• ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO

    Estágio supervisionado - 1º semestre 2022 - 90h

    1- Onde estagiar

    No início do ano, são oferecidas várias possibilidades de estágio:

    • Estágios regulares nas escolas públicas municipais e estaduais;
    • Escola de Aplicação da FEUSP (Ensino Fundamental e Médio).
    • Estágios alternativos: Projetos de Educação Ambiental, Museus da USP, outros Museus e outras instituições etc.


    Sugestões/ informações sobre estágio em escolas:

    Informações gerais: http://www4.fe.usp.br/estagios/apresentacao

    Manual do estagiário: http://www4.fe.usp.br/estagios/manual-do-estagiario

    Guia de escolas: http://www4.fe.usp.br/estagios/guia-de-escolas

    Vagas de estágio curricular em escolas: http://www4.fe.usp.br/estagios/estagios-no-ensino-remoto

    Para fazer estágio em escola, é necessário entregar o termo de compromisso na unidade escolar. Deixaremos termos impressos e assinados disponíveis nas aulas e também aqui.

    Encontros online: http://www4.fe.usp.br/estagios/eventos/eventos-on-line

    Encontro de orientações gerais sobre estágio - Programa de Formação de Professores


    Encontro voltado às/aos estudantes do curso de Pedagogia e das Licenciaturas, preferencialmente aqueles/as matriculados/as nas primeiras disciplinas com estágios. O objetivo é apresentar aos/às estudantes os trâmites administrativos e encaminhamentos necessários à entrada nas escolas para a realização dos estágios. Também serão apresentadas as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Formação de Professores e as disciplinas com estágio na FEUSP.

    O encontro será realizado remotamente:

    29/03 (ter), das 18h30 às 19h30 - meet.google.com/ohe-yeou-poy

    30/03 (qua), das 13h00 às 14h00 - meet.google.com/pvd-mqxd-uez


    Mapa do Estágio Curricular FEUSP

    Mapa com informações georreferenciadas de escolas/instituições que receberam estagiários curriculares da FEUSP em 2019, de acordo com o registro on-line realizado pelos estudantes. Mais informações em: http://www4.fe.usp.br/estagios/mapa.


    Estágio Núcleo de Avaliação Institucional (NAI-FEUSP) 

    Exclusivo para quem estiver cursando a disciplina Política e Organização da Educação Básica (POEB) também.


    Mais informações em: https://sites.usp.br/naifeusp/estagios/ 

    Conheça o trabalho realizado pelo NAI no documentário “Avaliar com Todos Para Mudar a Escola”:  


    2- Estrutura do Estágio 

    • 20 horas - Investigação/caracterização da escola/instituição (Escola/instituição)
    • 20 horas - Elaboração do Projeto de Estágio
    • 25 horas - Execução do Projeto de Estágio (Escola/instituição)
    • 15 horas - Elaboração de Relatório de Estágio / Ensaio Reflexivo
    • 10 horas - Apresentação dos resultados do estágio

    Total = 90 horas (mínimo) 


    3- Projeto de Estágio

    • Tema/objeto da investigação
    • Objetivos (o que pretende fazer - analisar, identificar, compreender, relacionar, reconhecer etc.).
    • Breve justificativa 
    • Procedimentos (como vai realizar: ações a serem desenvolvidas com cronograma detalhado - entrevistas, pesquisa de materiais, textos, vídeos etc.).
    • Referências (fontes que pretende utilizar).

    No máximo 2 laudas.

    O projeto de estágio poderá ser desenvolvido em grupos (no máximo 5 componentes), preferencialmente para estudantes que realizarão estágio na mesma escola/instituição. O projeto de estágio é individual e/ou compartilhado envolvendo observação/investigação da escola/instituição e do processo de ensino e aprendizagem.


    4- Sugestões de temas/objetos da observação/investigação

    • Volta às aulas presenciais: dificuldades, expectativas, atividades compensatórias etc.
    • Localização, entorno, histórico de criação, número de professores e alunos, turnos, cursos oferecidos, recursos materiais (computadores, vídeo, retro-projetor, xérox...) etc.;
    • Condições físicas da escola e seus usos: biblioteca, anfiteatro, laboratório, outros;
    • Estrutura pedagógica: planejamento, projeto pedagógico da escola, relação escola-comunidade, avaliação e aprendizagem, atividades interdisciplinares, projetos didáticos...
    • Documentos oficiais da escola: Plano anual, PPP, outros;
    • Cotidiano da escola (fotos, desenhos, vídeo etc.): intervalo, merenda, sala de aula, corredores e outras atividades;
    • Relações e estrutura de poder na escola;
    • Entrevistas com os sujeitos sociais e sua análise: alunos, professores, cantineiro, zeladoria, direção, coordenação pedagógica..;
    • Entrevista com o/a professor/a de Geografia;
    • Tipo de atividades desenvolvidas pelo/a professor/a: utilização do livro didático e/ou paradidático e outros documentos/recursos em sala de aula;
    • Linguagem utilizada pelo professor/a, dinâmica da aula e participação dos/as estudantes;
    • Relação entre as teorias do ensino e da aprendizagem e as diferentes concepções sobre a Geografia e seu ensino;
    • Conteúdos básicos desenvolvidos e respectivas abordagens: como o/a professor/a ensina e como o/a aluno/a aprende;
    • Relação aluno/professor e aluno/aluno. Relação desses sujeitos sociais e o contexto da escola;
    • Observação das atividades/rotina do setor educativo de museus ou outras instituições culturais.


    Relatório de Estágio / Ensaio Reflexivo (15h)

    Produção de Relatório de Estágio do tipo Ensaio Reflexivo (reflexão teórico-prática) sobre as atividades/experiências de estágio.

    Estrutura:

    • Introdução: explicitando o projeto/objetivos do estágio.
    • Desenvolvimento: contendo a caracterização da escola, projeto de estágio e texto reflexivo acerca das atividades e experiências desenvolvidas.
    • Considerações finais: breve avaliação e sugestões para o aperfeiçoamento do estágio.
    • Referências;
    • Anexos (se houver).

    Máximo 10 páginas - Formatação de acordo com as normas da ABNT.


    6- Ficha de Estágio

    Daremos as instruções em relação à discriminação de horas de atividades em momento posterior. A Ficha de Estágio deverá ser postada no e-disciplinas para verificação de preenchimento e, após a consolidação das notas no Júpiter (aprovação na disciplina), deverá ser registrada em formulário disponível no site da FEUSP. Lembrando que a carga horária de estágio é de, no mínimo, 90 horas.

    Atenção: Na Ficha de Estágio deverão ser discriminadas e descritas as atividades realizadas a cada dia na escola/instituição, respeitadas as normas de estágio que limitam as atividades a 6 horas por dia e 30 horas semanais (Art. 5° da Portaria FEUSP nº 19/2019).