Opções de inscrição
Aula introdutória: apresentação do curso (08/03) Unidade I – O sistema atlântico ibérico.
1. O problema da expansão europeia (15/03)
Texto: Felipe Fernández-Armesto, “Los imperios en su contexto global, c.1500-c1800”.
In: Debates y Perspectivas. Cuadernos de Historia y Ciencias Sociales (“Las tinieblas
de la memoria. Una reflexión sobre los imperios en la Edad Moderna”, coord.. Manuel
Lucena Giraldo), n.2, sep. 2002, pp.27-45.
2. A conquista da América: a formação da Nova Espanha e do Peru (22/03) Texto: Steve J. Stern, “Paradigmas da conquista, história, historiografia e política”. In: Heraclio Bonilla (org.) Os conquistados. 1492 e a população indígena das Américas. (1a ed.ingl: 1992; trad.port.) São Paulo: Hucitec, 2006, pp.27-66.
3. O debate ideológico sobre a conquista do Novo Mundo (5/04) DOCUMENTO: Frei Bartolomé de Las Casas. Brevíssima Relação da Destruição das Índias Ocidentais. (1aed: 1552. Trad.port.) Porto Alegre: L&PM, 1984, pp.27-38.
4. Mineração e mercados internos na América espanhola (12/04)
Texto: Paula C. Zagalsky, “Trabalhadores indígenas mineiros no Cerro Rico de Potosí:
seguindo os rastros de suas práticas laborais (séculos XVI y XVII)”. In: Alexandre
Belmonte & Christine Hunefeldt (orgs.) As Minas e o Cotidiano do Mineral.
Experiências Humanas Coloniais. RJ: Estudos Americanos, 2018, pp. 75-121.
19 de abril: Seminário 10 Anos LabMundi/USP
5. O sistema atlântico ibérico (26/04)
Texto: J. H. Elliott, “A Espanha e a América nos séculos XVI e XVII”, in Leslie Bethell
(org.), História da América Latina. Vol. 1: América Latina Colonial. (1a ed. ingl: 1985;
trad.port.) São Paulo/ Brasília: EDUSP/FUNAG, 1997, pp.283-338.
AVALIAÇÃO I: Prova escrita a ser postada no Moodle às 23h30 do dia 26/04. Data máxima de entrega (via Moodle): dia 29/04, segunda-feira, 12h.
Unidade II – O sistema atlântico do noroeste europeu.
6. A montagem do sistema atlântico no noroeste europeu (03/05)
Texto: Eric Williams, Capitalismo e escravidão (1a ed: 1944; trad.port) São Paulo:
Companhia das Letras, 2012, Capítulos 1: "A origem da escravidão negra", 2: "O
desenvolvimento do tráfico de escravos"; 3: "O comércio britânico e o comércio
marítimo triangular", pp.25-131.
7. A escravidão no Caribe inglês e francês, c.1650-1790 (10/05)
Texto: Williams, Capitalismo e escravidão, Capítulos 4: "Os interesses econômicos das
Índias Ocidentais"; 5: "A indústria britânica e o comércio marítimo triangular"; 6: A
Revolução Americana", pp.132-181.
8. A América inglesa continental e seu processo de independência (17/05) Texto: Edmund Morgan, “Escravidão e liberdade: o paradoxo americano”, in Estudos Avançados (1a ed. ingl.: 1970; trad.port.) 14 (38): 121-150, abril 2000.
9. A crise do sistema atlântico do noroeste europeu: o abolicionismo britânico (24/05)Texto: Williams, Capitalismo e escravidão, Capítulos 7: "O desenvolvimento do capitalismo britânico"; 8: "A nova ordem industrial"; 9: "O capitalismo britânico e as Índias Ocidentais"; 10: "A parte comercial da nação e a escravidão"'; 11: "Os Santos e a escravidão"; 12: "Os escravos e a escravidão"; 13: Conclusão, pp.181-287.
10. A crise do sistema atlântico do noroeste europeu: a Revolução do Haiti (07/06) Texto: Emília Viotti da Costa, “História, memória e metáfora: a revolta de escravos de 1823 em Demerara” (1988), in: A dialética invertida e outros ensaios. São Paulo: Ed.Unesp, 2014, 113-133.
Unidade III: O sistema atlântico ibérico em tempos de crise.
11. A crise do sistema atlântico ibérico: as reformas ilustradas (14/06) DOCUMENTO: Premoniciones de la Independencia de Iberoamérica. Las reflexiones de José de Ábalos y el Conde de Aranda sobre la situación de la América española a finales del siglo XVIII. Estudio de Manuel Lucena Giraldo. Madrid: Fundación Mapfre Tavera - Doce Calles, 2003.
12. Cuba na crise do Império espanhol e a escravidão atlântica oitocentista (21/06) Texto: Dale Tomich, “A riqueza do império: Francisco de Arango y Parreño, economia política e a segunda escravidão em Cuba”. In: Revista de História, 149: 11-43, 2o semestre de 2003.
AVALIAÇÃO II. Prova escrita em casa: distribuição dos temas no dia 28/06, entrega virtual no dia 30/06.
- Docente: Rafael de Bivar Marquese