Plano de aula – Aula 3 – Experimento “Plano inclinado”.
Objetivos:
O experimento desta aula está relacionado ao experimento realizado nas aulas anteriores, em que estudamos a velocidade da esfera em um tubo inclinado com óleo em seu interior, ou seja, um caso de MRU. Nesta atividade iremos estudar um movimento no qual a velocidade do corpo não pode ser considerada constante.
Seguiremos problematizando a questão da coleta e do tratamento dos dados de modo a fazer com que os dados se transformem em uma informação com significado dentro do contexto de estudo, iremos pensar sobre como o conceito de velocidade média pode nos auxiliar na investigação a respeito do comportamento da velocidade ao longo do tempo.
Assim, os objetivos desse experimento são utilizar, em um novo contexto, conceitos, procedimentos instrumentais e de cálculos já estudados na atividade anterior.
Pré-requisitos:
Dinâmica da aula:
Apresentação:
Leitura individual e silenciosa do item “Retomada da atividade 1”. Após a leitura, o professor relembra o que foi feito no exeperimento anterior e abre para questões. Em seguida mostra o aparato experimental e o que deverá ser feito na aula. Em seguida dá um tempo para que planejem o experimento.
Organização:
Os alunos deverão ser separados em 6 grupos. Cada grupo recebe um kit com o material e cada aluno recebe um roteiro no qual deverá fazer os seus registros.
Comanda:
Roteiro do experimento (anexo)
Possíveis dificuldades:
Respostas esperadas:
Espera-se que os alunos calculem velocidade médias cada fez maiores à medida que o deslocamento da esfera no plano inclinado fica maior, e que percebam que a velocidade não fica constante, ao contrário do que aconteceu no experimento da aula anterior.
Fechamento e síntese:
Socialização das conclusões dos grupos. O professor pede para que cada grupo diga a que conclusões chegou, justificando. O professor diz que, quando a velocidade não é constante, um conceito muito útil é o conceito de aceleração, que é uma medida do aumento da velocidade, e apresenta matematicamente o conceito.