O objetivo da disciplina neste semestre é discutir como os avanços na área de modelagem de sistemas complexos podem ser utilizados em questões de teoria econômica, com atenção especial para a técnica de modelagem por agentes.
O objetivo desta disciplina é avançar os conceitos e técnicas de modelagem de Sistemas Complexos. Os estudantes verão técnicas analíticas avançadas no tema, com ênfase na teoria dos sistemas dinâmicos.
A disciplina apresenta os principais modelos teóricos de comércio internacional, as implicações econômicas do movimento de fatores de produção, os instrumentos de política comercial e suas consequências nos acordos preferenciais de comércio, e aplicações de sistemas complexos em redes de comércio internacional.
O objetivo da disciplina é apresentar as principais vertentes da teoria econômica (main stream) e as correntes de pensamento alternativas passíveis de aplicações via estratégias de sistemas complexos, especialmente apontando possibilidades em simulações computacionais para confrontar pressupostos e hipóteses de diferentes modelos e sugerir questões para investigação em modelagem de sistemas complexos.