QUESTÃO SOBRE "CASA GRANDE & SENZALA" E "JUBIABÁ"
ECLLP I – 1O./2019
QUESTÃO TÓPICO 2 – CASA GRANDE & SENZALA
Estabeleça possíveis relações entre o aspecto do ponto de vista da câmera do filme Jubiabá, de Nelson Pereira dos Santos (1986) e o capítulo lido do livro Casa grande & senzala, de Gilberto Freyre (1a ed. 1933).
Instruções:
- Você pode assistir ao filme todo no YouTube (cf. link em nossa página do Moodle), mas analise apenas os minutos 1 a 20 e 40 a 49 do filme.
- Tamanho sugerido: 2 páginas digitadas (máximo 3 páginas).
- Entrega apenas pelo Moodle, até a aula seguinte à proposição da questão (não serão aceitos trabalhos em papel, na secretaria ou atrasados).
Verbete do Dicionário teórico e crítico de cinema, de Jacques Aumont e Michel Marie:
“Ponto de vista –
Se excetuarmos um sentido hoje obsoleto (‘lugar de onde uma coisa deve ser colocada para ser bem vista’), língua dá a essa expressão três registros de significação, todos três atestados na teoria do cinema:
1. Um lugar, real ou imaginário, a partir do qual uma representação é produzida. É o ponto do qual um pintor que utiliza a perspectiva linear organiza seu quadro; é também, no cinema, o ponto imaginário, eventualmente móvel, do qual cada plano foi filmado. Esse ponto de vista é com frequência identificado com o olhar, e, em um filme narrativo, a questão será saber se esse olhar pertence a alguém: a um personagem (plano ‘subjetivo’), à câmera, ao autor do filme ou a seu enunciador ou ‘mostrador’ (Gaudreault). A marcação mais ou menos insistente desse ponto de vista corresponde aos diversos graus de ocularização (Jost). [...]”
Outros termos técnicos trabalhados em aula: quadro, plano (plano panorâmico, plano médio ou americano, close-up), plano (em oposição a quadro), plongée e contra-plongée.