Sustentabilidade

No de créditos: 2

Dias do oferecimento: 07, 09, 16 e 17 de novembro de 2022

Horário: 8h30 às 12h30

Idioma: português

Sala 335 – Prédio I1 - EACH

 

A convite do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, o Professor Pedro Verga Matos da Universidade de Lisboa ministrará a disciplina Seminários de Pesquisa em Sustentabilidade III, cujo conteúdo será “Decisões de Investimento num mundo em mudança”.

 

As vagas são limitadas. Alunos da USP, de Programas não pertencentes à EACH, devem solicitar a matrícula junto à Secretaria do seu Programa de Pós-graduação. Os alunos da EACH, interessados em cursar a disciplina, deverão efetuar matrícula regular, entrando em contato com a Secretaria de Pós-Graduação da EACH USP, por email (sustentabilidade-each@usp.br). O período de matrícula é entre 20 a 31 de outubro.

 

 

Conteúdo da disciplina:

 

A disciplina é oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, mas o seu conteúdo é relevante para todas as áreas de conhecimento. Num mundo com desafios globais crescentes, como a crise ambiental ou as dificuldades no avanço dos ODS devido á crise pandêmica, a tomada de decisões de investimento deve ser feita de forma fundamentada e ponderada. Com efeito, frequentemente, pesquisadores e profissionais deparam-se com decisões em que a correta análise e planejamento podem ser determinantes para o sucesso de um projeto.

A disciplina permitirá que os participantes dominem conceitos, metodologias e técnicas necessárias para tomada de decisões em relação aos recursos disponíveis, avaliando os impactos financeiros e não financeiros relativos a um projeto. As diferentes perspectivas (econômica, financeira e social) e expectativas de diferentes partes interessadas (não apenas das partes financeiras, mas também da comunidade ou relativas ao meio ambiente) serão consideradas.

Possibilitar aos alunos o domínio do conhecimento e aquisição de habilidades para a prática do processo de gestão e tratamento de águas residuárias e de resíduos sólidos em suas diversas fontes geradoras. Coletar dados, discutir, elaborar sistemas de tratamento de águas residuárias e planos de gestão de resíduos sólidos. Permitir aos participantes uma visão ampla e inter-relacionada aos aspectos legais, sociais, econômicos, ambientais, políticos e de saúde que envolvem o saneamento ambiental nas cidades.
Discutir com os alunos as experiências que se desenvolveram ao longo do tempo em práticas sustentáveis nas áreas rurais, quanto às práticas agrícolas, ao uso de equipamentos, às fontes de energia, ao tratamento de resíduos, às alternativas de produção, à educação, entre outros aspectos, discutindo as características que levaram ao sucesso ou ao fracasso das práticas quanto às políticas e técnicas empregadas.
Proporcionar e debater conceitos e abordagens sobre tópicos relevantes e/ou emergentes relacionados à sustentabilidade.