Exercício sobre Jogos
A turma deverá se dividir em 4 grupos:
Cada grupo deverá:
- listar 5 jogos cooperativos que conhecem e descrever sinteticamente para compreendermos como é o jogo
- cada grupo deverá escolher 1 das situações abaixo e propor um jogo ou sua adaptação (no material e/ou no processo e/ou regras para favorecer a participação de todxs.)
- e considerando o jogo cooperativo, qual poderiam sugerir para ser utilizado na situação escolhida pelo grupo?
Situação 1:
Ana Cristina, criança de 10 anos, com déficit cognitivo, sindrome de Down, bastante interativa e carinhosa. Família (constituída de pai, mãe, dois irmãos adolescentes, avo paterno) costuma se reunir para jogos de baralho, mas Ana não consegue acompanhar as regras. A familia pensou em usar outros jogos que possam integrar todos.
Quais jogos poderiam ser propostos? Quais adequações, adaptações poderiam ser feitas e orientações na dinâmica do jogo poderiam ser dadas?
Situação 2:
Lee, 17 anos, filho de imigrantes asiáticos, reside no Brasil há 2 anos. No primeiro ano não se matriculou no ensino publico no qual ingressou recentemente. Fala muito pouco o idioma português, e é bastante introspectivo. Em horários de intervalos escolares, a sua classe utiliza-se de jogos ou esporte. Um dos jogos utilizados é o imagem e ação.
Quais adequações, adaptações poderiam ser feitas e orientações na dinâmica do jogo poderiam ser dadas para que possibilitasse oportunidade de interação desse adolescente?
Situação 3:
Antonio, senhor de 45 anos, atualmente apresenta baixa visão, identificando tipos ampliados e negritados. No seu bairro há um grupo de homens que se reúnem aos fins de semana para rodada de Dominó na praça. Antonio gostaria de participar mas não consegue identificar as peças suas e as da mesa.
Quais adequações, adaptações poderiam ser feitas e orientações na dinâmica do jogo poderiam ser dadas para que possibilitasse oportunidade de participação do Sr. Antonio?
Situação 4:
Maria, mulher de 85 anos, não alfabetizada, está iniciando sua participação em um centro de convivência para idosos. O grupo que já frequenta este local há mais tempo, costuma jogar “stop”. O grupo gostaria que incluir Maria, mas não sabe como fazê-lo pelo fato de ela não saber ler e escrever.
Como vocês poderiam criar um jogo com dinâmica semelhante ao "Stoop" adequando-se à situação de Maria?