Diagrama de temas
-
DISCIPLINA - PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS: MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Docentes responsáveis:
Unidade MOTIVAÇÃO: Prof. Dr. José Lino Oliveira Bueno
Unidade APRENDIZAGEM: Prof. Dr. Sebastião de Sousa AlmeidaDocentes estagiários: Ana Paula Silva Campagnoli, Edilaine Lilian Leticio, Gabriela Soares Tiburcio e Leandro Augusto Santos Pereira.
-
-
Referência bibliográfica básica: Charles Cofer: Motivação e Emoção, Editora Interamericana, 1972.
MÓDULOS:
- Capítulos 2 (Conceitos Motivacionais e seu Status Teórico) e 3 (Aspectos Biológicos da Motivação).
- Capítulos 4 (Emoções) e 5 (Estimulação Externa).
- Capítulos 6 (Incentivos e Reforço) e 7 (Alguns Sistemas Motivacionais no Ser Humano).
- Capítulo 8 (Conflito e Teorias de Equilíbrio ou Consistência).
Desenvolvimento de cada módulo:
1ª Aula: 8h às 10h
Leitura dos capítulos. Discussão do questionário (compreensão do autor).
- Exercício.
2ª Aula: 10h às 12h
Seminários. Apresentações orais pelos alunos do grupo responsável pelos fichamentos dos capítulos (crítica ao autor).
- Avaliação dos seminários pelos grupos.
- Tarefa, fora do período de aula: leitura dos próximos capítulos e preenchimento do questionário.
Elaboração do ensaio
No final da Unidade Motivação, cada grupo deverá elaborar um ensaio sobre o conteúdo da disciplina. Sugestão de tema: Culpa e Castigo.
Atividades em grupo
Praticamente todas as atividades serão realizadas em grupos, com 5 ou 6 alunos.
Esses grupos deverão se reunir fora do período de aula para discutir propostas de seminários baseadas no levantamento bibliográfico. As apresentações orais dos seminários do grupo, durante a aula, serão individuais.
Os grupos se reunião durante as aulas para discussão prévia dos questionários e realização dos exercícios.
Representantes de Classe
Os alunos indicados pela classe estarão em comunicação constante com os docentes (via e-mail) para discussão do andamento das tarefas da disciplina. -
Instruções para a realização do questionário dos capítulos - Cofer
a) Os alunos devem se reunir com seus grupos, fora do período de aula, para o preenchimento do questionário correspondente aos capítulos da semana.
b) As respostas das questões em negrito deverão ser inseridas, INDIVIDUALMENTE, na plataforma até o início de sua respectiva aula.
Obs.: Todos os questionários deverão, obrigatoriamente, ser inseridos na plataforma e-disciplinas em formato PDF.
Instruções para realização dos exercícios complementares
Serão realizados exercícios complementares em sala de aula.
Os exercícios desenvolvidos em sala de aula deverão ser inseridos na plataforma até 23:50 do dia posterior à aula.
Obs.: Todos os exercícios complementares deverão ser inseridos individualmente, mesmo que realizados em grupo, em formato PDF.
-
Instruções para preparação de apresentações orais, pelo grupo responsável por um módulo, a serem feitas na 2ª aula de cada módulo:
a) Ler o capítulo escolhido pelo grupo;
b) Selecionar palavras-chave;
c) Fazer o levantamento bibliográfico nos bancos de dados;
d) Cada aluno do grupo vai escolher um artigo de interesse;
e) Para a 2ª aula: cada aluno do grupo do módulo escolhido:
- Fará uma apresentação oral de cerca de 6 minutos do artigo, resumindo-o e justificando a relação com o capítulo discutido.
- Vai entregar um fichamento do artigo, contendo:
- Referência bibliográfica completa seguindo as normas APA (informações sobre elaboração de fichamento disponíveis no sistema e-disciplinas).
- Resumo do artigo (pode ser o resumo do próprio autor).
- Frase sobre relação com o capítulo de Cofer – O artigo confirma, é contrário ou amplia Cofer?
Obs.: Todos os fichamentos do seminário a ser apresentado deverão ser inseridos individualmente em formato PDF. Este envio deve ser realizado até 24h após o final da respectiva aula.
Instruções com roteiro de leitura de artigos de textos teóricos (Seminários) :
1° Leitura — Compreender:
1 - Qual a área do texto?
2 - Qual o objetivo específico de conhecimento do autor neste texto?
3 - Quais as partes principais do texto? Como o autor organiza o texto para dar conta dos objetivos propostos?
2° Leitura — Interpretar:
4 - Quais os conceitos chave? Defina-os conforme o autor ou conforme a literatura pertinente.
5 - Quais as questões principais colocadas pelo autor ou por você.
6 - Quais os enunciados principais do texto? Como o autor responde as questões principais?
3° Leitura — Criticar:
7 - O que está errado?
8 - O que está faltando para que o objetivo do texto seja atingido?
9 - O texto é lógico? (se você não é capaz de indicar o que está errado, o que está faltando ou a ordenação não lógica dos argumentos, você deve concordar com o autor).
Exercícios dos seminários
Após os seminários do módulo, os alunos se reunirão em grupo para responder as questões. Em seguida, os grupos apresentarão estas respostas para a classe:
a) Qual o seminário foi mais relevante e por quê?
b) Qual o seminário foi o mais interessante e por quê?
Obs.: Todos os exercícios de seminário deverão ser inseridos individualmente, mesmo que realizados em grupo, em formato PDF. Este envio deve ser realizado até 24h após o final da respectiva aula.
-
Os seminários são apresentações orais. Os slides são suporte complementar para esta apresentação.
- Insira no slide os itens que estão sendo apresentados, para facilitar a compreensão da estrutura da apresentação. Insira figuras, tabelas ou imagens que são importantes para a descrição do que está sendo apresentado.
- Alguns desenvolvimentos (procedimento, resultados, etc.) podem ser esquematizados ou resumidos no slide.
- Frases completas devem ser inseridas somente se forem enunciados relevantes, tais como conceitos-chave, objetivos, resultados, conclusões, etc. Mas, estas frases precisam ser primeiro lidas pelo palestrante, antes de serem explicadas porque o participante não deve enfrentar a competição entre prestar atenção na fala do palestrante ou ler a frase que está no slide.
- Insira nos slides apenas informações essenciais e com letras suficientemente grandes para serem lidas. O uso de diferentes cores e tamanhos das letras pode ajudar a salientar o que é relevante e diferenciar elementos ou partes da apresentação.
- As informações devem ocupar a maior área do slide. Outros detalhes (molduras decorativas, imagens de fundo, etc.) não devem ser mais salientes que o texto com as informações.
- O seminário programado tem uma duração muito curta. Portanto, considere que o resumo do estudo apresentado pelo palestrante será avaliado pelos seguintes critérios: há erros; faltou um elemento importante (por ex., não apresentou os objetivos, ou a metodologia); faltou clareza e ordenação lógica.
- Será considerada para avaliação a descrição da relação que este artigo apresentado tem com o texto do Cofer (se confirma, se se contrapõe, se amplia). Não se esqueça que Cofer expõe abordagens de outros autores; portanto, considere se esta relação é com a abordagem descrita por Cofer ou se é com a conclusão que Cofer tira da apresentação desta abordagem.
-Para seminários de artigos teóricos a recomendação é que a estrutura da apresentação se oriente pelo roteiro de leitura (leitura 1. compreensão; leitura 2. interpretação; leitura 3. crítica).
-
No final da unidade Motivação, cada grupo deverá elaborar um ensaio sobre o conteúdo da disciplina.
- O ensaio deve refletir a leitura sobre o texto do Cofer e as críticas geradas pelos seminários. É a oportunidade para a elaboração mais pessoal (ainda que em grupo) da compreensão e crítica do que foi desenvolvida na disciplina. Sugerimos que o ensaio seja discutido e desenvolvido em reuniões do grupo e que um membro do grupo se encarregue da redação de um rascunho, antes da versão final.
- O ensaio não se prende necessariamente ao capítulo que foi discutido nos seminários do grupo.
- A forma de apresentação do ensaio é uma redação, mas esta pode considerar outras atividades programadas, tais como entrevistas, análise de obras de arte, experiências pessoais, etc.
Critérios de avaliação do ensaio:
a) Pertinência do tema do ensaio com o programa da disciplina (peso 2);
b) Desenvolvimento, com apresentação explícita de conceitos e processos psicológicos da disciplina (peso 4);
c) Estrutura do texto do ensaio (redação, clareza, etc) (peso 2);
d) Originalidade e relevância em relação às propostas da disciplina (peso 2).
Obs.: O capítulo 1 não envolverá roteiros de leitura. Os capítulos 2 e 3; 4 e 5; 6 e 7 foram agrupados em módulos.
-
-
-
Referência bibliográfica básica.
Os subtópicos dos capítulos marcados em amarelo não são de leitura obrigatória. -
Referência bibliográfica básica.
Os subtópicos dos capítulos marcados em amarelo não são de leitura obrigatória. -
Referência bibliográfica básica.
Os subtópicos dos capítulos marcados em amarelo não são de leitura obrigatória. -
Avaliação da Unidade Motivação
- Entrega individual do questionário de cada capítulo, respondidos pelo grupo, em cada aula (peso 1);
- Média obtida com os exercícios de cada aula e avaliações dos seminários pelos grupos (peso 2);
- Apresentação dos Seminários: fichamento (peso 1,5) e apresentação oral (peso 2,5);
- Redação em grupo do ensaio (peso 3).
-
-
Data da aula: 29/03/2023
1ª Aula - 08 às 10h - Questionário sobre o capítulo 1.
2ª Aula - 10 às 12h - Instruções para seminários: preparação das apresentações orais. -
12/04/2023
1ª Aula - 08 às 10h - Questionário sobre os capítulos 2 e 3.
2ª Aula - 10 às 12h - Seminários: grupos 1 (capítulo 2) e 2 (capítulo 3). -
19/04/23
1ª Aula - 08 às 10h - Questionário sobre os capítulos 4 e 5.
2ª Aula - 10 às 12h - Seminários: grupos 3(capítulo 4) e 4 (capítulo 5). -
26/04/23
1ª Aula - 08 às 10h - Questionário sobre os capítulos 6 e 7.
2ª Aula - 10 às 12h - Seminários: grupos 5 (capítulo 6) e 6 (capítulo 7). -
03/05/23
1ª Aula - 08 às 10h - Questionário sobre o capítulo 8
2ª Aula - 10 às 12h - Seminários: grupo 7 (capítulo 8) -
10/05/2023 - Redação dos ensaios.
16/05/2023 - Entrega dos ensaios.
-
Elaboração do ensaio
No final da unidade Motivação, cada grupo deverá elaborar um ensaio sobre o conteúdo da disciplina.
- No dia 01 de Julho (sexta-feira), ocorrerá um plantão para dúvidas do ensaio, das 09h às 10h, via Meet: https://meet.google.com/
gkj-qzvf-hga .- O ensaio é uma elaboração pessoal, desenvolvida em grupo. Deve refletir o impacto dos estudos motivacionais, levando em conta os interesses e iniciativas dos alunos e a relevância para está área de conhecimento. Poderá ter como tema, por exemplo, questões teóricas, questões sociais, experiências pessoais, questões do cotidiano, usando recursos de redação, de entrevistas, de análise de obras de arte, simulações de eventos, etc.
- Redigir um texto contendo o tema escolhido (é necessário descrever de forma clara o conteúdo do tema) e reflita o uso de conceitos motivacionais. Pode ser de um capítulo ou do livro todo do Cofer. Faça um diálogo entre os conceitos motivacionais, como você foi afetado por tudo que viu e ouviu nas aulas de Motivação.
- Deixar explícito no texto quais são os conceitos e processos motivacionais.
- O formato é a estrutura lógica de ensaio, uma redação argumentativa, não precisa ser experimental ou revisão teórica. Algumas orientações:- A redação deve envolver: introdução, desenvolvimento e conclusão (embora não seja necessário explicitá-los na forma de itens).
- O importante é explicitar um diálogo argumentativo entre o fato examinado e os conceitos motivacionais (por exemplo: “Maria estava com alto nível de incentivo, entendido como um estímulo que...”).
- Outra maneira de explicitar os conceitos motivacionais é incluir, no final do ensaio, um item que defina e relacione os conceitos e os processos empregados no corpo do texto.
- Se houver citação de obras científicas, literárias ou artísticas, é preciso apresentar a referência completa da obra, seguindo as normas da APA (ver diretrizes da APA abaixo).
- Diretrizes da APA: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/112/96/493-2- Será entregue um único texto de cada grupo. O grupo pode dividir as partes entre os participantes ou eleger um redator. Não é preciso nomear quem escreveu qual parte do ensaio ou seu redator.
- Os critérios de avaliação serão:
a. pertinência do tema do ensaio com o programa da disciplina (peso 2);
b. desenvolvimento, com apresentação explícita de conceitos e processos psicológicos da disciplina (peso 4);
c. estrutura do texto do ensaio (partes de uma redação, clareza, etc - peso 2);
d. originalidade e relevância em relação às propostas da disciplina (peso 2).
-
-
23/03/2022
-
Bibliografia
Hill, F.H. Aprendizagem: uma resenha das interpretações psicológicas. Rio de Janeiro, Guamnabara Dois, 1981.
Sahakian, W.S. Aprendizagem, sistemas, modelos e teorias. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
Catania, A.C. Aprendizagem. Comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre, Artmed, 1977.
Lefrancois, G.R. Teorias da aprendizagem. São Paulo, Cengage Learning, 2008.
- Cada aula corresponde a um capítulo (ou parte) dos livros;
- Cada tarefa está indicada como um item deste tópico;
- As aulas estão divididas entre:
1ª Parte: Teórica (com vídeo, leitura prévia do capítulo e questionário).
- Ao clicar no item você abre as instruções e o material da atividade.
2ª Parte: Seminários.
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula;
- Apresentação de seminário de 5 minutos por pessoa.
-
-
Vídeo da Aula 1 - Introdução
Monitor: Tatiana Cristina Ferreira
tatyferreira@usp.br
Por favor, desconsiderar o cronograma apresentado no início do vídeo.
O cronograma de aulas válido está anexo acima. -
Monitor: Tatiana Cristina Ferreira
tatyferreira@usp.br
-
Data: 30/03/2022
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo 1 do Hill para esta aula;
- Os alunos poderão assistir previamente o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas da aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (31/03).
-
-
Monitor: Tatiana Cristina Ferreira
tatyferreira@usp.br
-
Data: 01/04/2022
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo 2 do Hill para esta aula;
- Os alunos poderão assistir previamente o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (02/04);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-
-
Monitor: Gabriela Soares Tiburcio
gstiburcio@usp.br
-
Data: 06/04/2022
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo 3 do Hill para esta aula;
- Os alunos poderão assistir previamente o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (07/04);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-
-
Monitor: Gabriela Soares Tiburcio
gstiburcio@usp.br
-
08/04/2022
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo 3 do Hill para esta aula;- Os alunos poderão assistir previamente o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (09/04);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-
-
Monitor: Edilaine Lilian Leticio
edillaine@usp.br
-
20/04/2022
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo 5 do Hill para esta aula;
- Os alunos poderão assistir previamente o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (21/04);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-
-
Monitor: Edilaine Lilian Leticio
edillaine@usp.br
-
Data: 27/04/2022
- Os alunos poderão assistir previamente o vídeo do professor sobre o capítulo;
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo 5 do Hill.
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (28/04);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-
-
-
Data: 29/04/2022
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo 8 do Hill.
- Para esta aula e assistir o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (30/04);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-
-
-
Data: 04/05/2022
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo 8 do Hill para esta aula
- Assistir o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (05/05);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-
-
-
Data: 06/05/2022
Os alunos deverão ler o capítulo " Sobre a generalidade das leis da aprendizagem (Sahakian)" para esta aula.
Esta aula é continuidade do assunto da aula anterior, portanto, o vídeo da última aula também serve para explicação do conteúdo apresentado neste capítulo.
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo para esta aula;
- Os alunos poderão assistir previamente o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (07/05);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-
-
-
Data: 11/05/2022
Os alunos deverão ler o capítulo "Reações de defesa específicas da espécie (Sahakian)" para esta aula
- Os alunos deverão ler previamente o capítulo para esta aula;
- Os alunos poderão assistir previamente o vídeo do professor sobre o capítulo;
Tarefas de cada aula
- Envio do roteiro de questões respondido no sistema até o final do dia seguinte à aula (12/05);
- Apresentação de seminário de 5 minutos.
-