Diagrama de temas

  • Estágio Supervisionado – 60 horas


    1- Onde estagiar

    No início do ano, são oferecidas várias possibilidades de estágio:

    • Estágios regulares nas escolas públicas municipais e estaduais;
    • Escola de Aplicação da FEUSP;
    • Estágios alternativos: Projetos de Educação Ambiental, Museus da USP, outros Museus, Arquivos e Instituições culturais.


    2- Estrutura do Estágio 

    • 30 horas – Estágio na escola/instituições outras
    • 10 horas – Elaboração de Atividades/Projeto de Estágio
    • 20 horas – Elaboração de Relatório de Estágio

    Total = 60 horas. 


    3- Projeto de Estágio

    • Tema/objeto da investigação
    • Objetivos
    • Justificativa
    • Procedimentos – ações a serem desenvolvidas com cronograma detalhado
    • Referências

    O projeto de estágio poderá ser desenvolvido em grupos (no máximo 5 componentes), preferencialmente para estudantes que realizarão estágio na mesma escola/instituição. O projeto de estágio é individual e/ou compartilhado envolvendo observação/investigação do processo de ensino e aprendizagem.


    4- Sugestões de temas/objetos da observação/ investigação

    • Volta às aulas presenciais: dificuldades, expectativas, atividades compensatórias etc.
    • Observação de aulas e entrevista com um professor da educação básica ou acompanhamento de equipes de setores educativos de instituições culturais (Ensino Fundamental Séries Iniciais, Educação Infantil, EJA Séries Iniciais, Arquivos, Museus, Espaços expositivos) sobre o ensino de História e de Geografia.
    • Tipo de atividades desenvolvidas pelo professor: utilização do livro didático e/ou paradidático e outros documentos/recursos em sala de aula.
    • Linguagem utilizada pelo professor, dinâmica da aula e participação dos alunos.
    • Conteúdos básicos desenvolvidos em História e Geografia e respectivas abordagens: como o professor ensina e como o aluno aprende.


    5- Relatório Reflexivo de Estágio 

    • Introdução: explicitando os objetivos do estágio
    • Desenvolvimento; contendo a caracterização da escola, projeto de estágio e texto reflexivo acerca das atividades e experiências desenvolvidas.
    • Considerações finais: breve avaliação e sugestões para o aperfeiçoamento do estágio.
    • Referências 
    • Anexos (se houver)

    Máximo 10 páginas - Formatação de acordo com as normas da ABNT.


    6- Avaliação do Estágio: cronograma

    19/04 → Prazo máximo para a entrega do projeto de estágio no E-disciplinas

    21/06 → Prazo máximo para a finalização da execução do projeto de estágio

    05/07 → Prazo para a entrega do Relatório Reflexivo no E-disciplinas