade:

Montando Circuitos Elétricos em Paralelo e Mistos

Plano de Aula:


Objetivos: Através do experimento, apresentar aos alunos circuitos elétricos diferentes, possibilitando o conhecimento de ligações em série, em paralelo e mista, bem como os resultados diferentes obtidos em cada um deles, conforme proposto também pela professora da classe.

Requisitos: Conceitos básicos de eletricidade (circuitos elétricos), trabalho em grupo para montagem e compreensão do roteiro.

Conteúdo do experimento:  Circuitos em Série, circuitos em paralelo e circuitos mistos.

Procedimentos em laboratório:  Trabalhar com os alunos no laboratório de ciências orientá-los a trabalhar em grupos. Repassar o roteiro desenvolvido com a classe, esclarecendo dúvidas quanto a montagem e desenvolvimento do trabalho. É importante também que ao desenvolver este experimento o aluno crie dúvidas quanto ao manuseio, montagem e resultados do experimento, para que estas dúvidas sejam esclarecidas ainda em laboratório. É importante salientar e observar junto ao grupo que esta atividade também faz parte do cotidiano (Por exemplo: o modelo de ligação elétrica em residências e o que pode acontecer caso sejam feitas alterações descritas no roteiro).

**Podemos ainda pensar em alguns pontos que podem dificultar o desenvolvimento do roteiro, como, por exemplo, o mau funcionamento de lâmpadas, pilhas entre outros materiais.

Método de Avaliação:  A avaliação será feita através do próprio roteiro, sendo o conteúdo fixado através da síntese onde os alunos devem compreender e fixar os conceitos fundamentais trabalhados no experimento.

 

Roteiro: Documento Word Circuitos.doc

Nome:

Helton C. Martinez

Escola:

E. E. Andronico de Melo

Turma:

3º B

Atividade:

Montando um Circuito Elétrico em Paralelo*

Plano de Aula:

Objetivos: nas casas, nos hospitais, nas escolas, eles estão em todo lugar; os circuitos elétricos

fazem parte do dia a dia do aluno sem que este o perceba (até queimar o chuveiro elétrico). O objetivo

desse experimento é de mostrar as diferentes características dos circuitos de associação em paralelo

e mista e entender o seu funcionamento.

 

Pré-requisitos: leitura: do roteiro e de esquemas representacionais de circuitos elétricos; organização

para trabalhar em grupo; noções de: corrente elétrica e tensão.

 

Dinâmica da aula: Começará com a tradicional apresentação (do que será trabalhado no laboratório) na

sala de aula; depois de se deslocar até o laboratório serão os fornecidos os kits e os roteiros; depois, o

acompanhamento entre os grupos.

 

Possíveis dificuldades: alguns alunos podem não ter se apropriado de alguns ou todos os pré-requesitos;

podem haver dificuldades de carater técnico: pilhas fracas, número de lâmpadas insuficiente, etc.

 

Fechamento, síntese e avaliaçã: no final do roteiro há pequenas frases onde o aluno, após ter feito o experimento

e respondido às questões, deverá completar as lacunas existentes, sistematizando assim, o que foi aprendido durante

a atividade.

 


 

 

Roteiro: Documento Word 3_montando_um_circuito_eletrico_PARALELO_DANIEL.doc

Nome:

Dricia Querino

Maria C. Melo

Renato Oliveira

Escola:

Andronico de Melo

Turma:

3°G

Atividade:
Plano de Aula:

Plano de aula – Atividade 3

Grupo: Dricia Querino, Maria Melo e Renato Oliveira

Escola: Andronico de Melo

Atividade: Montando circuitos com resistores – Parte 1: Associação de resistores em série. 

Objetivo: Identificar no circuito uma associação em série e neste tipo de associação perceber quais grandezas são constantes e quais variam.

Pré - Requisito:

Conhecimento qualitativo de algumas grandezas: resistência, corrente e voltagem.

Leitura de enunciados e procedimentos;

Problematização:

Os alunos receberão um circuito com lâmpadas associadas em série e pilhas, eles farão algumas medidas para determinar quais grandezas permanecerão constantes e quais não. Além de ter que pensar qual caminho a corrente segue e porque as outras lâmpadas apagam quando uma é retirada da associação.

Atividade:

Solicitaremos a formação de grupos e distribuiremos os roteiros e materiais.

Faremos uma breve discussão das grandezas física que serão abordadas neste experimento, pois não sabemos se eles têm familiaridade com os conceitos de resistência e voltagem. O conceito de corrente sabemos que eles têm algum conhecimento porque foi o tema da experiência da aula passada.

Pediremos aos alunos que analisem o roteiro e que façam as medidas solicitadas no roteiro.

Acompanharemos a atividade circulando entre os alunos e auxiliando-os nas medidas

Após a montagem da atividade e das medidas solicitaremos que os alunos respondam as perguntas do roteiro e vamos circulando para auxiliá-los nessa tarefa.

Possíveis dificuldades:

Prevemos que os alunos possam ter dificuldades com os conceitos de resistência e voltagem.

Roteiro: