1. Apresentar tipos de conhecimentos e crenças humanas, destacando a composição, importância e contribuições do conhecimento científico. Apontar a discussão atual sobre a importância do pensamento complexo em ciência, discutindo os limites do determinismo, fragmentação e reducionismo científico;
2. Apresentar a importância e a estrutura básica de construção do pensamento científico em Gerontologia, como também a postura do pesquisador;
3. Promover o raciocínio interdisciplinar amplo e a problematização do envelhecimento e da velhice vistos de maneira multideterminada e multifacetada, apresentando formas de investigação que fazem interface com a Gerontologia. Dar-se-á destaque as contribuições da área da Psicologia, Biologia, Ciências Sociais, Gestão e Saúde;
4. Apontar as etapas de realização de um projeto e desenvolvimento de pesquisa em Gerontologia, ressaltando a importância da escolha de métodos e técnicas de investigação coerentes com a fundamentação teórico-conceitual delineada. Destacar a importância da ética em ciência;
5. Elencar e discutir as fontes de financiamento e agências de fomento de pesquisa nacionais e internacionais, como também discutir o trajeto a ser realizado para atuar na área acadêmico-científica;
6. Apresentar bases de dados e técnicas para a realização e organização de levantamento e revisão bibliográfica, normas técnicas, escolha de palavras-chave e composição de mapas conceituais.
7. Aprimorar a versão do projeto de pesquisa entregue na seleção de mestrado, seguindo os moldes da FAPESP.
- Docente: Humberto Miguel Garay Malpartida