Relatório de Regência (RR)
Instruções para elaboração do relatório de regência
As diretrizes abaixo são uma sugestão para a organização da apresentação da análise do episódio escolhido por você ou por seu grupo. Esta apresentação escrita deve ser sucinta, usando algo em torno de 3 páginas.
A análise da implementação da proposta de estágio não deve ser a descrição de toda a implementação, mas, sim, o posicionamento reflexivo e crítico do grupo sobre um episódio que tenha chamado a atenção e sobre as condições e causas que determinaram que aquela situação sucede do modo como sucedeu.
Cada análise será única, mas, para que o texto possa ficar bem organizado e estruturado, recomendo que busquem respeitar os seguintes pontos:
a) Introdução: em que seja apresentada a temática: no caso, o episódio em análise, contextualizando a situação de ensino, a turma e outras características do entorno que sejam importantes para a compreensão do que ocorreu.
b) Discussão: em que se explora a temática: no caso, os textos devem mencionar não apenas o que houve, mas hipóteses sobre como aquele fato ocorreu.
c) Conclusão: onde o texto deve reafirmar o que já foi exposto, mostrando como as ideias apresentadas na “discussão” referendam as proposições trazidas na “introdução”.
d) Contribuições do estágio para a sociedade: discussão de possíveis contribuições que sua atuação no estágio pode ter gerado para a escola, para professoras/es e para os estudantes.
Para quem já é professora/professor: esta atividade pode ocorrer de dois modos e você deve escolher um deles e indicar à professora e à monitora de EDM0426:(1) Ministrar aulas da proposta didática a partir de uma metodologia com a qual não está habituada/o a trabalhar.
(2) Supervisionar a implementação de proposta didática por estagiários que estão em sua escola.
Caso escolha o modo (1): A análise do episódio deve seguir os passos mencionados nesta atividade enfatizando como foi a experiência de trabalhar uma metodologia com a qual não está habituada/o a trabalhar, destacando como e porque este modo de trabalhar é diferente do que está acostumada/o, os obstáculos, as dificuldades, as vantagens e a reação dos estudantes
Caso escolha o modo (2): A análise do episódio deve explorar o trabalho dos estagiários avaliando o trabalho realizado, especialmente em relação às interações possibilitadas e concretizadas (ou não) com os estudantes; aos desafios enfrentados pelos estagiários e como eles parecem ter sido transpostos; às experiências trazidas pelos estagiários que ajudam você a ponderar sobre seu trabalho como professora/professor.
Prazo de entrega: 15/12 às 23h59.
Bom trabalho!