Programação

  • Aula 1 - 17/03/22

  • Aula 2 - 24/03/22

  • Aula 3 - Barganha Distributiva

  • Aula 4- Negociação Integrativa

    Tarefas para a aula:

    1) Ler capítulo 3 do livro texto

    2) Ler o texto para o exercício de simulação antes da aula. É fundamental para que façam uma boa simulação (texto enviado por email).


  • Aula 5 - Planejamento de Negociação

    • Na atividade de planejamento de uma negociação, cada grupo deverá selecionar uma negociação futura que algum membro do grupo tenha que executar em breve. Após selecionar a negociação, os membros do grupo deverão preparar o planejamento, aplicando todas as 10 etapas do processo de planejamento previstas entre as pgs 104 e 118 do livro texto. Todos os grupos deverão submeter a atividade no Moodle até uma hora antes da aula. Três grupos serão sorteados e apresentarão seus trabalhos em sala. Assim, todos deverão estar preparados para apresentar seu planejamento em aproximadamente 20 minutos (a elaboração de um ppt é facultativa. Se acharem que conseguem explicar o planejamento sem o ppt, não é necessário elaborá-lo, mas lembrem-se de que o ppt pode facilitar muito a apresentação, principalmente em um cenário em que precisamos usar máscaras). 

      Ao elaborar seu planejamento, prestem atenção aos detalhes que o livro texto apresenta. Leia o capítulo e faça um resumo dos tópicos de planejamento, apresentando-o antes da atividade de Planejamento. Não se esqueçam de elaborar uma avaliação dos integrantes e contexto social da negociação, desenhando a figura 4.3 e posicionando os integrantes (item 7 do planejamento). 

      Fiquem atentos ao horário limite de submissão da atividade. Esta atividade não poderá ser entregue com atraso.

      Att. 

  • Aula 6 - Negociando Racionalmente

    • ROTEIRO

      1)      Selecione uma negociação que um dos membros do seu grupo de trabalho deverá realizar em breve.

      2)      Apresente a negociação, segundo os tópicos do livro COMO CHEGAR AO SIM. Ao apresentar o problema, explique o conteúdo teórico que o livro traz. Não se limite a apenas apresentar seu problema. Explique o que os autores Fisher, Ury e Patton estão sugerindo no livro e aplique, em seguida, o conceito ao seu problema.

      3)      Os tópicos que deverão ser abordados em seu trabalho:

      a.       O Problema – Não barganhe com as posições

      b.      O Método:

                                                                     i.      Separe as Pessoas do Problema

                                                                   ii.      Concentre-se nos Interesses, Não nas posições

                                                                  iii.      Invente Opções de Ganhos Mútuos

                                                                 iv.      Insista em Critérios Objetivos

      c.       SIM, MAS...

                                                                  i.      E Se Eles Forem mais Poderosos? (Desenvolva sua MAANA – Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo).

      4)      Prepare o material para entrega em word e uma apresentação simples, pois seu grupo poderá ser sorteado para apresentar o trabalho em sala. Serão sorteados entre 3 e 4 grupos para apresentar este trabalho no dia da entrega do mesmo.


  • Aula 7 - Caso de Ensino 1 - Barganha Distributiva e Integrativa

    • Verificar as instruções no ppt em anexo a esta tarefa.

      O caso para resolução também está em anexo.

  • Aula 8 - Prova Intermediária

    Todo o conteúdo da disciplina apresentado e discutido, incluindo leituras recomendadas, casos resolvidos e simulações realizadas em sala.

  • Aula 9 - Percepção e Comunicação

    A aula está organizada da seguinte forma:

    1a parte: aula dialogada, explicação do exercício a ser aplicado na 2a aula e teste.

    Levar impresso ou acessível digitalmente o arquivo com o teste sobre habilidades de comunicação, anexo a esta aula.

    2a parte: exercício a ser elaborado nas salas de RP e entrega das provas.

  • Aula 10 - Poder e Negociação

    1a parte da aula - apresentação de resolução do caso pelos grupos. Serão sorteados 3 grupos para a apresentação. Se necessário, preparar ppt para guiar a apresentação. A resolução do caso deverá ser feita no Moodle, em atividade específica, até o horário limite.

    2a parte da aula - dinâmica em grupo nas salas de RP.

  • Aula 11 - Negociações em grupo

    Leituras obrigatórias:
    REC – Lewicki, Barry, Saunders – pp 320 a 326  item 9.2 (em anexo à aula)
    Cap 10 do livro Fundamentos de negociação

  • Aula 12 - Negociações multilaterais e mediação

    Leituras obrigatórias: 

    REC – Lewicki, Barry, Saunders – pp 421. Item  13.1(em anexo à aula)

  • Aulas 13 e 14: Negociações Transculturais - 2a aula: Ética e Negociações

    1a. parte da aula: entregar caso de ensino resolvido (o link para adquirir o caso é https://store.hbr.org/product/wendy-peterson/913560?sku=913560-PDF-ENG

    2a parte da aula: Ética e Negociações - imprimir Sins Scale e levar para a sala arquivo em anexo à aula).

  • Prova Final

    As provas deverão ser elaboradas e entregues pelos grupos. Apenas uma pessoa do grupo deverá postar a resolução da prova. Caso alguém deseje, poderá entregar a prova de forma individual. Neste caso, a avaliação será diferente da avaliação que o grupo receberá. Se for este o caso, favor me avisar e entregar por email (tchristo@usp.br).

    Todos os textos utilizados nas provas representam situações reais. Caso o grupo julgue necessário, poderá consultar sites com mais dados, especificamente sobre a negociação apresentada na prova, citando esses sites e dados, ao responder as questões.  Ressalto que a pesquisa a outros sites não é obrigatória, mas poderá ser feita caso algum grupo sinta necessidade de mais informações para elaborar respostas mais completas. 

    A data de entrega é 10 de julho, com tolerância até 15 de julho. O prazo é longo e a expectativa é de que as questões sejam respondidas com a utilização dos conceitos relativos aos temas, de forma criteriosa, com explicações e com utilização de exemplos, conforme a demanda de cada questão.

    Att

    Tania Christopoulos

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