Sequência Didática
Elaborar SD tendo as discussões sobre multiculturalismo e interculturalismo como direcionamento para proposição da temática escolhida.
Pode ser selecionado qualquer ano/série, assim como ser definido o número de aulas necessário para concretização da proposta.
É importante que a SD esteja direcionada a uma dada realidade escolar/institucional (pode ser considerado o local de estágio) e que as atividades sugeridas colaborem para a concretização dos objetivos definidos.
A SD deve levar em consideração também a metodologia dialética em sala de aula (VASCONCELLOS, 1992) e ser realizada em grupo (até 5 integrantes).
Estrutura da SD:
Título e delimitação do assunto: temática ou atividade a ser desenvolvida; ano/série em que será desenvolvida a proposta.
Objetivos: o que pretende alcançar.
Metodologia e procedimentos de ensino: procedimentos – estratégias, técnicas utilizadas.
Recursos utilizados: os recursos materiais são os instrumentos que poderão ser disponibilizados para o trabalho sugerido. Devem ser indicados materiais de fácil acesso tanto para o uso do professor, como dos alunos.
Avaliação: procedimentos utilizados para avaliar o projeto – como será avaliado, instrumentos de avaliação. Para saber se os objetivos foram atingidos, é preciso avaliar as tarefas ou metas que o aluno deverá realizar para dominar e conhecer o assunto ou tema. Podemos elaborar avaliações ao final de cada meta, ou pequenas avaliações ao final de cada etapa e a avaliação final, desde que demonstrem que o objetivo foi atingido. É necessário o uso de diferentes instrumentos para poder avaliar de forma segura aquilo que foi ensinado.
Cronograma: os prazos para o cumprimento das tarefas propostas. Estabelecer horas/aula para a realização da SD.
Bibliografia: Indique todas as fontes consultadas.
Anexos: Anexar textos, documentos ou outros materiais didáticos que foram utilizados.