Espaço para envio dos ensaios
Elaboração do ensaio
No final da unidade Motivação, cada grupo deverá elaborar um ensaio sobre o conteúdo da disciplina.
- No dia 01 de Julho (sexta-feira), ocorrerá um plantão para dúvidas do ensaio, das 09h às 10h, via Meet: https://meet.google.com/
- O ensaio é uma elaboração pessoal, desenvolvida em grupo. Deve refletir o impacto dos estudos motivacionais, levando em conta os interesses e iniciativas dos alunos e a relevância para está área de conhecimento. Poderá ter como tema, por exemplo, questões teóricas, questões sociais, experiências pessoais, questões do cotidiano, usando recursos de redação, de entrevistas, de análise de obras de arte, simulações de eventos, etc.
- Redigir um texto contendo o tema escolhido (é necessário descrever de forma clara o conteúdo do tema) e reflita o uso de conceitos motivacionais. Pode ser de um capítulo ou do livro todo do Cofer. Faça um diálogo entre os conceitos motivacionais, como você foi afetado por tudo que viu e ouviu nas aulas de Motivação.
- Deixar explícito no texto quais são os conceitos e processos motivacionais.
- A redação deve envolver: introdução, desenvolvimento e conclusão (embora não seja necessário explicitá-los na forma de itens).
- O importante é explicitar um diálogo argumentativo entre o fato examinado e os conceitos motivacionais (por exemplo: “Maria estava com alto nível de incentivo, entendido como um estímulo que...”).
- Outra maneira de explicitar os conceitos motivacionais é incluir, no final do ensaio, um item que defina e relacione os conceitos e os processos empregados no corpo do texto.
- Se houver citação de obras científicas, literárias ou artísticas, é preciso apresentar a referência completa da obra, seguindo as normas da APA (ver diretrizes da APA abaixo).
- Será entregue um único texto de cada grupo. O grupo pode dividir as partes entre os participantes ou eleger um redator. Não é preciso nomear quem escreveu qual parte do ensaio ou seu redator.
- Os critérios de avaliação serão:
a. pertinência do tema do ensaio com o programa da disciplina (peso 2);
b. desenvolvimento, com apresentação explícita de conceitos e processos psicológicos da disciplina (peso 4);
c. estrutura do texto do ensaio (partes de uma redação, clareza, etc - peso 2);
d. originalidade e relevância em relação às propostas da disciplina (peso 2).